Loeb entra em 2012 com vitória no Rali de Monte Carlo
O francês da Citroen entrou o ano com o pé direito, somando todos os pontos possíveis, numa prova em que o português Armindo Araújo garantiu igualmente os seus objectivos ao terminar o rali nos pontos
22-Jan-2012
Quando, ao falarmos de ralis, falamos de alguém que acumulou já oito títulos de campeão no Mundial de Ralis (WRC) e 68 triunfos em provas oficiais daquela competição, facilmente se percebe que só poderemos estar a falar de um nome, Sebastien Loeb, o piloto francês da Citroen que este domingo averbou mais uma vitória, a sexta, no Rali de Monte Carlo, entrando da melhor forma na temporada de 2012. Com uma vitória tranquila, sempre mantendo os seus perseguidores à distância, principalmente depois de, no primeiro dia, Jari-Matti Latvala, da Ford, ter abandonado a prova por via de uma saída de estrada, Loeb conseguiu assim os primeiros 25 pontos no WRC, a que somou ainda mais três pontos este domingo, graças à vitória na última especial, a “power stage” realizada para transmissão televisiva.
Com efeito, na “power stage”, única especial do dia, Sebastien Loeb voltou a ser o mais rápido, batendo o finlandês Mikko Hirvonen, o seu novo companheiro de equipa na Citroen, por 1,2 segundos, e o russo Evgeny Novikov, da Ford, por 2,6 segundos, pilotos que terminaram a prova monegasca nos quarto e quinto postos à geral, respectivamente. Aliás, sobre a classificação geral, o piloto gaulês da Citroen, que corre para a conquista do seu nono título consecutivo no Mundial de Ralos, deixou atrás de si o espanhol Dani Sordo, em Mini JCW WRC, a 2m45s5, e o norueguês Peter Solberg, piloto que depois de ter rodado em 2011 ao volante de um Citroen, representa este ano as cores da Ford, tendo terminado o Rali de Monte Carlo com mais 3m14s2 do que Loeb.
Em termos de Mundial de Ralis, Sebastien Loeb avança para a segunda prova do calendário, o Rali da Suécia, a disputar entre os próximos dias 9 e 12 de Fevereiro, com 28 pontos, mais 10 do que Dani Sordo, e mais 13 do que Hirvonen. Loeb conseguiu assim a primeira vitória do ano, algo que classificou como “excelente”. “Seguramente que é excelente começar a temporada assim, especialmente perante tantos fãs. Conseguir a totalidade dos pontos na primeira corrida é fantástico e de certeza que a forma perfeita de começar. Mas Monte Carlo é o meu rali e depois veremos como será nos outros”, disse Loeb, que conquistou a 68ª vitória da carreira.
Armindo Araújo garante um ponto
na primeira prova do WRC’2012
Quem conseguiu os seus objectivos neste Rali de Monte Carlo foi o piloto português Armindo Araújo, em Mini JCW WRC. Naquela que foi a sua estreia na prova monegasca, o piloto de Santo Tirso conseguiu pontuar, averbando o primeiro ponto para o Mundial de Ralis de 2012, isto numa altura em que o próprio piloto ainda não possui todo o programa de provas para o corrente ano inteiramente definido devido à ausência de todos os apoios financeiros. Ultrapassando essas dificuldades, e deixando claro que tem potencial para merecer os melhores patrocínios, Araújo foi oitavo no troço de cinco quilómetros, a 7,4 segundos de Loeb, e terminou o rali na 10ª posição, a 16m16s6 do vencedor, somando um ponto para o Mundial.
Depois de cinco dias de competição, e percorridos mais de quatrocentos quilómetros de especiais, Armindo Araújo e Miguel Ramalho concluíram o Rali de Monte Carlo com um positivo décimo lugar da geral, evitando arriscar em demasia durante toda a “power stage” de Ste Agnés - Col de la Madone. No final, o piloto luso explicava a estratégia que havia sido adoptada: “Fizemos a ultima classificativa num bom ritmo mas não queríamos correr riscos desnecessários e comprometer o bom trabalho que realizamos até aqui”.
“Sabíamos que seria muito difícil anular a diferença para o Martin Prokop e que a nossa posição dentro do top-ten estava já assegurada. Foi muito bom ter conseguido terminar nos pontos, logo na nossa estreia no Rali de Monte Carlo. Numa prova tão difícil como esta crescemos de dia para dia e saímos daqui mais confiantes para o futuro. Estamos muito satisfeitos”, explicou o piloto do Mini JCW WRC, minutos depois de ter passado pelo pódio final instalado no Mónaco.
As inúmeras alterações das condições atmosféricas e as características únicas de uma prova como o Rali de Monte Carlo foram, para a dupla da equipa Armindo Araújo World Rally Team, um grande desafio. “Este rali é mítico pelos motivos que todos conhecem e mostrou-se este ano uma verdadeira maratona. Durante cinco dias tivemos que gerir, da melhor forma, situações que nunca tínhamos experimentado. Na maioria delas conseguimos cumprir os objectivos e o balanço final tem de ser claramente positivo. Espero regressar cá no próximo ano e voltar a sentir este ambiente fantástico de Monte Carlo”.
“As especiais são espectaculares, o calor do público faz-nos esquecer o frio e não posso deixar de agradecer também aos muitos portugueses que aqui estiveram a apoiar-nos. Obrigado a eles e aos nossos patrocinadores que continuam a acreditar em nós e a fazer parte deste projecto”, disse ainda o piloto que nesta prova transportou no seu carro as cores da Mini, mas também da Galp e da MCA. Curiosamente, alguns dos patrocinadores mais fortes de Armindo Araújo na última temporada não acompanharam o piloto nesta prova do Mundial de Ralis, mas outras definições deverão ser conhecidas nos próximos dias quando o piloto de Santo Tirso der a conhecer mais pormenores do seu programa desportivo para 2012.
Confira agora com o LusoMotores as classificações do Rali de Monte Carlo…
Piloto/Navegador
CARRO
TEMPO
1. Sébastien Loeb-Daniel Elena (FRA)
2. Dani Sordo-Carlos Del Barrio (ESP) 3. Petter Solberg-Chris Patterson (NOR) 4. Mikko Hirvonen-Jarmo Lehtinen (FIN) 5. Evgueni Novikov-Denis Giraudet (RUS) 6. François Delecour-Dominique Savignoni (FRA) 7. Pierre Campana-Sabrina de Castelli (FRA) 8. Ott Tänak-Kuldar Sikk (EST) 9. Martin Prokop-Zdenek Hruza (CZE) 10. Armindo Araujo-Miguel Ramalho (POR)
Citroën DS3
Mini JCW Ford Fiesta RS Citroën DS3 Ford Fiesta RS Ford Fiesta RS Mini JCW Ford Fiesta RS Ford Fiesta RS Mini JCW
4h32m39.9s
a 2:45.5 a 3:14.2 a 4:06.8 a 6:03.4 a 7:47.9 a 8:31.4 a 10:34.6 a16:10.7 a 16:16.6
Sebastien Loeb, Daniel Sordo e Mikko Hirvonen, respectivamente com 28, 18 e 15 pontos, surgem agora nas primeiras posições dos Pilotos no Mundial de Ralis de 2012, enquanto que Citroen, Mini e Ford, com 37, 24 e 15 pontos, ocupam as primeiras posições no mundial de Marcas.