Francisco Abreu apura-se para final do Europeu de KF2
O piloto português Francisco Abreu apurou-se para a final da categoria KF2 do Campeonato da Europa de Karting, que vai ter lugar entre 21 e 24 de Julho
02-Mai-2011
Francisco Abreu carimbou, este domingo, no circuito francês de Varennes S/Allier, o passaporte para a final da categoria KF2 do Campeonato da Europa de Karting, que se disputará entre os próximos dias 21 e 24 de Julho, na pista espanhola de Zuera, perto de Saragoça.
Perante uma lista de 68 participantes em representação de cerca de 20 países, o piloto madeirense de 16 anos, como habitualmente aos comandos de um kart equipado com motor Vortex e chassis Tonykart, apresentou-se na prova de qualificação francesa apenas com o objectivo de garantir um lugar entre os primeiros 48 classificados, número de apurados definido pela CIK-FIA, ao qual se juntarão outros 42 pilotos que também este fim-de-semana se qualificaram para a final, na prova de apuramento disputada em Inglaterra. Assim, serão 90 os pilotos que irão lutar pelo título europeu em Julho próximo, sendo que na categoria KF2 as cores nacionais serão apenas defendidas por Francisco Abreu.
Mas no que diz respeito à prova deste fim-de-semana, o piloto madeirense – motivado pela vitória de há 15 dias, no Kartódromo Internacional de Portimão, a contar para a segunda jornada da WSK Euro Series –, voltou a estar ao melhor nível começando por ser estabelecer a segunda melhor marca nos treinos cronometrados, sendo apenas superado pelo italiano Enzo Guibbert (FA Kart/Vortex).
Nas quatro mangas de qualificação, largando sempre da primeira linha da grelha, Francisco Abreu foi excluído da primeira corrida pelo Colégio de Comissários Desportivos, por alegadamente ter efectuado uma ultrapassagem em situação de bandeiras amarelas, pelo que lhe foi atribuído o 28º lugar. Contudo, nas restantes três mangas, o piloto oficial da equipa britânica Tonykart Júnior Racing Team rodou nos lugares a frente, conseguindo um segundo lugar, um quarto e um 10º posto, classificações que no seu somatório resultaram na 25ª posição, garantindo desde logo um lugar na final da prova francesa, mas também o passaporte para a final do Campeonato da Europa de Karting, que será disputado em Espanha.
Na corrida final, Francisco Abreu terminou na 17ª posição, mas o mais importante, o “passaporte” para Espanha, já tinha garantido: “O meu objectivo era qualificar-me para a final em Espanha. Mas na final desta prova de qualificação, apesar de largar do 25º posto, na terceira volta já estava no 17º lugar, mas um toque de um piloto fez com que eu saísse de pista e caí para a 30ª posição. Acabei depois por recuperar até ao 17º lugar. O mais importante foi o facto de me ter qualificado para a final em Espanha. E estou satisfeito com o meu desempenho, pois também demonstrei que estava muito rápido ao conseguir a segunda melhor marca nos treinos cronometrados e ao rodar sempre nos lugares da frente nas mangas de qualificação”.
Imagine que lhe fazem uma proposta a três tempos, em que numa primeira reacção irá ficar pouco interessado, depois irá desconfiar perante alguns factores que poderão despertar-lhe a curiosidade, e num terceiro instante será ainda mais tentado, aqui por um argumento convincente: o preço! Ficarão as suas dúvidas ultrapassadas, ou assumirá o papel de S.Tomé e quererá ver para crer? Nós optámos por esse caminho na apresentação do Ford Focus 1.0 Ecoboost Edition, equipado com aquele que os responsáveis da marca apontam como “o motor Ford a gasolina mais eficiente de sempre”...
Sébastien Buemi não ganhou para susto quando, em plena travagem no final da recta da meta no circuito de Xangai, viu as duas roda da frente do seu Toro Rosso desprederem-se em simultâneo do seu monoluar e saltarem, deixando o bólide a escorregar na pista assente com o nariz no asfalto. O acidente, que marcou o dia de sexta-feira, aconteceu durante a primeira sessão de treinos para o Grande Prémio da China de Fórmula 1, tendo ficado a dever-se, ao que tudo indica, a um defeito de fabrico no braço da suspensão frontal do monolugar.
A Mercedes-Benz
revelou o seu novo furgão compacto citadino, denominado Citan, cuja estreia vai
ter lugar em Setembro no Salão de Veículos Comerciais de Hannover, na Alemanha.
O Citan apresenta traços do Renault Kangoo, modelo em que se baseou o seu
desenvolvimento, no âmbito de uma parceira entre a marca alemã e o construtor
francês. No entanto, a Mercedes refere que se trata de um modelo praticamente
novo, devido ao elevado número de modificações e adaptações por si introduzidas.
A Honda promoveu um passatempo em vários países do continente europeu para o lançamento
da nova Integra, tendo como prémio a oferta deste novo modelo. Rui Antunes, fã
incondicional da marca nipónica, que acompanha assiduamente as novidades e a
dinâmica da Honda, participou nesta iniciativa e tornou-se o feliz contemplado
com este novo modelo.
A Galp
Energia, parceira do consórcio para a exploração da Área 4 na bacia de Rovuma,
no offshore de Moçambique, anunciou uma nova descoberta de gás natural de
grande dimensão no prospecto Coral-1.
A Vodafone lançou recentemente o Vodafone Protect, um
serviço que ajuda a encontrar e bloquear o telemóvel, assim como a limpar
remotamente o conteúdo pessoal do mesmo, a partir de um computador.
Sorcery, um dos mais esperados jogos exclusivos PlayStation Move para a
PlayStation 3, está, a partir desta quarta-feira, à venda nas lojas
portuguesas, por 39,99 euros e totalmente em português.
A cidade de Lisboa
recebeu, na passada segunda-feira, a primeira visita do MSC Divina, o 12º navio
da frota da MSC Cruzeiros, que tem capacidade para transportar 4.345
passageiros.
A primeira
edição do Cascais Music Festival foi, esta quinta-feira, apresentada, pelo
promotor Álvaro Covões, e vai ter lugar entre os dias 16 a 29 de Julho no
Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais.