Megane Sport Tourer, a Pérola no Atlântico

Megane Sport Tourer, a Pérola no Atlântico

A mais recente proposta da Renault foi apresentada aos jornalistas nacionais no fantástico cenário da ilha da Madeira

MeganeST15Tecnologia e dinamismo são os dois pilares em redor dos quais poderá ser sustentada a apresentação do novo Renault Megane Sport Tourer, carrinha que a Renault Portugal revelou na ilha da Madeira aos jornalistas portugueses ao longo de três dias em que foi possível dar conta da qualidade permitida por um automóvel elegante, capaz de cativar pelo design mas também pelo pacote tecnológico que transporta, "herdado" de modelos de segmentos superiores como o recém-chegado Talisman ou mesmo o topo de gama Renault Espace.

PUB

A primeira impressão permitida por este modelo é francamente agradável, com um design elegante e um habitáculo funcional construído com materiais de qualidade para um pleno conforto. Depois, ao avançarmos para a estrada ao volante desta carrinha, somos presenteados com uma mobilidade capaz, mesmo em traçados mais sinuosos sejam estes em subidas mais prolongadas ou descidas acentuadas por entre curvas e contra-curvas, traçados que facilmente encontramos na Ilha da Madeira, a "pérola do Atlântico" que nos primeiros dias de Setembro recebeu, afinal, a pérola mais recente da Renault.

Na estrada, ao transpor os muitos túneis presentes um pouco por toda a ilha, que vieram facilitar ligações e transformar as distâncias de outrora em rápidas deslocações nos dias de hoje, o Renault Megane Sport Tourer revela-se capaz de responder a preceito em termos dinâmicos, com espaço e conforto, propondo-se a ser um parceiro de qualquer família mas também um associado do empreendedor mais dinâmico que procure um veículo para o dia-a-dia de maiores ou menores deslocações profissionais. Ao volante, a ergonomia do habitáculo é claramente perceptível, tal é a facilidade do condutor dominar todos os comandos de forma intuitiva e sem distracções.

Com a capacidade de personalizar a condução que se pretende graças ao sistema multi-sense — o condutor pode, através de um comando posicionado na consola, aceder directamente aos cinco modos de condução indicados no ecrã do R-Link 2, nomeadamente Neutral, Sport, Confort, Personalizado e Eco — e a tecnologia 4Control de quatro rodas direcionais — presente no Mégane Sport Tourer GT —, somos levados a procurar o "nosso" próprio automóvel dentro dos ajustes à disposição do condutor, mesmo antes de avançarmos para a descoberta das reais capacidades dos motores.

MeganeST-Mad-JR01MeganeST-Mad-JR02MeganeST-Mad-JR03

O LusoMotores conduziu ao longo dos três dias na Madeira a versão GT Line equipada com o motor diesel Energy dCi 110, equipado com caixa manual de seis velocidades para uma potência máxima de 110 cv e 250 Nm de binário disponível, a partir das 1750 rpm, e dificilmente poderíamos ficar melhor impressionados.

Referência ainda para a variante Bose no que ao equipamento diz respeito, modelos equipados com sistema áudio Bose para os quais os engenheiros da Bose e da Renault trabalharam em estreita colaboração, visando obter um som por medida, graças ao posicionamento optimizado de 11 altifalantes de alto desempenho. O altifalante central à frente oferece maior precisão na restituição do som, cabendo ao subwoofer com dois altifalantes, integrado na bagageira, a missão de proporcionar um ambiente musical envolvente. Este conjunto pretende permitir um som realista, claro e equilibrado, onde cada nota e cada detalhe da música possam ser fielmente difundidos.

Uma curiosidade em redor dos motores, ainda que resulte também aqui da presença da tecnologia multi-sense, resulta da capacidade que é dada ao condutor de personalizar a sonoridade do motor com 3 modos à sua escolha: Neutral, Confort e Sport. Depois, a envolver todos os passageiros, estará o ambiente no habitáculo igualmente passível de responder à vontade de quem por lá se encontrar, isto porque conforme os modos de condução acima referidos estão disponíveis cinco ambientes luminosos: sépia, vermelho, azul, violeta e verde.

MeganeST-Mad-JR04MeganeST03MeganeST04

Modularidade intuitiva e R-Link sempre presente

Antes mesmo do teste dinâmico concretizado nas bonitas estradas da Ilha da Madeira, mais ou menos sinuosas, a permitirem paisagens deslumbrantes, as indicações técnicas permitidas numa rápida consulta à ficha deste automóvel permitiam desde logo a certeza de estarmos perante um modelo com uma modularidade intuitiva, uma bagageira fácil de configurar num modelo que se apresenta como líder em comprimento de carga, com 2,70 m, com uma habitabilidade e conforto ao melhor nível e tudo isto acompanhado por um conjunto de tecnologias únicas no segmento C. A condução conectada, graças ao tablet tátil multimédia de 8,7 polegadas R-Link 2, ainda as informações que chegam ao condutor através do Head-Up Display a cores e tudo isto apoiado por diversos sistemas de ajuda ao condutor, tornam as viagens mais fáceis pela maior comodidade cada vez mais presentes na gama de modelos da Renault líder em diversos mercados e nomeadamente em Portugal onde está na frente há vários anos.

DIMENSÕES Novo Megane
Sport Tourer
Megane 3
Sport Tourer 
Altura 1449 mm  - 58 mm
Comprimento  4626 mm  + 45 mm 
Distância entre eixos  2712 mm  + 09 mm 
Vias à frente  1591 mm  + 45 mm 
Vias atrás 1586 mm  + 39 mm 

Na categoria em que se insere, o novo Renault Megane Sport Tourer é o automóvel mais baixo, com 1449mm, baixando em 58 milímetros na comparação com a geração anterior da carrinha Mégane, sendo também a carrinha com as vias mais largas como se apresenta no quadro aqui presente no qual se apresenta a comparação com as medidas da carrinha do Megne 3, a geração anterior.

O acabamento cromado em todas as versões, que envolve a cintura da carroçaria e se prolonga à custódia traseira em preto brilhante, permite uma percepção de qualidade elevada, também pelo facto de transmitir a ideia de estarmos perante um automóvel dotado de um tejadilho leve e em suspensão. As barras de tejadilho integradas, em alumínio anodizado, são de série a partir do segundo nível de equipamento.

MeganeST05MeganeST06MeganeST07

Um detalhe final, que é afinal muito mais do que isso e que permite uma personalidade própria também por aqui ao novo Renault Megane Sport Tourer, resulta da assinatura luminosa distintiva que apresenta, nomeadamente à frente em forma de C, ou na retaguarda com uma onda que se estende por toda a porta da bagageira, beneficiando da tecnologia LED com guia de luz e efeito 3D. A propósito deste "pormaior", foi realmente impressionante o efeito produzido pela caravana de dezena e meia de unidades desta carrinha quando atravessaram os já referidos túneis rodoviários existentes em largo número na ilha da Madeira. Para nós que conduzimos uma daquelas unidades, foi sempre fácil identificar o carro da frente e manter o grupo mas, porventura mais importante para a Renault, terá sido claramente perceptível para os demais condutores e peões na estrada que por ali circulavam modelos da marca do losango, algo sem dúvida importante do ponto de vista do marketing e da imagem da marca.

Tecnologias como o regulador de velocidade adaptativo (ACC), sistema de travagem activa de emergência (AEBS), dispositivos de alerta de transposição involuntária de faixa (LDW), alerta de distância de segurança (DW), alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito (OSP com TSR) e aviso de ângulo morto (BSW), ainda a presença da cada vez mais indispensável câmara de marcha-atrás, também o sistema de comutação automática dos máximos/médios (AHL), sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro, lateral e sistema de ajuda ao estacionamento Easy Park Assist (estacionamento mãos-livres), são componentes que integram o pacote tecnológico de elevado nível permitido por esta proposta da Renault.

MeganeST11MeganeST12MeganeST19MeganeST14

Os motores e outros detalhes...

MOTORES DIESEL

MOTORES A GASOLINA

Energy dCi 90
- caixa manual de 6 velocidades
- 90 cv e 220 Nm às 1750 rpm
- 95 g de CO2/km
- 3,7 l/100 km 

Energy TCe 100
- caixa manual de 6 velocidades
- 100 cv e 175 Nm às 1500 rpm
- 120 g de CO2/km
- 5,4 l/100 km 

Energy dCi 110 ECO2
- caixa manual de 6 velocidades
- 110 cv e 260 Nm às 1750 rpm
- 90 g de CO2/km
- 3,5 l/100 km 

Energy TCe 130
- caixa manual de 6 velocidades
130 cv e 205 Nm às 2000 rpm
- 119 g de CO2/km
- 5,3 l/100 km 

dCi 110 Hybrid Assist
- caixa manual de 6 velocidades
- 110 cv
- motorização Diesel eléctrica, Hybrid Assist, permitida por um gerador eléctrico e uma bateria de 48 V.

Energy TCe 130
- caixa automática de dupla embraiagem EDC de 7 velocidades
130 cv e 205 Nm às 2000 rpm
- 122 g de CO2/km
- 5,4 l/100 km 

Energy dCi 110
- caixa automática de dupla embraiagem EDC de 6 velocidades
- 110 cv e 250 Nm às 1750 rpm
- 95 g de CO2/km
- 3,7 l/100 km 

 

Energy dCi 130
- caixa manual de 6 velocidades
- 130 cv e 320 Nm às 1750 rpm
- 103 g de CO2/km
- 4 l/100 km 

 

 Apontando alguns detalhes do novo Renault Megane Sport Tourer damos conta no exterior de...
 — Para-choques dianteiro com design mais desportivo e uma entrada de ar alargada;
 — Grelha inferior específica, em ninho de abelha, associada à grelha superior do novo Megane Sport Tourer;
 — Saída de escape elítica cromada na traseira, do lado esquerdo, e um difusor perfilado;
 — Monograma GT Line de grandes dimensões nos guarda-lamas dianteiros e uma inscrição na traseira;
 — Jantes de 17 polegadas Dark Metal de série; as jantes de 18 polegadas estão disponíveis em opção;
 — Estruturas dos retrovisores e difusor na cor Dark Metal.

 Num rápido olhar pelo interior destacamos:
 — Bancos envolventes com apoios de cabeça integrados, pesponto em azul e logótipo sport com padrão de xadrez;
 — Estão disponíveis dois tipos de estofos: tecido e couro Alcantara® (em opção);
 — Habitáculo com apontamentos em azul, nos frisos e nos pespontos, que estão em perfeita harmonia com a cor exterior exclusiva Azul Iron;
 — Volante dotado de um revestimento específico para oferecer uma melhor retenção;
 — Assinatura GT Line visível no friso do painel de bordo, a combinar com o monograma lateral exterior.
 — Uma bagageira fácil de configurar com um volume disponível de 521 dm3 VDA (580 l)

 Nota ainda para a habitabilidade e conforto permitido para condutor e passageiros no novo Renault Megane Sport Tourer tendo em conta algumas medidas:
 — Raio à altura dos joelhos de 216 mm;
 — Inclinação do banco traseiro de 27º o que significa mais dois graus de inclinação do que era possível encontrar na geração anterior, no Megane 3 Sport Tourer, para uma posição de assento mais confortável.
 — Uma largura ao nível dos ombros (1441 mm à frente, 1377 mm atrás) ao melhor nível do segmento.

MeganeST-Tec01MeganeST-Tec02MeganeST-Tec03MeganeST20

Megane Sport Tourer GT... a Excelência

MOTOR DIESEL MOTOR A GASOLINA
Energy dCi 165 (*)
- caixa automática EDC de 7 velocidades
- 165 cv e 380 Nm às 1750 rpm
*disponível até ao final do ano
Energy TCe 205 EDC
- caixa automática EDC de 7 velocidades
- 205 cv e 280 Nm às 2400 rpm
- 134 g de CO2/km
- 6 l/100 km

Durante a presença na sempre bonita ilha da Madeira pudemos experimentar a excelência da gastronomia, traduzida nas lapas, no peixe espada preto, nas espetadas de carne à madeirense ou no delicioso gelado de mango, entre tantas outras iguarias. Tomámos contacto ainda com outra excelência, a das paisagens, ainda que por vezes dizimadas pela irracionalidade daqueles que sazonalmente provocam os incêndios, um flagelo que há poucas semanas afectou de forma brutal e em particular o anfiteatro natural da baía do Funchal, poupando ainda assim outros locais como o Caniçal, Porto Moniz, Santa Cruz ou recantos como a fantástica Fajã dos Padres, onde chegámos de barco sendo possível também o acesso por teleférico. Mas porque o propósito da viagem foi o novo Renault Megane Sport Tourer, também aqui há que dar conta da excelência, permitida pela versão GT, naquela que surge como a primeira carrinha do segmento C a beneficiar da tecnologia 4Control.

Em situações de emergência, tal como já antes pudemos verificar no Renault Espace ou no Talisman, as quatro rodas direcionais do Megane Sport Tourer GT garantem um comportamento eficaz graças a uma reatividade imediata. Este sistema oferece estabilidade a alta velocidade e manobrabilidade a baixa velocidade (em manobras), conferindo ao automóvel uma agilidade impressionante.

As ligações ao solo do novo Megane Sport Tourer GT receberam afinações específicas, mas também peças novas específicas como molas, amortecedores, barras estabilizadoras e direcção. O diâmetro dos discos de travões foi aumentado em 30 mm relativamente às demais versões deste novo Megane Sport Tourer, apresentando como medidas 320 mm à frente e 290 mm atrás.

MeganeST21MeganeST22MeganeST23MeganeST25

Depois, "last but not the least", referência para os dois motores parametrizados pela Renault Sport: Energy TCe 205 EDC e Energy dCi 165 EDC com as características de que lhe damos conta no quadro ao lado.

A confirmar a excelência de que falamos para a versão GT do novo Renault Megane Sport Tourer está o sistema "Launch Control" que visa permitir a máxima eficácia no arranque. Esta tecnologia resulta dos sistemas de arranque automático utilizados pela Renault na competição e permite ao novo Megane Sport Tourer GT gerir totalmente os arranques do tipo "arranque parado" com toda a segurança, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7"4.

O modo de actuação é simples: com o pé esquerdo no travão, uma pressão longa e simultânea nas duas patilhas situadas por trás do volante fará activar o Launch Control, o que é confirmado pela mensagem "Launch Control On" apresentada no quadro de instrumentos. Com o pé direito a carregar a fundo no pedal de acelerador, o automóvel arrancará assim que o pedal de travão for libertado. Para proteger a mecânica, o Launch Control está sempre sob vigilância eletrónica o que pode impedir temporariamente a sua ativação.

Por fim, com o modo manual da caixa EDC selecionado, o Multichange Down permite reduzir várias velocidades de uma só vez através de uma simples acção longa na patilha esquerda do volante.

Conclusões e preços

Com tudo isto, e em jeito de conclusão, com este novo Renault Megane Sport Tourer, que vem para competir directamente com modelos como o Opel Astra Sports Tourer, o Ford Focus SW, o Seat Leon ST ou o Peugeot 308 SW, mas também o Volkswagen Golf SW ou até mesmo o Mercedes-Benz CLA Shooting Break, a Renault apresenta uma carrinha que tem tudo para cativar o mercado, podendo mesmo concorrer até com o modelo do segmento imediatamente acima dentro da marca, a carrinha Talisman. Afinal, possuindo este novo Renault Megane Sport Tourer toda a tecnologia do segmento superior incluída na oferta permitida, avançar para a compra mais dispendiosa do Talisman poderá ser pouco racional ainda que os responsáveis da Renault entendam que o potencial cliente para cada modelo é diferente. Apesar disso, acreditamos nós, a dúvida no momento da compra estará presente e também por aí esta nova carrinha Megane apontada ao segmento C poderá ser um caso sério de vendas.

Restará referir o derradeiro factor que poderá ajudar às decisões de compra: o preço. Assim, com preços a partir dos 22.350 euros na versão de entrada mais "despida" de equipamento equipada com um motor a gasolina TCe de 100 cv de potência, o modelo topo de gama, equipado com o modelo Energy dCi de 165 cv de potência é proposto por 36.100 euros um valor que surge justificado por toda a tecnologia e o dinamismo que esta variante do Mégane Sport Tourer permite. Afinal, não é à toa que estes mesmos dois factores, a tecnologia e o dinamismo, tal como referimos na entrada, são os pilares em redor dos quais assenta a comunicação da realidade deste modelo, desde já disponível na rede de concessionários da marca do losango que chega com um objectivo assumido ao mercado: ser líder no segmento em 2017. Possível dizem eles. Muito provável... dizemos nós!

  Novo Mégane Sport Tourer (cm3) CO2 (g/Km)  P.V.P. (euros)
Energy TCe 100 Zen 1197 120 22 350,00
Energy TCe 130 Intens 1197 119 24 900,00
GT Line 1197 119 26 400,00
GT Line com ISV Jantes 18" 1197 123 26 623,81
Energy TCe 130 EDC GT Line 1197 122 27 900,00
GT Line com ISV Jantes 18" 1197 124 28 011,90
Bose Editon 1197 122 28 450,00
Bose Editon com ISV Jantes 18" 1197 124 28 561,90
Energy dCi 90 Zen 1461 95 24 700,00
Energy dCi 110 Zen 1461 95 26 000,00
Intens 1461 95 27 950,00
GT Line 1461 95 29 450,00
GT Line com ISV Jantes 18" 1461 100 29 820,85
Bose Editon 1461 95 30 000,00
Bose Editon com ISV Jantes 18" 1461 100 30 370,85
Energy dCi 110 Eco Zen 1461 90 26 400,00
Energy dCi 110 EDC GT Line 1461 95 30 950,00
GT Line com ISV Jantes 18" 1461 98 31 152,14
Bose Editon 1461 95 31 500,00
Bose Editon com ISV Jantes 18" 1461 98 31 702,14
Energy dCi 130 Intens 1598 103 30 000,00
GT Line 1598 103 31 500,00
GT Line com ISV Jantes 18" 1598 105 31 668,71
Bose Editon 1598 103 32 050,00
Bose Editon com ISV Jantes 18" 1598 105 32 218,71
Energy TCe 205 EDC GT 1618 134 33 100,00
Energy dCi 165 EDC GT 1598 124 36 100,00

reportagem: Jorge Reis
na Madeira, com a Renault Portugal

MeganeST24MeganeST26MeganeST29MeganeST30

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.