Audi Q2... muito mais do que um SUV urbano

Audi Q2... muito mais do que um SUV urbano

A marca de Ingolstadt aposta em juventude e design no segmento dos SUV compactos de utilização maioritariamente citadina

Audi-Q2 01A SIVA, importador para Portugal da marca dos quatro anéis, acaba de apresentar o novo Audi Q2, um modelo vocacionado para o ambiente urbano ainda que se apresente como um SUV ágil e ousado no qual é evidente uma nova linguagem de design. Estamos assim perante um modelo perfeitamente capaz de se atirar para uma aventura fora de estrada com o mesmo à vontade com a qual se passeia em uma utilização diária efectuada em zonas urbanas. Disponível com quatro opções de motorização — um bloco TFSI e três TDI com potências compreendidas entre 116 Cv (85 kW) e 190 Cv (140 kW) —, a fase de lançamento irá privilegiar a utilização de um motor 1.6 TDI de 116 Cv.

PUB

O LusoMotores foi conhecer este modelo na Pousada da Cidadela de Cascais, um cenário de uma beleza dura mas plena de requinte, no qual esta marca premium se enquadra a preceito, tendo o Q2 sido apresentado lado a lado com outra proposta da marca, o também SUV Audi Q7 e-tron de que damos conta em outro artigo dedicado a um modelo sem dúvida de outro nível. Quanto ao Q2, porque é dele que agora falamos, estamos perante um modelo que pode ser utilizado para uma aventura fora de estrada ou para uma utilização diária em zonas urbanas, um veículo definido pela própria Audi como all-round, jovem e provocante no estilo e com todos os tipos de equipamentos de alta tecnologia a bordo.

SUV compacto do tipo urbano para uma condução diária e para os tempos de lazer, o Audi Q2 propõe-se aliar um design progressivo a um elevado nível de funcionalidade, tirando partido de um pacote de equipamento no qual se destacam sistemas de conectividade, infotainment e assistência à condução normalmente disponíveis apenas em veículos de segmentos superiores. A aparência exterior é robusta, ideia que fica do design marcado por numerosos vértices e linhas bem vincadas, largos contornos e um estilo angular, num conjunto capaz de transmitir uma sensação de robustez.

O tejadilho descendente que se une com os pilares C em cor de contraste é neste modelo um elemento determinante para permitir um carácter desportivo ao Audi Q2, modelo que surge com um aspecto coupé a dar ainda mais força ao conjunto. Na frente, os faróis em forma de cunha, a elevada posição da grelha Singleframe de desenho octogonal e as generosas entradas de ar completam os apontamentos que resultam numa imagem global desportiva e arrojada para um SUV urbano que consegue ser muito mais do que apenas isso mesmo.

IMG 4208IMG 4209IMG 4196Audi-Q2 28

Com um comprimento de 4,19 metros, a largura de 1,79 metros, e altura de 1,51 metros, Audi Q2 apresenta ainda uma distância entre eixos de 2,60 metros, sendo construído com base na plataforma MQB, com um peso total particularmente reduzido, de apenas 1.205 kg. Não se pense, contudo, que estamos perante algo frágil e pouco seguro pois, pelo contrário, o construtor conseguiu para o Audi Q2 uma célula de segurança com elevada rigidez torsional, factor determinante para uma qualidade elevada do produto final. Sentado ao volante, e do que nós próprios pudemos verificar, fica a sensação para o condutor de uma posição desportiva e baixa, sem comprometer no entanto a visibilidade que se apresenta muito boa, ao jeito do que se espera de um SUV.

O sistema de infotainment pode ser operado por controlo rotativo com um botão de pressão e dois botões no túnel central. Quando estiver equipado com o sistema MMI de navegação com MMI touch, o condutor pode utilizar o touchpad para percorrer o menu, enquanto os passageiros podem navegar e transmitir informação com os seus smartphones, tablets e outros dispositivos móveis, através de um hotspot Wi-Fi. O opcional Audi virtual cockpit, totalmente digital com um ecrã de 12,3 polegadas, apresenta gráficos detalhados e de alta definição.

Os dados essenciais do veículo podem ser projectados no head-up display, incluindo instruções de navegação e a velocidade instantânea, no campo visual directo do condutor. Além disso, a bordo é possível usar o MMI touch para consulta dos serviços on-line do Audi connect. Assim, informações de lugares de estacionamento, preços dos combustíveis ou as últimas notícias podem ser exibidos no ecrã do sistema de infotainment, sendo ainda possível integrar o conteúdo do smartphone no veículo através do Audi smartphone interface. Torna-se asim possível integrar os interfaces Apple CarPlay ou Google Android Auto através da conecção do telemóvel ao veículo através de um cabo USB, levando a que o conteúdo deste equipamento possa ser apresentado no ecrã do MMI. As operações podem assim ser efectuadas pelo controlo rotativo da viatura. Tudo isto é possível de acordo com os níveis de equipamento que, para o Audi Q2, surge em três níveis distintos: Base, Sport e Design.

Audi-Q2 03Audi-Q2 04Audi-Q2 05Audi-Q2 06

Aliás, a propósito dos níveis de equipamentos, o Audi Q2 é proposto com um bom nível de equipamento mesmo no Base, com ar condicionado manual, Audi pre sense à frente, apoio de braço central dianteiro, retrovisores exteriores elétricos com indicação de mudança de direção em LED, jantes de liga leve 6,5Jx16 com cinco raios e pneus 215/60 R16, volante desportivo de três raios em pele, Audi radio com ecrã de 5,8'' com leitor de CD, leitor de SD card e saída aux-in e lâminas laterais traseiras à cor da carroçaria.

Subindo para o nível Sport do Q2, encontramos agora o ar condicionado automátivo com regulação independente condutor/passageiro e, para além de tudo o mais que surge no nível Base, também frisos nas soleiras das portas em alumínio, jantes de liga leve 7Jx17 com cinco raios em estrela e pneus 215/55 R17, bancos dianteiros desportivos, inserções decorativas com acabamento em vermelho, lâminas laterais traseiras em prata gelo metalizado e pintura integral.

Já no Audi Q2 Design, para além do equipamento disponível no nível Sport, acrescenta inserções decorativas com acabamento em branco, lâminas laterais traseiras em cinzento Manhattan metalizado e pintura de contraste.

Audi-Q2 07Audi-Q2 08Audi-Q2 09Audi-Q2 21

Outros detalhes que registámos neste primeiro contacto com o Audi Q2, os faróis em LED opcionais incluindo farolins em LED com intermitentes traseiros dinâmicos, a capacidade da bagageira de 405 litros, para um máximo de 1.050 litros, duas linhas de acabamentos com cores vibrantes para os revestimentos e inserções, o já referido monitor MMI de série num modelo que permite ainda o Audi virtual cockpit e head-up display como opções, sistema de navegação MMI plus opcional com ecrã de 8,3 polegadas e módulo LTE para uma maior rapidez na ligação, plataforma modular de infotainment de segunda geração, Audi connect e app Audi MMI connect (opcional), hotspot Wi-Fi para ligação a dispositivos móveis e um sistema de som Bang & Olufsen (opcional).

Quanto a motores e transmissões, estamos assim perante um motor TFSI e três blocos TDI, com potências compreendidas entre 116 Cv (85 kW) e 190 Cv (140 kW).

- 1.0 TFSI: 116 Cv (85 kW), 200 Nm entre 2.000 e 3.500 rpm
- 1.6 TDI: 116 Cv (85 kW), 250 Nm entre 1.500 e 3.200 rpm
- 2.0 TDI: 150 Cv (110 kW), 340 Nm entre 1.750 e 3.000 rpm
- 2.0 TDI: 190 Cv (140 kW), 400 Nm entre 1.900 e 3.300 rpm

A transmissão é permitida por uma caixa manual de 6 velocidades, de série, podendo no entanto ser possível a utilização de um sistema S tronic de 7 velocidades.

Audi-Q2 29Audi-Q2 30Audi-Q2 31Audi-Q2 32

Resta referir os preços que serão praticados para este modelo que, na fase de lançamento em Portugal será apresentado ao mercado equipado com o motor 1.6 TDI de 116 Cv (85 kW) com três valores distintos de acordo com os três níveis de equipamento:

- Audi Q2 Base (29.990 euros)
- Audi Q2 Sport (32.090 euros)
- Audi Q2 Design (32.090 euros)

Para um modelo que os responsáveis da marca dizem ser avesso a rótulos, ou, usando o termo imediato transposto da própria campanha publicitária, #untaggable, a verdade é que acreditamos que este novo Audi Q2 irá rapidamente ganhar o seu espaço também nos novos canais de comunicação, ficando a curiosidade para se saber que rótulo é que o mercado dará a este modelo. SUV compacto, modelo urbano mas selvagem, proposta aguerrida e ousada, serão certamente as ideias a transmitir nos "hashtags" que estarão associados a este modelo. Querem sugerir-nos algum?

texto: Jorge Reis

Audi-Q2 33Audi-Q2 36

Audi-Q2 16 Audi-Q2 17
Audi-Q2 18 Audi-Q2 19

Audi-Q2 22Audi-Q2 37

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.