Tesla quer automóveis "actualizáveis"

Tesla quer automóveis "actualizáveis"

Imagine um futuro em que o seu automóvel pode receber actualizações como já hoje acontece com o seu smartphone

Tesla-ModelS-01A necessidade de submeter os telemóveis inteligentes, ou smartphones, a actualizações mais ou menos regulares é algo "normal" nos nossos dias mas daí a fazê-lo com os automóveis é algo que ainda não faz parte do nosso dia-a-dia. Pois bem, a Tesla, construtor norte-americano de veículos puramenteo eléctricos, pretende que essa realidade possa vir a ser possível, permitindo que os automóveis sigam o mesmo princípio na correcção de falhas operacionais ou na introdução de novas funcionalidades.

PUB

Elon Musk, o responsável máximo pela Tesla, colocou no Twitter uma indicação segundo a qual o construtor prepara já um novo software para os modelos Model S, 3 e X capaz de receber esse sistema — "Os carros já estão a sair da fábrica com uma central eletrónica pronta para receber o sistema, denominado 8.1.” —, um tweet que motivou uma pergunta de um seguidor interessado em saber quando o referido software será lançado. Musk não recuou e respondeu: "Daqui a cerca de três semanas. E será actualizado em períodos mensais."

O software que Tesla se propõe a utilizar deverá permitir que o veículo, segundo a marca, "adapte instantaneamente a velocidade às condições de tráfego, mude automaticamente de faixa sem requerer acção do condutor, mude de um auto-estrada para outro, saia do auto-estrada quando o destino estiver próximo e estacione sozinho num lugar próximo do destino, podendo mesmo optar por seguir para a garagem do condutor mas de forma autónoma".

Para que tudo isto seja possível, a Tesla pretende encontrar as melhores soluções para a eficiência do serviço e condições de segurança, as quais serão actualizadas e melhoradas sempre que possível, o que poderá justificar as actualizações mensais. Resta saber se as actualizações dos sistemas nos automóveis serão também vulneráveis às "velocidades da rede", isto partindo do princípio que o modo de funcionamento possa ser em tudo idêntido ao que se passa actualmente com os nossos smartphones.

Tesla-ModelS-02Tesla-ModelS-03

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.