Novo Seat Ibiza chega para ser o melhor de sempre
Hoje é Terça-Feira, 21 de Fevereiro de 2017

Novo Seat Ibiza chega para ser o melhor de sempre

Está a chegar o novo Seat Ibiza com uma enorme ambição falando o construtor num enorme passo na renovação do seu portfólio

NewSeatIbiza01Já foi apresentado o novo Seat Ibiza, um modelo que vem recheado com a mais recente tecnologia, dinâmica referencial e uma evolução impressionante no espaço e no conforto a bordo . O construtor garante tratar-se este modelo de um enorme passo na renovação do seu portfolio, um modelo mais compacto por fora mas muito mais espaçoso por dentro que recorre à mais recente tecnologia de conetividade, conforto e segurança. Estamos assim perante aquela que é a quinta geração do Ibiza ao jeito de um "mini Leon", mas muito mais do que apenas isso, transportando em estreia a mais recente e inovadora plataforma MQB A0.

PUB

Em termos práticos, estamos perante o modelo mais importante do construtor espanhol, agora com um estilo integralmente novo mas procurando manter o mesmo espírito jovem, funcional, desportivo e confortável de sempre. E fá-lo com um design renovado que reflete os mais recentes e distintos traços de caráter da Seat, mantendo o DNA da marca embora evoluído com um design marcante, mais desportivo e estampado em superfícies mais esculturais, excitantes e delineadas. A quinta geração do Seat Ibiza fará a sua estreia pública no próximo Salão Automóvel de Genebra e ficará à venda em Junho de 2017.

Estamos assim perante um modelo completamente novo, desenvolvido com objetivos muito ambiciosos em mente: representar um passo significativo na segurança, no design, na performance e no conforto. Este caminho, que o construtor garante ser um “enorme avanço na qualidade”, foi conseguido graças à nova plataforma modular MQB A0, sendo este novo Seat Ibiza o primeiro automóvel do Grupo Volkswagen a usar esta plataforma, o que evidencia a importância da Seat no seio do Grupo.

Lançado pela primeira vez em 1984, o Ibiza tornou-se um ícone da Seat, tendo desde então acompanhado o percurso da história da própria marca, sendo um “best-seller” com mais de 5.4 milhões de unidades vendidas. Actualmente, o Ibiza é um dos pilares da companhia, juntamente com o Leon e o Ateca, e no qual a Seat confia para continuar a construir o futuro de sucesso da empresa.

NewSeatIbiza02NewSeatIbiza05

Modelo mais compacto,
espaçoso e eficiente

O novo Seat Ibiza aumentou o espaço interior, apresentando-se também mais robusto e com a garantia do construtor de ser claramente mais seguro. Mais largo, com 87 mm adicionais, é dois milímetros mais curto e um milímetro mais baixo face ao modelo da quarta geração. Mas, mais marcante do que tudo o resto, a mudança nas dimensões confere-lhe a imagem de um automóvel que abraça o asfalto.

A via dianteira é 60 mm mais larga e a via traseira ganhou 48 mm, enquanto a distância entre eixos chega aos 2,564 milímetros, um aumento de 95 mm. Como resultado, um automóvel que promete ser mais confortável, fruto até do maior espaço interior deste novo Ibiza. O espaço para as pernas atrás, por exemplo, cresceu 35 mm, enquanto o espaço para a cabeça aumentou em 24 mm acima dos bancos dianteiros e 17 mm no banco de trás. Por falar em bancos, estes são 42 mm mais largos, fazendo do Ibiza um dos melhores da classe neste aspeto. A bagageira também cresceu 63 litros, elevando o total da capacidade para os 355 litros, o melhor valor da classe, tendo sido o patamar de carga rebaixado, em resposta à pretensão da Seat de conseguir combinar design com funcionalidade.

NewSeatIbiza03NewSeatIbiza06

Todos os motores disponíveis no novo SEAT Ibiza cumprem com a norma de emissões Euro 6, garantindo o construtor a sua presença na linha da frente na performance, com baixos consumos e emissões reduzidas. Há três blocos em alumínio, de três e quatro cilindros, disponíveis. A primeira opção recai no 3 cilindros 1.0 TSI com 95 ou 115 CV, assegurados por turbocompressor, intercooler e injeção direta. Um novo 1.5 TSI de quatro cilindros com 150 CV ficará disponível mais à frente ainda em 2017.

O bloco Diesel 1.6 TDI chegará nas variantes de 80, 95 e 115 CV, permitindo a nova plataforma MQB A0 a oferta para este novo Seat Ibiza de um 1.0 TSI de 90 CV alimentado por gás natural comprimido (GNC). Convém referir, aliás, que a Seat é o primeiro construtor a oferecer um motor deste tipo no segmento do Ibiza.

As caixas de velocidades disponíveis são a de 5 velocidades para os motores com 95 cavalos ou menos e a de seis velocidades para os motores mais potentes. A caixa de 7 velocidades DSG é outra das opções disponível para o novo Seat Ibiza.

O comportamento dinâmico, a qualidade de rolamento e o conforto de condução prometem ser de referência graças à plataforma MQB A0 e ao aumento de 30% na rigidez torsional, para um Seat Ibiza que nesta quinta geração ficará disponível apenas na variante de 5 portas, agora mais funcional, para um automóvel em que o novo design garante a imagem desportiva de um modelo de três portas. Houve também passos significativos no controlo do ruído, das vibrações e da firmeza de rolamento.

Quatro níveis de equipamento
e tecnologia avançada

O Novo SEAT Ibiza terá quatro definições de equipamento, começando com o Reference, seguido do nível Style. No topo da gama estarão os níveis FR e XCellence. O FR engloba um equipamento mais dinâmico e tecnológico que visa permitir o desfrute da melhor performance. Foram criados elementos de design dinâmicos e exclusivos para este nível, como o difusor traseiro, o para-choques dianteiro específico, a suspensão desportiva e o pack exclusivo exterior preto.

O nível de acabamentos XCellence aponta a novos clientes que procurem um design mais sofisticado e distinto, combinado com um tipo de equipamento mais conveniente, inteligente e funcional. Os preços são semelhantes para os dois níveis, de forma a permitir a melhor opção para cada tipo de condutor: o FR para os que procuram um automóvel mais desportivo, enquanto o XCellence se foca no conforto, na elegância e na tecnologia.

NewSeatIbiza04NewSeatIbiza08

A iluminação ambiente com LED para as versões FR e XCellence pode assumir duas cores, vermelho e branco, sendo que a opção pela tecnologia LED, para além de garantir uma luz de melhor qualidade, consome menos energia ajudando também na redução de consumos.

O nível FR recebe uma suspensão mais firme e oferece dois modos, Normal e Sport, para melhor se adaptar às preferências do condutor ou às condições da estrada. O nível XCellence também receberá esta possibilidade mais tarde, com acertos mais suaves.

Os sistemas de ajuda à condução previstos para o novo Ibiza incluem soluções que, embora já presentes no Leon e no Ateca, são muito pouco comuns neste segmento. O novo Seat Ibiza inclui sistema anti colisão Front Assist, de Assistência em Trânsito, Cruise Control Adaptativo, modo de acesso Keyless com botão de arranque do motor de iluminação pulsante, uma nova geração de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmara de visão traseira com maior definição e precisão projetada num ecrã tátil premium de oito polegadas com painel em vidro.

No interior, um dos mais surpreendentes elementos do novo modelo é o carregador sem fios com amplificador de sinal GSM. Em termos de conetividade, o novo Seat Ibiza reclama para si a condição de ser o único carro 100% ligado, graças a três opções: Apple Car Play, Android Auto e Mirror Link, num percurso que a Seat pretende seguir como uma referência em automóveis conectados.

Novo Ibiza marca aposta
na plataforma MQB AO

Novidade neste Seat Ibiza é a presença de uma nova plataforma MQB - Modular Quer Baukasten -, a mais recente tecnologia do Grupo Volkswagen que pretende permitir uma maior flexibilidade de fabrico e uma implementação robusta, isto porque suporta diferentes modelos com tipos distintos de carroçaria dentro do mesmo segmento e com diversas distâncias entre eixos sobre a mesma plataforma. Para a utilização desta nova tecnologia em primeiro lugar pela Seat foram feitos avultados investimentos na adaptação da Linha 1 da fábrica de Martorell à nova plataforma MBQ A0.

Há mais componentes a utilizar a tecnologia de estampagem a quente, o que contribui para a redução de peso e aumento da rigidez, e, portanto, melhorando a performance e contribuindo para a descida dos consumos. No caso específico deste novo Seat Ibiza, 900 robots e mais de 4000 pontos de soldadura asseguram a robustez do automóvel.

Com mais de três décadas de relevante história e como pilar principal da marca Seat, a 5ª geração do Ibiza representa para o construtor um imenso desafio em termos de design. Teria que ser renovador e jovem, mas também adulto e equilibrado. E é assim que o novo Seat se destaca facilmente, reclamando a marca neste modelo proporções perfeitas, força, carácter e aspecto ágil.

Na frente, os faróis Full LED triangulares com a já icónica assinatura das luzes de dia fazem do novo Seat um modelo imediatamente reconhecível. O símbolo não está apenas orgulhosamente centrado na grelha, como é, também, destacado pelas duas características linhas do capot com um fino sulco na grelha cromada. O design em formato de “X” garante elevado dinamismo e uma incrível estabilidade visual. As novas jantes, de medida até 18 polegadas e com dois tons à escolha, acrescentam um toque de elegância.

NewSeatIbiza10NewSeatIbiza07

Design marcante destaca
sensação de espaço e conforto

Atrás, a imagem da secção traseira é também muito típica do Ibiza. Os conjunto ópticos envolvem o carro, ligando os alargamentos laterais com proporções milimétricas e um design único que tem uma fantástica performance aerodinâmica. As linhas muito marcantes da bagageira e do para-choques criam uma aparência larga e uma imagem quase monolítica, enquanto a posição e o design dos refletores puxam o carro para o chão.

No que diz respeito ao interior, foram seguidos pelo construtor os mesmos passos aplicados no Seat Leon e no Ateca, mas desta vez com uma nova visão que tem a sua própria linguagem de design. Foi acrescentada mais tensão, mais tecnologia e linhas mais precisas que formam proporções mais leves e que contribuem para um aspeto mais elegante e para uma superior qualidade apercebida, enquanto os novos materiais tratam de garantir o lado jovem e o caráter dinâmico.

Estruturalmente, foi colocada especial atenção nas proporções horizontais para distribuição das diferentes áreas funcionais, incluindo a consola central sobrelevada para melhorar a ergonomia e a segurança. O objetivo foi o de alcançar proporções perfeitas, aumentando a sensação de espaço e de conforto.

Todos os comandos e instrumentos estão situados à volta do posto de condução em posição tão elevada quanto possível para que o condutor não precise de desviar o olhar da estrada. Tal como no novo Leon e Ateca, o botão “start” está no mesmo lugar, à esquerda do comando da caixa de velocidades. Também ele está na posição mais elevada possível para facilitar o seu uso.

Depois de analisada ao detalhe a qualidade de topo os materiais, facilmente qualquer um julga estar na presença de um automóvel da categoria acima, mais ainda com as inúmeras possibilidades de personalização, leque de escolha na tonalidade da iluminação interior por LED, ou ainda a tecnologia a presente a bordo, como o ecrã tátil de oito polegadas e o sistema de conetividade Full Link. O habitáculo é protegido por um filtro Air Care que isola os ocupantes de qualquer tipo de alergénico, assegurando um habitáculo livre de contaminantes.

NewSeatIbiza09

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.