Mercedes-Benz brilha com qualidade HD

Mercedes-Benz brilha com qualidade HD

O construtor alemão desenvolveu a tecnologia “Digital Light” para o que classifica de "uma revolução na tecnologia dos faróis”

DigitalLight01Já está disponível nos modelos Mercedes-Benz, em termos de iluminação, a tecnologia "Digital Light", capaz de criar uma segurança significativamente superior durante a condução nocturna . A luz dos automóveis Mercedes dotados desta tecnologia, controlada por software, vem proporcionar uma assistência pioneira ao condutor e um desempenho e comunicação claramente de nível superior.

PUB

Para os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz, o futuro da luz dos faróis dos veículos está na projeção de luz sem efeito de encandeamento e com qualidade HD. A revolucionária tecnologia dos faróis brilha com o máximo desempenho e proporciona uma comunicação e assistência pioneira ao condutor. A nova geração de faróis HD da Mercedes-Benz é constituída por circuitos integrados semicondutores que funcionam com mais de um milhão de micro espelhos, ou seja, com um total superior a dois milhões por veículo. A lógica de controlo inteligente necessária para as funções de iluminação dinâmica foi desenvolvida pela Mercedes-Benz.

Os algoritmos recebem informação detalhada sobre a zona circundante a partir dos sensores do veículo e calculam em tempo real a intensidade de iluminação para cada um dos mais de dois milhões de pixels. Este dinamismo e rigor de cálculo permitem ao sistema inteligente possibilidades praticamente infinitas de fornecimento da distribuição de luz ideal e de alta resolução, que se adapta perfeitamente às condições circundantes ao veículo.

"O fator decisivo não é a tecnologia utilizada nos faróis, mas antes a inteligência digital que está por detrás dos mesmos", afirma Gunter Fischer, Diretor de Desenvolvimento de Carroçarias e de Sistemas Operacionais de Veículos da Daimler AG. A inovação foi desenvolvida pela Mercedes-Benz em colaboração com duas empresas parceiras e é um bom exemplo da cooperação interna entre o departamento de pesquisa da Daimler e o desenvolvimento dos veículos de passageiros em estrada para iniciar a produção.

Os vários sensores como as câmaras ou o radar detetam outros utentes da via, enquanto os computadores de elevada capacidade avaliam os dados e os cartões digitais em milissegundos e fornecem sinais de comando aos faróis para adaptar a distribuição de luz em todas as situações. Estes esforços resultam numa visibilidade ideal para o condutor sem encandear os restantes utentes da via e ainda em funções inovadoras com segurança adicional.

"Com a nossa estratégia "Digital Light", além de pretendermos atingir o máximo alcance possível dos faróis, também queremos alcançar uma visibilidade ideal e a máxima intensidade de iluminação sem encandear os restantes condutores ou pedestres. As funções inovadoras para assistir o condutor e encenar uma comunicação com outros utentes da via, permite aumentar significativamente a segurança durante a condução noturna", salienta Gunter Fischer.

DigitalLight02

Com a aplicação desta tecnologia "Digital Light", a Mercedes-Benz não só pretende criar a distribuição ideal de luz para todas as situações, como também orientar e assistir o condutor de forma objetiva em situações críticas como, por exemplo, durante a passagem do veículo por troços de estrada em obras. Além disso, será possível projetar traços de luz na estrada na eventualidade de ausência das marcas rodoviárias.

Os sistemas digitais de iluminação também poderão projetar mensagens de luz na estrada como setas de direção ou avisos. No futuro, através da estratégia "Digital Light", o veículo também poderá comunicar com outros utentes da via: por exemplo, poderão ser projetados símbolos ou passadeiras para os pedestres. Desta forma, a "Digital Light" contribui significativamente para uma maior segurança dos utentes da via, para uma condução sem acidentes e para a condução autónoma – como uma componente integral da estratégia geral Intelligent Drive. O que foi revelado como uma visão em 2015 no veículo de pesquisa F015 foi agora implementado em veículos de demonstração, garantindo os responsáveis da Daimler AG que será implementado nos veículos de produção no futuro próximo.

Quando o farol é transformado num projector

O novo farol em qualidade HD é constituído por um circuito integrado semicondutor com mais de um milhão de micro espelhos. A luz é repartida em pequenos pixels. Quanto menor a dimensão destes pixels de luz, melhor será a reação do sistema a diferentes situações, maior será a precisão de iluminação de obstáculos e passageiros e, ao mesmo tempo, a iluminação das zonas individuais poderá ser eliminada ou reduzida de forma objetiva. A lógica de atuação inteligente foi desenvolvida pela Mercedes-Benz. A lógica de atuação cria uma visibilidade ideal para o condutor sem encandear outros utentes da via.

No futuro, a Mercedes-Benz irá utilizar o seu recém-desenvolvido software de distribuição de luz HD como sistema integrante da "Digital Light", com dois sistemas de hardware de faróis:

- Para uma máxima resolução e desempenho, a Mercedes-Benz utiliza mais de um milhão de pontos de luz por farol HD com um novo tipo de tecnologia de projeção. Animada pelos díodos emissores de luz de elevada intensidade, mais de dois milhões de micro espelhos no total projetam luz na superfície da estrada – cada espelho pode ser movido individualmente. Os protótipos iniciais já foram instalados em veículos de demonstração e apresentados ao público em geral, em Novembro de 2016, como parte das viagens noturnas.

- Apresentado em Outubro de 2016, o novo circuito integrado de LED de elevada eficiência e extremamente compacto do projeto de pesquisa conjunto µAFS será encontrado nos veículos Mercedes-Benz no futuro próximo. Cada farol contém quatro pontos de luz, cada um com 1024 circuitos integrados de LED individualmente atuados. Isto resulta num total de 8192 pixels de luz individualmente atuados por veículo.

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.