Audi Q2... “#untaggable” mas nem tanto

Audi Q2... “#untaggable” mas nem tanto

Testámos o mais pequeno SUV da Audi, o Q2, modelo que a marca diz não poder ser rotulado embora o apontemos como ágil, urbano e provocante

AudiQ2-170228-01Jovem e provocador, apto a uma aventura fora de estrada ou para uma utilização diária em zonas urbanas, já aí está o novo Audi Q2, SUV compacto testado pelo LusoMotores num ensaio em que procurámos conhecer o resultado da aposta da marca doa Quatro Anéis numa nova linguagem de design.

PUB

Apresentando-se ágil, urbano e provocante, este modelo, que numa linguagem própria das actualmente omnipresentes redes sociais é apontado como “#untaggable”, que numa linguagem mais “normal” se poderá traduzir em "aquele que não é possível rotular”, permitiu ainda assum um ensaio particularmente agradável, deixando-nos capazes de o rotular sim e com adjectivos positivos.

Disponível com quatro motores possíveis, nomeadamente um TFSI a gasolina e três TDI, com potências compreendidas entre 116 Cv (85 kW) e 190 Cv (140 kW), a unidade cedida pelo importador nacional da marca surgiu-nos equipada com o bloco 1.6 TDI de 116 Cv, o motor disponível na fase de lançamento. O construtor aponta o novo Audi Q2 como um veículo all-round, jovem e provocante no estilo, apresentando-se com todos os tipos de equipamentos de alta tecnologia a bordo. Estamos assim perante um SUV compacto do tipo urbano, vocacionado para uma condução diária e para os tempos de lazer. Além disso, e porque surge naturalmente integrado na mais recente gama de produtos da marca dos quatro anéis, transporta os mais recentes sistemas de conectividade, infotainment e assistência à condução, muitos dos quais encontramos normalmente nos segmentos superiores.

No primeiro contacto com a unidade testada, confirmámos a boa impressão com que tínhamos ficado na apresentação estática deste modelo que acompanhámos. Mais urbano e menos SUV, até pela dimensões mais contactas, este Audi Q2 consegue ainda assim apresentar uma imagem de robustez e disponibilidade de entrega. O pilar C num tom quase branco, distinguindo-se da cor global da unidade, reforça neste caso a imagem desportiva já permitida pelo tejadilho descendente. Depois, a baixa zona vidrada transmite ao veículo o olhar desportivo de um coupé e uma postura mais baixa na estrada. Na frente, o destaque vai para os faróis em forma de cunha, para a elevada posição da grelha Singleframe de desenho octogonal e para as generosas entradas de ar.

AudiQ2-170228-02AudiQ2-170228-03AudiQ2-170228-05

Com um comprimento de 4,19 metros, largura de 1,79 metros e uma altura de 1,51 metros, sem esquecer a distância entre eixos de 2,60 metros, não estamos perante um aventureiro puro, mas ainda assim este Audi Q2, construído sob a plataforma MQB para um peso do conjunto de apenas 1.205 kg, consegue ainda assim surpreender pela sua capacidade de resposta em terrenos mais irregulares ou estradões de piso mais traiçoeiro. Aqui, o Audi Q2 responde a preceito, explicando o construtor esta capacidade de resposta pela aposta feita neste modelo em uma célula de segurança com elevada rigidez torsional, factor determinante na construção que a Audi quis garantir que fosse com a qualidade que lhe é reconhecida.

Uma nota que ficou desde logo evidente, e que viria a ser confirmada mais tarde quando houve necessidade de franquear o acesso do Audi Q2 a crianças, diz respeito ao acesso ao habitáculo, facilitado pelo ângulo de abertura das portas e a altura ao solo, própria dos modelos SUV.

Num interior capaz de transportar cinco adultos, fizemos o teste com na maior parte dos casos com dois adultos e três crianças, num espaço que foi, afinal, generoso e pleno de conforto. A partir do banco do condutor, a posição permitida é desportiva com uma visibilidade muito boa, como aliás é exigido para um modelo SUV mesmo sendo um modelo urbano e compacto.

AudiQ2-170228-06AudiQ2-170228-07AudiQ2-170228-11

Habitáculo altamente conectado

Ao volante não deixámos de tirar o melhor partido da conectividade, informação e entretenimento que o novo Audi Q2 oferece. O sistema de infotainment pode ser operado por controlo rotativo com um botão de pressão e dois botões no túnel central. Quando estiver equipado com o sistema MMI de navegação com MMI touch, o condutor pode utilizar o touchpad para percorrer um menu que a marca apresenta como bem estruturado, enquanto os passageiros podem navegar e transmitir informação com os seus smartphones, tablets e outros dispositivos móveis, através de um hotspot Wi-Fi.

O conteúdo do smartphone também pode ser integrado no veículo através do Audi smartphone interface que integra os interfaces Apple CarPlay e Google Android Auto, tendo como requesito único a conecção ao veículo através de um cabo USB, podendo o conteúdo do smartphone apresentado no ecrã do MMI ser acedido a partir do controlo rotativo da viatura.

Depois, e de novo no exterior, atentamos no formato do portão e a altura do pisom "detalhes" que facilitam o acesso à bagageira, com abundância de espaço para o transporte de quaisquer objetos, com uma capacidade de 405 litros que pode chegar aos 1.050 litros com os bancos rebatidos (60:40 de série e 40:20:40 em opção).

AudiQ2-170228-10AudiQ2-170228-12AudiQ2-170228-14

Há que acrescentar que a Audi permite neste modelo uma transmissão manual de seis velocidades e a transmissão S tronic de dupla embraiagem com sete velocidades em combinação com todos os motores, excepção feita ao bloco 2.0 TDI, em que a transmissão de dupla embraiagem recém-desenvolvida é de série, destacando-se esta caixa pelo alto nível de eficiência através de um novo tipo de alimentação de óleo e fricção reduzida.

Agradados com o ensaio, fomos no final saber quanto teríamos que dispender para a sua aquisição, ficando a saber que o Audi Q2 está disponível no mercado nacional com preços a partir dos 27.440 euros permitindo a Audi em Portugal quatro anos de garantia ou 80 mil quilómetros percorridos. Além disso, está disponível uma campanha proposta pelo importador para Portugal que permite o acesso ao Audi Q2 por 250 euros por mês com oferta da manutenção. Este valor é válido para o Audi Q2 1.0 TFSI Design 116cv com pacote Advance, modelo que é proposta com um PVP de 30.150€ a 60 meses e 75.000Kms, uma proposta válida até 31-03-2017 sobre a qual será possível saber mais detalhes aqui.

ensaio: Jorge Reis

AudiQ2-170228-08AudiQ2-170228-13AudiQ2-170228-04AudiQ2-170228-15

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.