Produção automóvel voltou a abrandar em Fevereiro

Produção automóvel voltou a abrandar em Fevereiro

Após ligeira subida em Janeiro, a produção automóvel volta a recuar num sector em que 97 por cento das unidades produzidas são exportadas

PSA-MangualdeOs números da produção de automóveis do mês de Fevereiro, de acordo com os valores revelados esta segunda-feira pela ACAP, revelam um ligeiro recuo verificado no sector no mês passado, período em que os construtores de automóveis em Portugal produziram 11.401 novas viaturas.

PUB

Estes números agora conhecidos apontam para um recuo na ordem dos 21,7 por cento na produção em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram produzidas 14.569 novas viaturas contra as 11.401 referidas atrás para o mês de Fevereiro de 2017.

Ainda a propósito do mês de Fevereiro, e numa análise por tipos de veículos automóveis, só o fabrico de veículos pesados regista valores positivos (59,9 por cento), sendo que a produção de ligeiros de passageiros e de veículos pesados registaram uma descida de 27,4 por cento e 12,7 por cento, respectivamente.

Relativamente aos valores acumulados, nos dois primeiros meses de 2017 os números são menos negativos já que foram produzidos em Portugal 24.008 veículos automóveis, ou seja, mais 4,9 por cento do que no período homólogo do ano anterior, com a seguinte distribuição por categorias e tipos: 15.826 automóveis ligeiros de passageiros (mais 10,3 por cento do que em igual período do ano anterior), 7.097 veículos comerciais ligeiros (-10,3%) e 1.085 veículos pesados (+72,8%).

Quadro-ProducaoAuto-Fev17

Os números apurados em Fevereiro confirmam o peso que as exportações representam para o sector automóvel já que 96,9 por cento dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, sublinhe-se, contribui de forma significativa para a economia nacional.

Já a Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 78 por cento – com a Alemanha, Espanha, França e Reino Unido no topo do ranking.

Em termos geográficos o mercado asiático, encabeçado pela China (12,4 por cento), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis “made in Portugal”.

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.