Peugeot 5008 renovado com tripla ambição

Peugeot 5008 renovado com tripla ambição

Prosseguir a subida em gama da marca, ser um modelo à escala mundial e líder do seu segmento são os desejos deste SUV Peugeot

Peugeot5008-001Portugal recebeu recentemente a apresentação internacional do seu novo SUV, o 5008, um automóvel que mantém o nome da geração anterior mas com um conceito inovador , pretendendo ascender a um novo território, reservado aos grandes SUV de 7 lugares do segmento C. Deste modo, integrado num mercado promissor, o novo Peugeot 5008 assume uma tripla ambição que passa por prosseguir e concretizar a subida em gama da marca, ser um modelo à escala mundial e um sucesso a nível internacional e, “last but not the least”, tornar-se líder do seu segmento, dos grandes SUV de sete lugares do segmento C.

PUB

Em Portugal, durante três semanas, com o “quartel-general” da operação no Parque das Nações, em Lisboa, e propondo-se a dar a conhecer a região da Grande Lisboa mas também a península de Setúbal e a sempre magnífica paisagem da Serra da Arrábida, a Peugeot montou a apresentação desta nova nova proposta à comunicação social nacional e internacional, num evento que envolveu mais de 600 jornalistas de 30 países.

Será importante referir que, num passado recente, esta foi a quinta vez que a Peugeot elegeu Portugal como palco de uma apresentação mundial, investindo no nosso país para proporcionar a centenas de jornalistas aquela que é a primeira experiência de condução de um novo modelo, no caso presente, o novo SUV Peugeot 5008.

Olhando então para o novo modelo agora apresentado, vai ao encontro da estratégia da Peugeot em apostar forte no segmento dos SUV, e na subida em gama que a marca está a protagonizar à escala mundial, algo identificável não só em termos de conceito como nos vastos conteúdos e tecnologias.

Disponíveis de série ou em opção, dependendo do nível de equipamento escolhido (Active, Allure, GT Line e GT), surgem no novo Peugeot 5008 a mais recente evolução do Peugeot i-Cockpit, conceito tecnológico e inovador já alvo de múltiplos prémios e distinções, também um amplo espaço interior modulável e com várias particularidades, uma clara evolução ao nível do design, através da adopção de todos os códigos do segmento, bem como os das restantes propostas da marca, nomeadamente os SUV 2008 e 3008, este último vencedor de troféus nacionais e internacionais — o Peugeot 3008, depois de ter merecido a nomeação de Carro do Ano em Portugal, foi igualmente eleito como o Carro Internacional do Ano para o mercado europeu.

Peugeot5008-002Peugeot5008-026

Peugeot5008-027 Peugeot5008-028
Peugeot5008-006 Peugeot5008-005

Peugeot5008-003Peugeot5008-007

Outras características deste modelo são apontadas pelo construtor como de particular importância para a qualidade global do mesmo, nomeadamente os motores que equipam as diversas versões. Estamos neste caso perante blocos a gasolina PureTech e diesel BlueHDi, acoplados a caixas de seis velocidades manuais (CMV6) e automáticas (EAT6) que prometem diminuir significativamente os consumos e os níveis de emissões.

O sistema Hi-Fi Premium Focal, o tecto de abrir panorâmico, a permanente conectividade permitida pelo sistema Mirror Screen e a navegação 3D conectada, de série ou em opção, bem assim como o arsenal de sistemas avançados de assistência ao condutor, equipamentos de segurança propostos ao longo da gama, e ainda as soluções complementares de mobilidade e-Kick e e-Bike, que reforçam a aposta da Peugeot e do Grupo PSA neste domínio, completam o lote de ofertas em redor de um produto que tem tudo para vencer no mercado global a exemplo dos demais produtos da marca em franca (r)evolução positiva.

No habitáculo, o i-Cockpit adopta um volante compacto e um grande touchscreen de 8 polegadas, para além de um painel de instrumentos digital igualmente de série, de alta resolução, de 12,3 polegadas com níveis de animação e estética notáveis. A juntar a tudo isto, um amplo espaço interior permitido por um modelo que apresenta um distância entre eixos de 2,84 metros e que, também por via disso, é apresentado pelo construtor este modelo como o mais espaçoso de todos os SUV do segmento C.

Ainda a propósito de medidas, estamos perante um automóvel com o comprimento exterior de 4,64 metros, mais 11 centímetros do que o anterior 5008, garantindo ainda assim o construtor que este modelo surge entre as propostas mais contidas dos modelos de maior volume do segmento C.  Estamos assim perante medidas ao serviço da habitabilidade interior para um aproveitamento otimizado da arquitetura do modelo.

Peugeot5008-008Peugeot5008-009Peugeot5008-010Peugeot5008-011

Todo-o-terreno de fato e gravata

Muitos dos que se cruzarem com este modelo Peugeot, porventura menos familiarizados com a evolução das propostas do sector automóvel, poderão recusar-se a classificar este modelo como um verdadeiro SUV, preferindo apontá-lo como um monovolume com maiores valências. Ao longo do ensaio que o LusoMotores pôde realizar ao volante deste 5008, foi-nos proposto percorrer um estradão algo deteriorado para percorer, e a verdade é que os ruídos no habitáculo surgiram de imediato, dando conta de alguma inadaptação ao tipo de piso mais aventureiro para um automóvel que é apresentado como tal. Todavia, como não acreditamos que ninguém pretenda adquirir um Peugeot 5008 para andar a percorrer qualquer quinta no Douro ou algum monte alentejano, não será por aí que este modelo deixará de ter potencialidades para vencer.

Aliás, percorrer determinados estradões ao volante como passageiro do novo Peugeot 5008, é quase como fazer um qualquer desporto de aventura de fato e gravata, com um conforto que vai muito para além do que é normal do dia-a-dia dos mais aventureiros. Só a título de exemplo no que diz respeito à oferta de conforto bastará referir que a segunda fila de bancos oferece três lugares independentes, idênticos, reguláveis tanto em comprimento como em inclinação e escamoteáveis. Depois, na terceira fila de bancos é possível encontrar com dois lugares independentes, escamoteáveis e extraíveis.

Por força desta modularidade, estamos perante uma bagageira com um volume de 780 dm3 (1060 litros), havendo ainda a possibilidade de configurar o banco do passageiro dianteiro em formato de mesa (para transporte de objetos longos, até 3,20 m de comprimento) sendo possível contar a facilidade permitida por um portão traseiro ”Easy Open”.

Peugeot5008-012Peugeot5008-013Peugeot5008-014Peugeot5008-015

Após uma análise cuidada e que deixa a melhor boa impressão perante o interior do novo Peugeot 5008, é tempo de olhar para fora, num modelo que também se destaca pelo design exterior, que confere a esta proposta do construtor francês a possibilidade de se apresentar como verdadeiro SUV,  adoptando todos os códigos do segmento. Com um capot longo e horizontal, uma frente vertical e uma cintura elevada, a Peugeot garantiu uma silhueta dinâmica e elegante. Depois, a grelha exclusiva com asas cromadas à frente e uma faixa preta brilhante e faróis de LED opalescentes em formato de garras, permitem o reconhecimento imediato da identidade da mais recente geração do SUV da Peugeot.

Com tudo isto, estamos perante um modelo que permite um agradável prazer de condução e de viajar digno de um grande estradista, algo que pudemos verificar quando cumprimos a distância entre Lisboa e o sempre maravilhoso cenário da Serra da Arrábida. Partilhando a plataforma EMP2 com outros modelos da gama (308 e 3008) e todos os mais recentes motores Euro 6.1, estamos perante uma proposta que, tanto a gasolina como na vertente diesel, são apontadas pelo construtor como “Best in Class” neste mercado em termos de potência.

As emissões de CO2 iniciam-se, para os blocos a gasolina ou diesel, respetivamente, nos 117 g/km e nos 108 g/km. E com isto, facilmente surgem os convites às viagens, para um modelo que é servido por um agradável isolamento acústico e muitas comodidades de conforto: sistema de massagem pneumática com oito bolsas de ar nos bancos da frente, o tecnológico sistema Hi-Fi Premium Focal já referido atrás, tecto de abrir panorâmico, conectividade permanente através da função Mirror Screen ou mesmo da navegação 3D conectada (com o TomTom Traffic).

Referência para a capacidade de encontrar a bordo deste modelo de diversos sistemas de segurança como o Advanced Grip Control (controlo avançado de aderência, com 5 modos), que incorpora o novo Hill Assist Descent Control (HADC controle auxiliar de descida), ambos como reforço de motricidade, ainda o Active Safety Brake (travagem automática de emergência), Distance Alert (alerta de risco de colisão), para potenciar um maior controlo de travagem, alerta ativo de transposição involuntária da faixa de rodagem, sistema de detecção de fadiga, assistente automático de máximos, reconhecimento de sinais de velocidade, “cruise control” adaptativo com função stop (BVA) e ainda sistema activo de vigilância do ângulo morto. Em todos estes equipamentos está subjacente a capacidade de permitir o alerta e o complemento às acções do condutor.

Peugeot5008-016Peugeot5008-017Peugeot5008-018Peugeot5008-019

Ao volante é ainda possível tirar o melhor partido de outras funções disponíveis como a Park Assist e o Visio Park (visão 360°), para as operações de estacionamento ou movimentação em redor do veículo. Também o Peugeot Connect SOS & Assistance, de chamadas de emergência e assistência rodoviária geolocalizada, bem como a aplicação MyPeugeot, através da qual se pode acompanhar, em tempo real todo o processo de manutenção do SUV Peugeot 5008, colocam este modelo num patamar superior de oferta.

A terminar a análise da mobilidade permitida por este Peugeot 5008 será necessário referir que o mesmo permite soluções para chegar onde ele não chega de facto. Assim, o construtor francês junta a este modelo no seu catálogo de acessórios com duas soluções distintas, ambas para uma utilização simultaneamente activa, fluída e fácil, nomeadamente a “e-Kick”, uma trotineta de assistência elétrica, de baixo peso e dobrável, desenvolvida em parceria com a conceituada marca Micro, e a “e-Bike”, uma bicicleta dobrável de assistência elétrica, concebida em conjunto com a Cycleurope e com quadro do Peugeot Design Lab, cuja disponibilidade está prometida para o próximo mês de Junho. Em qualquer dos casos, as respectivas estações de carregamento (dockstations) surge integradas na bagageira.

Uma gama conquistadora

Produzido em Rennes (França), o novo SUV Peugeot 5008 apresentar-se-á em Portugal com quatro níveis de equipamento, nomeadamente dois “mainstream” (Active e Allure), complementados pelo nível GT Line e o topo de gama GT, numa gama perfeitamente coerente com a estratégia que tem sido desenvolvida e implementada pela Peugeot.

Peugeot5008-020Peugeot5008-021Peugeot5008-022Peugeot5008-024

Em jeito de conclusão, mesmo sabendo nós que estamos a falar de um modelo cujo lançamento em Portugal só deverá acontecer em Junho, será importante avançar com os preços que o construtor tem definidos para o mesmo, a partir dos 32.380 euros até aos 46.220 euros, de acordo com as opções de que damos conta no quadro com que completamos este trabalho em redor da mais recente proposta da Marca do Leão.

Naturalmente que não estaremos perante um modelo que a todos interesse, mas será certamente um veículos capaz de a todos servir deixando uma boa impressão a quem do mesmo possa desfrutar. O LusoMotores testou este novo SUV da Peugeot e ficámos mesmo com essa boa impressão... sem dúvída!

Peugeot 5008

ACTIVE

ALLURE

GT LINE

GT

1.2 PureTech 130 cv S&S CVM6 

32.380 €

34.380 €

36.680 €

-

1.2 PureTech 130 cv S&S EAT6 

-

35.780 €

38.080 €

-

1.6 BlueHDi 120 cv CVM6

34.580 €

36.580 €

38.880 €

-

1.6 BlueHDi 120 cv EAT6

-

38.390 €

40.690 €

-

2.0 BlueHDi 150 cv CVM6

-

-

42.480 €

-

2.0 BlueHDi 180 cv EAT6

-

-

-

46.220 €

reportagem: Jorge Reis
fotos: LusoSaber e Peugeot

Peugeot5008-023Peugeot5008-025Peugeot5008-030Peugeot5008-029

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.