Volkswagen Golf 2017 com design mais dinâmico

Volkswagen Golf 2017 com design mais dinâmico

Há mais de quatro décadas que o VW Golf está entre os modelos preferidos do público no seu segmento e quer continuar a sê-lo

2017-vwgolf-00Está a chegar o renovado Volkswagem Golf, modelo cuja comercialização começa desde já também entre nós nas versões de três e cinco portas e ainda enquanto Golf Variant . Ano após ano, cerca de um milhão de pessoas decidem comprar este modelo do construtor alemão, sendo que há mais de quatro décadas que, aproximadamente, em cada 40 segundos sai um novo Golf da linha de montagem.

PUB

Procurando ainda assim renovar este seu best-seller, a Volkswagen apostou em dotar o Golf de um design mais moderno e dinâmico, equipamento optimizado, inteligentes sistemas de condução, e tudo isto para um modelo automóvel que se apresenta como o primeiro compacto com sistema de controlo por gestos. Estamos assim perante um modelo automóvel dotado de infotainment de última geração e funções de condução autónoma, um novo motor 1.5 TSI com uma potência até 150 Cv e nova transmissão DSG de 7 velocidades.

Como pontos chave do novo Volkswagen Golf, o construtor aponta o facto de ser “mais intuitivo” — o sistema de infotainment “Discover Pro” passa a contar com o controlo por gestos sendo necessário ter em conta ecrãs tacteis de maiores dimensões —, ser ainda “mais amplo e elegante”, permitir um estado de “always on” através do serviço em rede “Guide & Inform” e o novo serviço Car-Net “Security & Service”.

Em cima de tudo isto é anunciado um modelo automóvel “semiautónomo” — graças ao novo sistema de assistência em zonas de grande tráfego, o Golf é conduzido de forma autónoma no tráfego urbano a uma velocidade até 60 km/h —, sendo ainda mais eficiente, graças ao novo motor a gasolina 1.5 TSI (130 e 150 Cv) para as versões Golf e Golf Variant, mas também mais potente por força da presença no leque de ofertas do novo Golf GTI Performance com 245 Cv.

Há ainda assim mais novidades no novo Volkswagen Golf, apresentado como capaz de uma maior economia de combustível — a nova transmissão DSG de dupla embraiagem com sete velocidades reduz o consumo em 0,3 l/100 km —, num modelo apontado como “mais atraente”, graças aos novos para-choques, nova grelha do radiador e novos faróis traseiros “Full” LED de série, “mais resplandecente”, com os novos faróis em LED a substituírem a totalidade dos faróis em xénon dos modelos Golf e Golf Variant da geração anterior, e “mais amplo”, com o equipamento de série da versão base a incluir o novo sistema de infotainment “Composition Colour”.

2017-vwgolf-022017-vwgolf-032017-vwgolf-04

Democratização da elevada tecnologia

O novo Golf oferece inúmeras inovações técnicas, destacando-se entre estas, e só a título de exemplo, o facto de, pela primera vez na gama dos compactos, existir a possibilidade de executar online o novo sistema de rádio e navegação “Discover Pro” através do controlo por gestos. O ecrã de 9,2 polegadas do “Discover Pro” forma uma unidade conceptual e visual com o ecrã “Active Info Display”, também novo no Golf. Ao mesmo tempo, foi aumentada a oferta de serviços online e as App.

O conceito chave é “Smart-Home” – a partir de agora será possível abrir online a porta de casa a um familiar, a um operador ou ao carteiro desde o veículo, através do “MirrorLink” e da nova aplicação “DoorBird”. O condutor pode visualizar em tempo real quem está a tocar à campainha da sua casa. A atualização do Golf, do qual já foram vendidas 33 milhões de unidades, oferece também um novo “status quo” de assistentes de condução na gama dos compactos: tecnologias como o assistente de travagem de emergência em cidade com novo sistema de deteção de peões (Front Assist), o novo sistema de assistência em zonas de grande tráfego (condução semi-automática até 60 km/h) e o assistente de emergência, também novo neste segmento, melhoram de forma notável a segurança.

Novos motores TSI e nova transmissão DSG

A digitalização progressiva chega acompanhada pela estreia de motores mais eficientes, nomeadamente o novo motor turbo a gasolina “1.5 TSI Evo”, um potente motor turbo de quatro cilindros com sistema de gestão de cilindros activa (ACT) e 150 Cv de potência. Além disso, será lançada brevemente uma variante BlueMotion de 130 Cv.

A Volkswagen aumentou ainda a potência na versão do Golf GTI para 245 Cv. A nova transmissão automática de dupla embraiagem DSG de 7 velocidades permite uma redução do consumo até 0,3 l/100 km. Todos os modelos Golf estão disponíveis com tecnologia BlueMotion - sistema “Start/Stop” e modo de recuperação da energia de travagem.

Ainda a propósito do novo motor TSI, a principal inovação que transporta, na configuração Bluemotion, de 130 cv, resulta do facto de disponibilizar o novo sistema Start-Stop que será capaz de desligar o motor mesmo com o carro em movimento,em qualquer velocidade.  Assim, logo que o condutor levante o pé do acelerador, o motor é imediatamente desligado, o que, segundo o construtor germânico, deverá permitir uma economia em média de um litro de gasolina a cada 100 quilómetros percorridos.

Este novo funcionamento do sistema Start-Stop é possível graças à alimentação elétrica de sistemas de assistência à direcção, travões e equipamentos de bordo, os quais deixam de estar na dependência directa do motor. Assim, no novo Golf, quando se tira o pé do acelerador, a caixa DSG comuta a transmissão para o "N", e o carro continua a rodar em modo "coasting". Entretanto, este Golf 2017 desliga também o motor, uma capacidade apenas disponível no modelo equipado com caixa automática. O motor voltará a trabalhar logo que o condutor volte a pisar no acelerador.

2017-vwgolf-122017-vwgolf-112017-vwgolf-29

O construtor germânico passa ainda a oferecer a versão de equipamento optimizada “Highline” nos modelos Golf e Golf Variant, a que haverá a acrescentar as variantes Golf GTD, Golf GTD Variant, Golf GTI e a versão com tração total Golf Alltrack.

O desenho revisto de todas as novas versões do Golf é agora mais impressionante, permitindo alterações de desenho nos novos para-choques dianteiro e traseiro, novos faróis de halógeneo com luz de condução diurna em LED, novos faróis Full LED (opcionais e de série nas versões mais equipadas) que sustituem os faróis de xénon, novos guarda-lamas e novos faróis traseiros em Full LED de série para todas as versões do Golf.

Faróis e grelha do radiador definem design

As novas jantes e as cores completam a actualização do desenho exterior, havendo ainda que ter em atenção as novas inserções decorativas e os novos revestimentos que enriquecem o interior deste renovado Volkswagen Golf. A gama de níveis de equipamentos permanece inalterável.

Ainda a propósito do design, a aliança formada entre a grelha do radiador e os faróis é um dos elementos chave melhorado em relação ao estilo do original. O perfil cromado inferior da grelha prolonga-se da esquerda para a direita como um elemento cromado (de cor vermelha/cromada no GTI) e estende-se pela luz de condução diurna em LED até aos novos faróis Full LED, de série ou opcionais em função da versão de equipamento, que substituem os faróis de xénon no novo Golf.

As novas entradas de ar, situadas na zona inferior do para-choques, acentuam mais que nunca a largura do Volkswagen. O desenho da grelha do radiador dos níveis de equipamento “Trendline”, “Confortline” e “Highline” é laminado, enquanto que o dos modelos GTI, GTD e Alltrack é em formato de favo de mel. Já na secção traseira, encontramos neste Volkswagen Golf faróis traseiros Full LED de série. No caso específico do Golf Variant destaca-se ainda a presença de um novo para-choques traseiro, capaz de conferir ao Golf Variant uma aparência mais alongada e elegante.

2017-vwgolf-282017-vwgolf-012017-vwgolf-10

Por fim, e em relação ao Golf GTI, este é imediatamente reconhecido pela sua já lendária faixa vermelha na grelha do radiador, tendo agora uma identificação ainda mais atraente. As barras transversais da grelha são vermelhas/cromadas e os duplos grupos óticos em LED, de série para os modelos GT, possuem pequenas “winglets” laterais. Os modelos Golf GTD e GTD Variant possuem bandas transversais e “winglets” completamente cromadas.

A secção traseira de todas as versões GTI e GTD do modelo 2017 caracterizam-se por novos para-choques e os faróis traseiros Full LED de série. Além disso, o Golf GTI exibe secções transversais maiores das guarnições dos tubos de escape cromados.

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.