F3 de Schumacher será a estrela no Motorclássico

F3 de Schumacher será a estrela no Motorclássico

O Reynard 903 com que o piloto alemão venceu o GP de Macau de Fórmula 3, em 1990, estará em destaque na FIL a partir de sexta-feira

reynard1Está confirmada a presença de um clássico com garra na 13a edição do Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos, o Reynard 903 de Michael Schumacher , máquina que esteve em exposição no Museu do Caramulo e que estará em destaque no certame que arranca esta sexta-feira na FIL. O mítico automóvel, ao volante do qual um jovem Michael Schumacher venceu o Grande Prémio de Macau de Fórmula 3, será uma das grandes atracções desta edição do Motorclássico e promete fazer as delícias dos aficionados do desporto automóvel e do público em geral.

PUB

Em 1990, após uma renhida competição com Mika Häkkinen, Michael Schumacher sagrou-se vencedor do Grande Prémio de Macau de Fórmula 3. Na trigésima e última volta da competição, Schumacher acabava por vencer depois de Häkkinen ter tentado ultrapassar e embatido na traseira do Reynard de Schumacher, que terminou a corrida e se sagrou campeão de um dos mais míticos percursos do grande prémio. Agora, a recordação dessa corrida será permitida de forma mais viva com a presença deste monolugar entre os adeptos do automobilismo.

O programa da 13a edição do Motorclássico inclui ainda duas exposições temáticas “Ferrari- 70 anos” e “A Guarda Montada - Motos da Guarda Nacional Republicana”, também a apresentação do novo “Messi”, o Messerschmitt KR200 de 1958 restaurado pelo Museu do Caramulo, e tudo isto num evento que será marcado também pelos habituais passeios de clássicos, um emocionante leilão de automobilia, e a secção Art Village, que reúne obras de arte à volta do mundo dos clássicos.

O Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com a AIP – Feiras Congressos e Eventos, podendo ser obtidas mais informações sobre o Salão Motorclássico no sítio oficial do evento em www.motorclassico.com.

reynard2

Relativamente a este Reynard 903, foi produzido pela Reynard Motorsport, construtora automóvel fundada em 1973 por Adrian Reynard que chegou a ser um dos maiores construtores de automóveis de corrida, tendo alcançado grandes sucessos na Fórmula Ford 1600, Fórmula Ford 2000, Fórmula 3, Fórmula Atlantic, Fórmula 3000 e Fórmula Ford Indy.

Após vencer a Fórmula 3000 em 1989, com o modelo 893, Reynard decidiu criar o modelo 903, que mantinha as especificações do modelo anterior, com melhorias ao nível da aerodinâmica. Não era, no entanto, fácil de conduzir nem muitas vezes rápido, o que levou a que, passado pouco tempo, os pilotos optassem pelo rival Ralt RT34.

Com a vitória no Grande Prémio de Macau da Fórmula 3, em 1990, pelas mãos de Michael Schumacher, o Reynard 903 fica na história como protagonista de um dos momentos mais marcantes da história do automobilismo, ao disputar com Mika Häkkinen a liderança da prova na última volta.

Estamos assim perante um modelo de 1990, com 200cv de potência permitida por um motor de quatro cilindros com 2000cc acoplado a uma caixa de seis velocidades. Com um peso de 550 quilos, este monolugar conseguia uma velocidade máxima de 275 km/h.

reynard3

Ainda a propósito deste 13º Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos, estamos perante mais um evento organizado pelo Museu do Caramulo, entidade que tem já mais de 60 anos de existência, tendo o seu espólio sido visitado por mais de um milhão e meio de pessoas. Este Museu alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos.

O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Espírito do Caramulo, a Noite dos Museus ou o Rider.

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.