Portugal recupera na produção automóvel

Portugal recupera na produção automóvel

Após queda em Fevereiro, a produção automóvel no mês de Março voltou a recuperar comparativamente com os valores homólogos de 2016

PSA-fabricaChina02A produção automóvel registou no mês de Março um comportamento positivo em todos os tipos de veículos, mês em que foram produzidas 14.293 novas viaturas para um crescimento de 10,7 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Este crescimento acaba mesmo por suplantar o crescimento acumulado no trimestre o qual se situou em 7,0 por cento.

PUB

De acordo com os valores agora revelados pela ACAP, e no que diz respeito aos valores acumulados, no primeiro trimestre de 2017 verificaram-se acréscimos nos ligeiros de passageiros (9%) e nos veículos pesados (69,7%), enquanto que a produção de veículos comerciais ligeiros apresentou uma queda de 2,6 por cento.

O comunicado da Associação Automóvel de Portugal destaca ainda que os números apurados em Março confirmam o peso que as exportações representam para o sector automóvel, isto porque 96,6 por cento dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo. Torna-se ainda importante sublinhar que a produção para os mercados internacionais acaba por contribuir de forma significativa para a economia nacional.

A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 78,8 por cento – com a Alemanha (19,2%), Espanha (15,4%), França (10,4%) e Reino Unido (8,7%) no topo do ranking.

Em termos geográficos o mercado asiático, encabeçado pela China (11,3%), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal.

ACAP-Producao-Marco17

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.