Novo Seat Ibiza apresentado em Barcelona

Novo Seat Ibiza apresentado em Barcelona

Mais compacto por fora mas com um habitáculo maior, equipado com uma forte componente tecnológica, aí está a quinta geração do Seat Ibiza

SEAT-IBIZA-004HFoi apresentado esta segunda-feira em Barcelona, Espanha, o novo Seat Ibiza, modelo agora em quinta geração com apostas renovadas no design, qualidade e equipamento , mas também na conetividade, segurança e nos atributos dinâmicos. A estreia da plataforma MQB A0 permitiu criar uma carroçaria mais compacta por fora, mas com um habitáculo maior, capaz de incluir sistemas tecnológicos nunca vistos neste segmento, sendo este Ibiza, depois do Ateca e do Leon, o terceiro lançamento na maior ofensiva de produto na história do construtor espanhol. Mas há mais novos modelos a caminho, como o crossover compacto Arona ou o novo SUV com 5 e 7 lugares.

PUB

Depois da apresentação internacional no Salão Automóvel de Genebra, as primeiras encomendas da quinta geração do Ibiza arrancaram no início de Abril e as entregas terão início nos primeiros dias de Junho, altura em que este modelo chegará ao mercado equipado com uma gama de motores que inclui propulsores a Gasolina e Diesel, entre os 65 e os 150 cavalos, e ainda uma variante GNC (Gás Natural Comprimido), uma estreia neste segmento. E quanto aos níveis de equipamento disponíveis, eles serão o Reference, Style, XCellence e FR, este último, como sempre, com uma evidente aposta num ADN desportivo.

Tudo isto estará disponível no mercado nacional a partir já do próximo mês de Junho com preços que irão começar nos 15.355 euros para as versões a gasolina, subindo o preço de entrada nas versões diesel para os 20.073 euros no modelo equipado com o bloco 1.6 TDI num modelo automóvel que perde em definitivo a carroçaria de três portas, seguindo afinal uma tendência que temvindo a marcar a realidade das diferentes gamas de modelos até ao segmento C.

Para trás ficam mais de três décadas em que milhões de condutores tiveram o seu primeiro Ibiza, com o qual fizeram a primeira viagem para a universidade, sendo que alguns talvez até ainda o mantenham hoje na família. Depois de quatro gerações e de mais de 5.4 milhões de unidades vendidas, o novo Seat Ibiza chega assim repleto da mais recente tecnologia, com uma dinâmica que o construtor garante ser referencial, com um impressionante avanço no ganho de espaço interior e de conforto. O modelo mais icónico do construtor espanhol apresenta-se assim com um desenho integralmente novo, mas com a mesma jovialidade, funcionalidade e com o espírito desportivo e acolhedor de sempre.

O design renovado reflecte o ADN distinto da Seat mas com traços mais marcantes, linhas mais desportivas, formas mais esculpidas, acentuadas e com superfícies mais desenvoltas e excitantes. A quinta geração do Seat Ibiza teve a sua primeira apresentação pública no Salão Automóvel de Genebra, as pré-vendas já arrancaram e as primeiras entregas terão lugar em Junho de 2017.

SEAT-IBIZA-001HSEAT-IBIZA-002H

“A Seat está numa fase de crescimento e de consolidação e estamos a trabalhar para sermos uma das empresas mais dinâmicas desta indústria,” diz Luca de Meo, presidente do Conselho Executivo da Seat, empresa que alcançou em 2016 os melhores resultados financeiros da sua história com um lucro operacional de 143 milhões de euros e um lucro depois de impostos e antes de atos extraordinários de 232 milhões de euros.

“O novo Seat Ibiza representará um enorme salto para a marca e assinala um ponto de viragem no segmento,” acrescenta Luca de Meo, para quem este é mais um passo no que diz ser a maior ofensiva de produto alguma vez operada pela Seat, a qual arrancou com o lançamento do primeiro SUV da marca, o Ateca, seguindo-se a atualização do Leon, surgindo agora o novo Ibiza a completar o reforço dos três pilares da marca.

Mais modelos estão a caminho, como o crossover compacto Arona, na segunda metade de 2017, e um novo SUV de 5 e 7 lugares, que será posicionado no segmento acima do Ateca e que chegará aos concessionários em 2018. Todavia, nesta fase, o lançamento do Ibiza inaugura um ano muito especial para a Seat também em termos comerciais. A companhia entrou no seu quinto ano consecutivo de crescimento de vendas consolidado, com uma subida de 13,6% nos dois primeiros meses do ano.

SEAT-IBIZA-009HSEAT-IBIZA-010H

Novo Seat Ibiza marcado pela ambição

No resumo da realidade do novo Seat Ibiza avançado pelo próprio construtor, o novo Seat Ibiza surge como um modelo completamente novo, desenvolvido com objetivos muito ambiciosos: representar um salto significativo em segurança, design, performance e conforto. Este imenso avanço em qualidade terá sido conseguido graças à nova plataforma modular MQB A0, sendo o novo Seat Ibiza o primeiro modelo do Grupo Volkswagen a usar esta plataforma, o que destaca a importância da Seat no Grupo.

Lançado pela primeira vez em 1984, o Ibiza tornou-se num ícone Seat, sendo o modelo há mais tempo na gama da marca e também o mais vendido, com mais de 5.4 milhões de unidades entregues. Também por isso, o Ibiza é um dos três pilares da empresa, em conjunto com o Leon e o Ateca, nos quais a Seat confia a construção do seu sucesso no futuro.

SEAT-IBIZA-014HSEAT-IBIZA-016H

A quinta geração do Seat Ibiza foi desenvolvida em Barcelona e representa um passo decisivo no futuro da Seat. Primeiro porque chega com a responsabilidade de colocar em evidência a mais recente tecnologia do Grupo Volkswagen, a plataforma MQB A0 (Modular Quer Baukasten), a qual, sendo estreada pela Seat neste segmento, sublinha a importância da marca dentro do Grupo. Em segundo lugar porque incorpora a mais avançada tecnologia, uma dinâmica referencial e um notável ganho de espaço interior. O resultado é um modelo completamente novo, embora, como sempre, integrando um espírito jovem, dinâmico, funcional e confortável. Isto é conseguido com um design desportivo e jovem, refletindo o ADN inconfundível da Seat. A linguagem superficial foi acentuada numa forma mais marcante e esculpida, com linhas mais excitantes e aerodinâmicas.

“O novo Seat Ibiza absorveu o ADN Seat garantindo uma performance dinâmica fantástica”, nas palavras de Matthias Rabe, vice-presidente da Seat para a Pesquisa e Desenvolvimento (I&D), para quem este Ibiza agora na quinta geração, ao adoptar a nova plataforma modular MQB A0, “passa a contar com tecnologia de segmentos superiores e, em termos de conforto, melhora grandemente o espaço interior e a versatilidade.”

Mas há mais a propósito deste novo Seat Ibiza que, segundo o construtor, combina elegância e estilo sem nunca abandonar o caráter dinâmico. Existe por isso a expectativa de que este novo Ibiza possa significar uma base alargada de clientes, contribuindo para a melhoria da imagem de marca, tornando-a mais aspiracional graças às incontornáveis qualidades apresentadas num design suave mas poderoso, garantindo que o carro assenta perfeitamente no asfalto.

SEAT-IBIZA-017HSEAT-IBIZA-020H

Novas medidas para qualidade bem assente

O novo Seat Ibiza teve um ganho no espaço interior que está muito mais robusto e também mais seguro. No entanto, não se nota este crescimento nas linhas exteriores, que têm 4,059 mm de comprimento, 1,780 mm de largura e 1,444 mm de altura (1,429 na versão FR). Comparado com a anterior geração, é muito mais largo, com um acréscimo de 87 mm, dois milímetros mais curto e um milímetro mais baixo. Além disso, a alteração de dimensões converge numa poderosa imagem de um automóvel que abraça o asfalto. E a chave é a nova plataforma MQB A0.

As vias são mais largas: aumentam 60 mm no eixo dianteiro e 48 mm no eixo traseiro; a distância entre eixos é de 2,564 mm, um aumento de 95 mm. O resultado é um automóvel que se apresenta mais confortável, sendo o novo Ibiza mais espaçoso no interior e mais largo no exterior. A largura no habitáculo, por exemplo, cresceu 55 mm para o condutor e 16 mm para o passageiro, enquanto no banco traseiro o espaço para pernas aumentou 35 mm e para a cabeça 17 mm. Os bancos são 42 mm mais largos, tornando o novo Seat num dos melhores da classe neste aspeto. Em concreto, se antes um passageiro com 1,75 metros ficava um pouco à justa no banco traseiro, agora, no novo Ibiza, os passageiros ficarão muito mais confortáveis.

A bagageira também cresceu 63 litros, chegando a um volume total de 355 litros, reclamando o estaturo de melhor da classe. O plano de carga também está mais baixo, provando que a Seat sabe combinar design com funcionalidade.

SEAT-IBIZA-070HSEAT-IBIZA-073H

Motores para todos os gostos e prestações

Todos os motores destinados ao novo Seat Ibiza cumprem com as normas de emissões Euro 6, liderando em termos de performance com valores referenciais ao nível dos consumos e das baixas emissões. Disponíveis para escolha encontram-se vários blocos em alumínio e de diversa capacidade disponíveis para escolha, seja a gasolina ou diesel. Em relação aos primeiros, nos blocos a gasolina, a primeira opção vai para o 3 cilindros 1.0 MPI com 65 CV ou 75 CV, seguindo-se o 1.0 TSI com 95 ou 115 CV, fruto do turbocompressor, intercooler e injeção direta. Mais perto do final de 2017 também ficará disponível um novo 1.5 TSI de quatro cilindros com 150 CV.

A pressão de injeção nos TSI de um litro com 115 CV ou 95 CV é de 250 bar, enquanto no 1.5 TSI chega aos 350 bar. Saliente-se também que todos os motores TSI têm variação de fase na admissão e escape, garantindo maior suavidade e melhor resposta, tanto a baixas como a altas rotações, ou em qualquer situação solicitada pelo condutor. Todos os blocos e cabeças de motor são em alumínio, com dupla árvore de cames comandada por correia, que tem um período de manutenção de cerca de 30.000 km, e com sistema start&stop para melhorar a eficiência.

O 1.0 MPI de 75 cavalos tem um consumo médio de 4.9 l/100 km e emissões de 122 g/km de CO2. Com um binário máximo de 95 Nm disponível entre as 3.000 e as 4.300 rpm, este motor sobressai pela sua excelente resposta a baixas e médias rotações. Associado a uma caixa de 5 velocidades, consegue alcançar uma velocidade máxima de 167 km/h em 4ª velocidade, enquanto a 120 km/h, em 5ª velocidade, a multiplicação correta do escalonamento garante que o binário máximo permita rolar de forma suave e confortável em estrada e em autoestrada.

No caso do 1.0 TSI de 95 cavalos, o consumo situa-se na casa dos 4.7 l/100 km com emissões de 106 g/km de CO2. Este propulsor destaca-se na multidão pela sua suavidade de funcionamento e excelente resposta desde as rotações mais baixas. O exemplo concreto desta capacidade está no binário máximo de 175 Nm mantido entre as 2.000 e as 3.000 rpm. Consegue alcançar 182 km/h de velocidade máxima e cumpre os 0 a 100 km/h em apenas 10.9 segundos. No momento de uma ultrapassagem o motor enche-se de caráter, cumprindo em 5ª velocidade a recuperação entre os 80 e os 120 km/h em 10.9 segundos. Passando à versão 1.0 TSI de 115 cavalos, é uma variante com caixa de seis velocidades e um consumo médio de 4.7 l/100 km e emissões de 108 g/km de CO2. Desenvolve uma performance fantástica; tem uma velocidade máxima de 195 km/h (em 5ª), e a aceleração de 0 a 100 km/h cumpre-se abaixo da marca dos 10 segundos, ficando nos 9.3 segundos. Em acréscimo, o binário máximo de 200 Nm, disponível entre as 2.000 e as 3.500 rpm, garante uma boa aceleração nas velocidades elevadas, cumprindo os 80 a 120 km/h em 10.9 segundos.

SEAT-IBIZA-071HSEAT-IBIZA-023H

Se a preferência de quem procura um Seat Ibiza for no sentido de um motor diesel, a primeira proposta surge com o motor 1.6 TDI Diesel que chega em versões de 80, 95 e 115 CV. Por último, a nova plataforma MQB A0 permite também ao novo Ibiza oferecer uma versão do motor 1.0 TSI de 90 CV alimentado por GNC (Gás Natural Comprimido). Refira-se que a Seat é o primeiro construtor a oferecer um motor deste tipo nesta classe.

Acoplados a estes blocos surgem várias caixas de velocidades disponíveis, desde a manual de cinco relações para os motores com até 95 CV de potência e uma transmissão de seis velocidades para os motores mais potentes. A caixa de dupla embraiagem DSG de sete velocidades é outra das opções disponíveis no novo Seat Ibiza.

Comportamentos dinâmicos de referência 

O comportamento dinâmico, a qualidade do amortecimento e o conforto de condução são, segundo o próprio construtor, excepcionais graças à nova plataforma MQB A0, que garante uma maior rigidez torsional. Esta é uma vantagem para a suspensão, que pode funcionar de forma mais eficiente, tanto ao nível do conforto como do ponto de vista do comportamento dinâmico. Outro dos pontos importantes é a direção C-EPS (Column Electric Power System) com assistência eletromecânica, que garante um melhor toque, retorno de informação, precisão e rapidez.

A suspensão dianteira é do tipo McPherson e atrás está um eixo semirrígido. Foram implementadas técnicas de poupança de peso, como o uso de barras estabilizadoras ocas, sem que isso afete o desempenho dinâmico. Além disto, as versões FR oferecem em opção um conjunto de amortecedores com controlo eletrónico que permite a escolha de duas afinações a partir do habitáculo (Normal e Sport). O novo Seat Ibiza está apenas disponível em carroçaria de 5 portas, que é agora mais funcional, enquanto o novo design assegura um visual desportivo típico de um modelo de 3 portas.

Registam-se igualmente saltos significativos de qualidade em termos de controlo do ruído, das vibrações e da rigidez dinâmica. O novo Seat Ibiza oferece a qualidade de um modelo mais luxuoso. É também ágil na cidade, eficiente nas estradas contorcidas e promete garantir um excelente conforto nas viagens longas.

SEAT-IBIZA-058HSEAT-IBIZA-059H

Quatro níveis de equipamento e tecnologia de topo

O novo Seat Ibiza disponibilizará quatro linhas de equipamento, começando no Reference, seguindo-se o nível Style. Os níveis de topo serão representados pelas linhas FR e XCellence.

O nível de equipamento FR engloba o equipamento mais dinâmico e tecnológico para garantir a melhor performance. Elementos exclusivos de design dinâmico foram especialmente criados para o FR, tais como o difusor traseiro, grelhas específicas para a frente, saídas de escape simuladas dos dois lados do para-choques traseiro, suspensão desportiva e um pack exterior preto. E não acaba aqui: a altura do chassis foi reduzida em 15 mm e as especificações da suspensão foram ligeiramente modificadas, incluindo amortecedores mais firmes e barra estabilizadora mais grossa. Em rigor, a diferença exata está entre os 21x3.7 mm da versão FR para os 20x2.8 mm para as restantes versões. O eixo semirrígido traseiro é também mais firme no FR.

O nível de equipamento XCellence destina-se a alcançar novos clientes à procura de um design mais sofisticado e distinto, marcado com equipamento de melhor conveniência e uma funcionalidade inteligente. Os detalhes cromados reforçam a sofisticação e o requinte. O preço será igual nas duas versões e incluirá as melhores definições apontadas a tipos diferentes de condutores: o FR é para os que procuram um automóvel mais desportivo, enquanto o XCellence foca-se no conforto, na elegância e na tecnologia.

A iluminação ambiente está a cargo de luzes LED nas variantes FR e XCellence, permitindo duas cores, vermelho ou branco, que iluminam três áreas distintas no interior do Ibiza (portas, piso e teto) criando uma atmosfera sofisticada e refinada a bordo. O uso de tecnologia LED no interior e no exterior não é uma questão puramente estética, isto porque os LED garantem uma muito maior qualidade de iluminação com poupança de energia, o que contribui para a redução de consumo. As luzes full LED do Ibiza (faróis, tablier, mudança de direção e luzes traseiras de nevoeiro) são uma estreia neste segmento.

O nível FR inclui uma suspensão mais firme e dois modos de afinação, Normal e Sport, que se adaptam às preferências do condutor ou às condições da estrada. O nível XCellence também oferecerá esta possibilidade mais tarde, incluindo um modo mais suave. Os sistemas de assistência à condução incluídos no novo Ibiza integram elementos que, embora já presentes no Leon e Ateca, são muito pouco usuais neste segmento. O novo Seat Ibiza recebe Front Assist, Cruise Control Adaptativo, Keyless Entry com botão de arranque pulsante, uma nova geração de sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e câmara traseira com maior qualidade e definição da imagem refletida no ecrã tátil em vidro de oito polegadas, que também inclui a melhor tecnologia sem comprometer a harmonia interior.

SEAT-IBIZA-036HSEAT-IBIZA-031H

Diversos outros sistemas podem igualmente ser encontrados no Ibiza como os sistemas de reconhecimento de cansaço, travagem de emergência com reconhecimento de peões, Stop&Go combinado com ACC e com DSG para permitir a experiência mais relaxante nos engarrafamentos – consegue travar e retomar a marcha no pára-arranca - e o travão Multi colisão ou o sistema de travagem pós-colisão, capaz de mitigar as consequências de um acidente com colisões sequenciais já que aplica os travões após o primeiro embate para manter o veículo sob controlo, evitando um segundo embate ou pelo menos reduzindo as suas consequências.

A cereja no topo do bolo no novo Seat Ibiza está na possibilidade de configurar a resposta do automóvel com recurso ao Drive Profile, que inclui três modos pré-configurados (Eco, Normal e Sport) e um adicional, o Individual, que permite que o condutor defina a resposta do motor de acordo com o seu gosto, bem como a direção, suspensão, ACC, ar condicionado e caixa de velocidades (nas versões DSG).

No interior, e em termos de equipamento, o destaque vai para o carregador por indução com amplificador de sinal GSM, sendo o novo Seat Ibiza 100% conectado graças a três opções: Apple Car Play, Android Auto e Mirror Link. Aliás, a Seat está decidida em tornar-se uma das marcas na linha da frente em matéria de conetividade e no desenvolvimento de novas soluções de mobilidade com o conceito connected car capaz de ampliar a experiência do condutor, tornando-a simultaneamente mais acessível e flexível. Num ambiente de mudanças disruptivas, a Seat está pronta para lidar com os desafios impostos pelas infraestruturas urbanas, sistemas de tráfego e pelos diversos veículos citadinos, incluindo estas tecnologias na maior parte dos seus veículos.

SEAT-IBIZA-003HSEAT-IBIZA-008H

Seat Ibiza estreia plataforma MQB A0

A mais recente tecnologia do Grupo Volkswagen, a plataforma modular MQB (Modular Quer Baukasten), permite uma elevada flexibilidade e a implementação sustentada ao suportar diferentes modelos com diversos tipos de carroçaria dentro do mesmo segmento, conseguindo-se desenvolver várias bases e distâncias entre eixos sobre a mesma plataforma. O investimento e aposta no departamento R&D nos últimos anos foi parcialmente alocado à adaptação da Linha 1 da fábrica de Martorell à nova plataforma MQB A0, o que permitiu à Seat ser a primeira marca do Grupo Volkswagen a usar esta base tecnológica.

Há um maior número de partes elaboradas através da tecnologia de estampagem a quente, contribuindo para reduzir o peso aumentando a rigidez e, portanto, melhorando a performance, o que também inclui a redução de consumos. Especificamente no caso do novo Ibiza, 900 robots e mais de 4000 pontos de soldadura garantem a robustez deste modelo. A soldadura por pontos combinada com a tecnologia laser une os componentes de forma brilhante: uma carroçaria leve com uma rigidez estrutural extrema.

Igualmente importante neste modelo da Seat é o design adoptado, o qual permite à quinta geração do Seat Ibiza uma imagem fresca e moderna, um design que é igualmente maduro e equilibrado, com proporções perfeitas que refletem um caráter ágil e forte. As características tradicionais da Seat não só foram mantidas como também levadas a um novo patamar de evolução do ADN de design Seat.

Na secção dianteira, os faróis triangulares Full LED e as icónicas luzes de dia tornam o novo Seat imediatamente reconhecível. O logotipo surge orgulhosamente centrado na convergência das duas linhas características que marcam o capot separado da grelha cromada, dando conta de um design em forma de X que inspira um elevado grau de dinamismo e uma notável harmonia visual.

Com as quatro rodas colocadas nos cantos da carroçaria, o vão dianteiro e o traseiro são muito curtos, tornando o veículo estável, dinâmico e desportivo. Uma maior distância entre eixos e a linha da superfície vidrada, acentuam as dimensões do novo Ibiza, enquanto a linha de cintura alargada a todo o comprimento da carroçaria, e tão típica do design Seat, confere uma presença mais marcante e tridimensional. A carroçaria foi esculpida, combinando linhas vincadas com superfícies suaves, completanto a imagem as novas jantes, oferecidas em dois tipos de acabamentos à escolha, conferindo-lhes um toque de elegância. As jantes de 18 polegadas têm um único tom.

SEAT-IBIZA-025HSEAT-IBIZA-030H

A secção traseira da carroçaria é também tipicamente Ibiza. Os farolins de corpo único envolvem o carro integrando-se no alargamento dos guarda-lamas, proporcionados na perfeição com um desenho único e excelente performance aerodinâmica. As linhas marcantes da bagageira e dos para-choques dão uma aparência robusta e larga, como se fosse um monólito, enquanto os refletores geram o efeito de fazer o carro mais colado ao asfalto. O FR traz detalhes que sublinham o caráter desportivo, tais como as duas ponteiras de escape integradas no difusor. O nível XCellence recebe os pormenores cromados que enfatizam uma presença refinada e sofisticada.

O interior recebeu linhas mais marcantes e vincadas, mais tecnologia e proporções mais suaves, de forma a criar um ambiente com maior elegância e um acrescido nível de qualidade apercebida, enquanto os novos materiais aplicados acrescentam o toque jovem e dinâmico. E é importante destacar a harmonia entre as cores e os materiais combinados no novo Ibiza de forma a elevar a perceção de qualidade graças aos padrões e às tonalidades aplicadas. Estruturalmente, destaque para as proporções horizontais que criam diferentes áreas funcionais, incluindo a consola central que está num nível mais elevado para proporcionar melhor ergonomia e maior segurança.

Todos os comandos e instrumentos estão orientados para o condutor, mantendo o ADN da SEAT, colocando-os à volta do condutor numa posição tão elevada quanto possível para que o condutor não precise de desviar os olhos da estrada. O interior também se destaca com a faixa decorativa que cria uma ligação perfeita entre o design interior e o ecrã tátil negro de oito polegadas. O comando da caixa de velocidades também está colocado no patamar mais elevado possível para facilitar o uso.

Analisando-se a qualidade de cada detalhe no novo Seat Ibiza, é impossível não relacionar o habitáculo com o de modelos de categorias superiores, desde as inúmeras possibilidades de personalização à possibilidade de escolha da iluminação interior em LED, sem esquecer, claro, a tecnologia a bordo, como é o caso do ecrã tátil de 8 polegadas e do sistema de conetividade Full Link.

O novo Seat Ibiza está disponível em diversas cores — vermelho desire, azul mistery, magenta mystic e prata urban —, num modelo automóvel que apresenta um design entusiástico, excelente comportamento dinâmico e surpreendente qualidade de condução, com enorme estabilidade na estrada, qualidade interior muito melhorada, tecnologia segura e fácil de utilizar e um interior espaçoso, tudo combinado para que o novo Seat Ibiza possa ser entendido como uma opção de facto atractiva e ao melhor preço.

fotos: ©Seat

SEAT-IBIZA-061HSEAT-IBIZA-062HSEAT-IBIZA-018HSEAT-IBIZA-022H

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.