Saiba tudo (ou quase) sobre o novo Volvo XC60

Saiba tudo (ou quase) sobre o novo Volvo XC60

Apresentado ao público em Vila Real, damos conta dos pormenores deste modelo, das versões disponíveis e dos respectivos preços

XC60-MY18-000Após ter iniciado em 2015 o plano de transformação de produto com o lançamento do XC90, a Volvo avança agora com o lançamento do XC60 , o primeiro modelo da gama 60 da “nova Volvo” a ser revelado ao grande público.

PUB

Após o já referido XC90, a Volvo lançou os S90/V90 e, já este ano, a carrinha Volvo V90 Cross Country, modelos que deram corpo de forma clara à evolução da marca em em termos de qualidade de produto e experiência de condução que ganha agora novos trunfos com este XC60.

A propósito deste modelo, trata-se de um automóvel construído sobre a plataforma SPA – a mesma dos 90 – beneficiando da tecnologia Twin Engine e DRIVe. Transportando uma das ofertas mais avançadas em interfaces e conectividade, este novo modelo Volvo inova mais uma vez em segurança com aquele que o construtor garante ser “o mais completo pack de série da indústria automóvel.”

Quanto a outras características deste novo Volvo XC60, chega com a missão de preparar um futuro de automóveis autónomos mas seguros, ou não estivéssemos a falar de uma marca que sempre teve na segurança a sua bandeira mais importante e porventura a melhor conseguida, isto para além de, no mercado nacional, ser um automóvel que mantém a Classe 1 nas portagens de autoestradas tal como acontecia já com o seu antecessor.

XC60-MY18-001XC60-MY18-011XC60-MY18-012XC60-MY18-013

Modelo assente sobre a plataforma SPA

Tendo aparecido pela primeira vez ao serviço da Volvo nos novos modelos 90, a plataforma SPA é aqui a base sobre a qual assenta este Volvo XC60, proporcionando vantagens em termos de atributos de produto e flexibilidade de fabrico, isto para além de ser a base das linhas de produto dos modelos 90 e 60. Estamos assim perante uma plataforma desenvolvida para oferecer proporções perfeitas no exterior e mais espaço no interior, tendo sido concebida para ser modular e adaptável sem comprometer os padrões de segurança de um Volvo.

Nos modelos 90, a Volvo introduziu um novo tipo de dinâmica de condução no segmento Premium –  Confiança Descontraída – para refletir um conforto e controlo que estes modelos proporcionam ao volante. Agora, em relação aos modelos 60, a Volvo pretende uma experiência de condução mais desportiva e dinâmica assente nesta base de “confiança”.

Características deste novo Volvo XC60 são a excelente aderência do eixo dianteiro e traseiro, os movimentos da carroçaria suaves e controlados, a ausência de rolamento diagonal e uma direção totalmente dependente da velocidade com excelente feedback, podendo ainda falar-se num bom isolamento transiente para um modelo automóvel capaz de permitir um elevado nível de possibilidades de personalização.

Relativamente à suspensão, e tal como acontece nos 90, o XC60 tem uma nova suspensão dianteira de braços triangulares duplos. Já relação à suspensão traseira, e à semelhança igualmente dos 90, existe um eixo traseiro com link integral, equipado com uma mola de lâminas transversal de baixo peso, fabricada em materiais compósitos e que poupa espaço.

XC60-MY18-021XC60-MY18-023XC60-MY18-022XC60-MY18-025

Com estas características, a Volvo que ficar distante da experiência de condução permitida pelos modelos automóveis dos concorrentes alemães ou outros fabricantes premium, isto porque os responsáveis por esta marca sueca citam estudos realizados junto do mercado para garantir que as pessoas estão cansadas de chassis rígidos e desconfortáveis no dia-a-dia. Pretende assim a Volvo com esta família de modelos conseguir algo entre o puro conforto e uma experiência de condução mais ativa, algo estimulante mas que garanta uma sensação de controlo absoluto.

Segundo dá conta o próprio construtor, os especialistas em chassis da Volvo desenvolvem e testam em simulador centenas de hipóteses para cada novo automóvel. Apenas uma mão cheia deles chegará alguma vez às pistas de testes da marca para o toque humano final.

Motores Drive-E com provas dadas

Em 2012, aquando do lançamento dos motores Drive-E, muitos duvidaram deste foco em motores de quatro cilindros. No entanto, a tecnologia Volvo elevou as prestações de um bloco de quatro cilindros à performance de um seis cilindros. Mais leves e eficientes em termos de consumo, estes motores têm vindo a provar a sua eficácia e qualidade, para além de conseguirem proporcionar o mesmo prazer de condução.

Oferecem potência e agilidade e, claro, com o sistema PowerPulse, da Volvo, que garante uma resposta instantânea no D5 mediante a utilização de ar comprimido para acelerar o turbo antes que se possam formar gases de escape. Assim, no lançamento, e no que ao mercado português diz respeito, o Volvo XC60 chega até nós com os seguintes motores...

•  T8 Twin Engine AWD com 407cv.

•  D4 AWD com 190 cv

•  D5 AWD com 235 cv

Em termos de disponibilidade, este modelo XC60 equipa ainda mais dois blocos, nomeadamente o T5 AWD/FWD com 254 cv e o T6 AWD com 320 cv, dois blocos a gasolina que não serão comercializados em Portugal.

O T8 Twin Engine, tal como acontece no XC90, oferece níveis de CO2 de 49 g/km e uma autonomia até 45 km no modo PURE (100% elétrico).

XC60-MY18-024XC60-MY18-026XC60-MY18-027

Segurança é incontornável no DNA da Volvo

Para o mercado em geral, uma das palavras que mais rapidamente se associam à Volvo é segurança, uma preocupação que sempre foi evidente nos diferentes modelos que a marca sueca tem colocado no mercado ao longo dos anos e que muitas vezes permitiram mesmo desbravar caminhos para novos sistemas em que a marca sueca surgiu como referência a seguir.

Segurança acaba assim por ser também um tópico importante no desenvolvimento deste novo Volvo XC60, modelo que partilha a sua tecnologia de segurança com os 90 e vem equipado com aquilo que o construtor aponta como sendo “o mais avançado pack de série no segmento, combinando sistemas de segurança ativa e passiva destinados a salvar vidas no mundo real.”

A contribuir também para a segurança deste modelo está a sua robustez estrutural, que resulta da combinação de várias qualidades de aço e alumínio, permitindo que a famosa safety cage (1947) seja um dos locais mais seguros do mundo. Para garantir isto mesmo, a Volvo simulou para o XC60 centenas de acidentes promovendo colisões reais no seu Safety Centre com a preocupação de construir automóveis não para passarem nos testes mas sim para salvarem vidas.

XC60-MY18-066XC60-MY18-065XC60-MY18-068XC60-MY18-069

O XC60, a julgar pelas garantias dadas pelo construtor, está equipado com o que este diz ser “o mais avançado pack de segurança de série da indústria automóvel, incluindo algumas novidades a saber...

Oncoming Lane Mitigation – sistema em estreia no novo XC60 que ajuda o condutor a evitar colisões com veículos a circular em sentido contrário, redirecionando o veículo à sua faixa de rodagem. Em termos práticos, se o veículo sair da faixa na direção de um outro em sentido contrário sem intervenção do condutor o sistema faz o XC60 regressar automaticamente à sua faixa.

Será importante referir que o condutor pode a qualquer momento sobrepor-se ao sistema, que funciona a velocidades entre os 60 e 140 km/h desde que exista uma linha de marcação do piso visível, tenda a capacidade de detectar veículos de quatro rodas que circulem em sentido contrário. Este novo sistema pode ser desligado, passando a equipamento de série nos modelos da gama 90 a partir de 2018.

City Safety agora com assistência à direção – outro sistema em estreia no novo XC60 ajuda o condutor a executar uma manobra evasiva numa situação de emergência. Quando o condutor se cruza com um veículo, ciclista, peão ou animal de grande porte, os travões nem sempre são suficientes, sendo por vezes necessário efectuar um desvio para evitar um acidente. A assistência à direção ajuda o condutor a desviar-se do obstáculo de forma eficaz e segura, sendo que este sistema está sempre activo entre os 50 e os 100 km/h não podendo ser desligado.

Run off Road Mitigation – com este sistema, o XC60 recorre a manobras evasivas da direção e travagem para ajudar o condutor a manter o veículo em segurança quando é iminente uma saída de estrada acidental. A intervenção ativa do condutor sobrepõe-se sempre à ação do sistema.

BLIS com Steer Assist – já conhecido, o sistema BLIS funciona mediante detecção de tráfego em aproximação pela traseira do veículo – de ambas as faixas da esquerda e da direita –, tendo a capacidade de alertar o condutor se não for seguro mudar de faixa com uma luz âmbar no espelho retrovisor exterior. Assim, se o condutor iniciar uma manobra de mudança de faixa com a luz de aviso a brilhar em cor âmbar, esta começará a piscar. O facto deste sistema ser conjugado com o Steer Assist permite que, no caso do condutor não agir aos alertas do BLIS e se desviar da sua faixa para o caminho de um veículo em aproximação por trás, a função de assistência à direção encaminha suavemente o mesmo de volta à sua faixa. Este sistema conjunto é opcional no XC60 e nos 90.

Pilot Assist – de série nos 90, a função Pilot Assist está agora disponível como opção no XC60, permitindo uma condução semiautónoma até 130 km/h em estradas com marcações no piso e sem um veículo à frente, sendo este um sistema prrfeito para condução interurbana em autoestrada. O condutor permanece responsável pela monitorização, supervisão e operação geral do veículo.

XC60-MY18-028

XC60-MY18-029XC60-MY18-030

A bordo, o novo Volvo XC60 tem agora o mesmo sistema de infotaiment dos 90 garantindo controlo, entretenimento, navegação e conectividade através da integração do seu smartphone nas ligações permitidas, com ligações ao Apple CarPlay ou Android Auto, sendo ainda possível usar o Connected Service Booking para marcar serviços a partir do automóvel.

Dotado de um design claramente escandinavo, o novo Volvo XC60 apresenta uma mistura de serenidade e funcionalidade, com a utilização de materiais de alta qualidade e sensação de luxo. A evolução foi a palavra-chave neste modelo em relação ao anterior XC60, termo que permitiu um habitáculo que se apresenta como um hino à diferença.

Assim, o novo Volvo XC60 comunica solidez e confiança, fazendo transparecer a ideia de que foi esculpido a partir de um bloco sólido de aço, com linhas e formas que, segundo o construtor, irão estar presentes nos novos modelos da gama 60 a serem lançados em breve. A imagem de marca da nova Volvo, o martelo de Thor, surge aqui de uma forma ainda mais proeminente, num modelo energético mas sofisticado que marca a sua presença em estrada também pela assinatura luminosa.

O novo Volvo XC60 merece honras de estreia durante a recente etapa do WTCC em Vila Real, onde esteve em exibição junto do stand da Polestar Cyan Racing. Ali, o público pôde conhecer o modelo que vem substituir o Volvo XC60 original, nove anos depois do seu lançamento, já depois da primeira geração ter garantido um inegável êxito de vendas entre os SUV Premium de média dimensão.

Como referimos atrás, esta nova geração estará inicialmente disponível no mercado luso em três motorizações distintas, duas a diesel e uma a gasolina plug-in-hybrid, todas com tracção AWD e com caixa automática de oito velocidades. O nível de equipamento varia entre as versões Momentum, R-Design e Inscription, disponíveis em qualquer uma das motorizações, dependendo destas combinações os preços entretanto já estabelecidos de acordo com quadro anexo...

Novo VOLVO XC60
Motorização Equipamento Preços

XC60 D4 190cv AWD
XC60 D4 190cv AWD
XC60 D4 190cv AWD
XC60 D5 235cv AWD
XC60 D5 235cv AWD
XC60 D5 235cv AWD
XC60 T8 PHEV 407cv AWD
XC60 T8 PHEV 407cv AWD
XC60 T8 PHEV 407cv AWD

Momentum
R-Design
Inscription
Momentum
R-Design
Inscription
Momentum
R-Design
Inscription

55.504 euros
58.911 euros
60.510 euros
62.956 euros
65.785 euros
67.384 euros
67.698 euros
70.158 euros
71.757 euros

XC60-MY18-004

XC60-MY18-005XC60-MY18-007XC60-MY18-071XC60-MY18-072XC60-MY18-082

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.