Transportes em Revista discute mobilidade

Transportes em Revista discute mobilidade

A 11ª edição do Encontro Transportes em Revista deverá permitir a apresentação de projectos nacionais na área da mobilidade

EncontroTransportesEmRevista-02Decorre esta semana em Lisboa, no Museu da Carris, o 11º Encontro Transportes em Revista para a apresentação de projectos nacionais empreendedores na área da mobilidade . Este Encontro, que será subordinado ao tema “Mais transportes, Mais Economia” realiza-se esta quinta e sexta-feira, 13 e 14 de Julho, altura em que a organização promove pela terceira vez consecutiva a apresentação de novos projetos empreendedores 100% nacionais na área da mobilidade. Este encontro, aliás, pretende proporcionar reflexão e debate sobre o potencial da Mobilidade e dos Transportes de pessoas e bens na contribuição ativa para o desenvolvimento da Economia.

PUB

Com uma agenda que pretende demonstrar que o tema mobilidade deve ser encarado como uma utilidade necessária ao bem-estar das populações e um contribuinte líquido para a competitividade das cidades, regiões e economia, a organização do encontro promove pela terceira vez consecutiva três slots de apresentação de novos empreendedores nestas áreas, 100% nacionais e que visam apresentar novos produtos e serviços na área da mobilidade.

Assim, no dia 13 de Julho, entre as 15h45 às 17h45, e no dia 14 de Julho pelas 10h20, vai ser possível conhecer alguns projetos empreendedores através de dinâmicas de apresentação de curta duração com o objetivo de apresentar, demonstrar e destacar novos modelos de negócio inseridos numa dinâmica de inovação e desenvolvimento sobre o potencial de mobilidade e dos transportes de pessoas e bens.

Serão assim vários os projectos empreendedores que vão utilizar o “palco” daquele que é o maior evento da área de mobilidade e de transportes em Portugal. No painel das 15h45 do dia 13 de Julho, destaca-se:

  • Drivu - O Drivu é o primeiro serviço de motorista privado no próprio carro do cliente. O motorista Drivu conduz o seu carro, sempre que não possa ou simplesmente não o queira fazer. Todos os motoristas Drivu são profissionais com vários anos de experiência na área da condução automóvel.
  • Huub - A HUUB é uma start-up que que opera na cadeia de abastecimento das empresas da área da moda. Com as suas soluções, as empresas podem apostar no design e nas vendas.

Ainda no dia 13 de Julho, mas no painel das 17h45, destaca-se:

  • MUBcargo - Plataforma que conecta pessoas que precisam de fazer transportes com transportadores dispostos a recolher e entregar essas mercadorias. Basta registar-se e submeter informação sobre a mercadoria que se quer enviar, incluindo uma fotografia do produto, as moradas de recolha e de entrega, ou o tempo limite para recolher a mercadoria.
  • BuzzStreets - O BuzzStreets é o primeiro aplicativo que o leva de porta em porta do nível da rua - seja a pé, transporte público ou transporte privado - para locais cobertos. Ser capaz de aumentar a pisada e informar os visitantes em Shopping Centers, viajantes em Aeroportos, e pacientes e visitantes em Hospitais.
  • Air4 - O Air4, um protótipo para medição de gases indicadores da qualidade do ar, associado a um modelo de análise de mapas e a uma aplicação mobile. O Air4 foi desenvolvido por estudantes de Portugal, Itália, Holanda, Uganda e Mali. O projeto consiste numa solução de baixo custo para medir, visualizar e evitar poluentes atmosféricos.

Já no dia 14 de julho, pelas 10h20 o painel de empreendedores vai ser composto por:

  • Interface Portugal - Adotam uma visão 360º para o setor dos transportes e ao mesmo tempo, desenvolvem estratégias orientadas para a gestão de desempenhos, focadas na redução dos custos operacionais e de manutenção, tendo por base processos de racionalização e otimização de recursos. O seu nível de atuação é igualmente dirigido ao nível do combate à fraude, recorrendo a ações de proteção da receita na rede dos operadores. Promovem iniciativas com o propósito de aumentar e fidelizar a procura dos serviços de cada operador e fornecem formação certificada (DGERT/IMT) organizada à medida de cada cliente, assente num inovador modelo metodológico que recorre à tecnologia, a práticas informadas pelas Neurociências e que incorpora as mais recentes preocupações das entidades competentes nacionais e internacionais ao nível da segurança rodoviária, criminalidade nos transportes e condução económica e ambiental.
  • Stratio Automotive - Este projeto desenvolve soluções para otimizar a manutenção dos veículos da frota, executando vários testes piloto com excelentes resultados. Um equipamento plug-and-play, compatível com todos os veículos, independentemente da idade, marca ou modelo, recolhe dados em tempo real de todos os sensores do veículo, para identificar padrões que podem levar a falhas e avarias. Envia notificações quando deteta potenciais problemas e oferece soluções em tempo real, tais como: tempo de inatividade esperado, estimativas de custos e guias passo a passo sobre como executar as reparações. No processo, também são sugeridas otimizações mecânicas, gerando uma maior eficiência ao nível do consumo de cada veículo e, consequentemente, redução nas emissões de CO2. Em mais de 200 veículos, registou-se uma redução média de 12% em custos de manutenção e de 8% em combustível.
  • Bitcliq - A Bitcliq é uma empresa portuguesa de software que aposta no desenvolvimento ágil de soluções e sistemas de informação inteligentes.
  • Delnext - Localizada em Lisboa, a Delnext foi criada para simplificar o processo de envio de encomendas para todas as pessoas, tendo em especial atenção o preço, velocidade e serviço ao cliente. A missão é quebrar barreiras dentro da Europa.

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.