Dacia Sandero Stepway... aposta racional ganha!

Dacia Sandero Stepway... aposta racional ganha!

Assentes em qualidade inegável, os modelos Dacia deixaram de ser os “patinhos feios” de uma marca low cost e alguns viraram cisnes!

DaciaSanderoStepway01Após afirmação feita pela qualidade perceptível, a Dacia cresceu e aposta hoje em uma enorme ofensiva no mercado com a introdução de novas gerações de modelos em que os níveis de equipamento surgem bem mais preenchidos. Exemplo máximo desta realidade poderá ser dado pelo agora renovado Dacia Sandero, e nomeadamente na sua variante mais “guerreira” apelidada de Stepway, que transforma este modelo “herdeiro” do Renault Clio num agradável modelo com características de SUV ou Crossover, sem dúvida agradável à vista pela forma como se apresenta em estrada, com um design sedutor e capaz de igualmente sedutoras prestações.

PUB

A verdade é que já vai longe o tempo em que falar da Dacia implicava dar conta da realidade de uma marca espartana, que convencia os seus potenciais clientes pelo preço e qualidade mas que esquecia, ou pelo menos relegava para segundos planos, factores como conforto e equipamento. Hoje, porém, a realidade já não é o que era, estando presente uma nova realidade na marca romena do Grupo Renault, transformada numa marca mundial que vence pelo preço mas também pela qualidade.

Os materiais ainda não são de primeiro nível, o conforto não é de forma nenhuma de top, mas também não será isso que se pretende, tendo a Dacia procurado neste Sandero Stepway permitir um modelo robusto, de bom gosto em termos visuais, suportado por uma plataforma já colocada de lado pela Renault mas que continua a permitir excelentes resultados finais para a Dacia.

Estilo não falta a este novo Dacia Sandero, um automóvel que apresenta linhas fluidas, curvas bem definidas, uma nova grelha dianteira em cromado, novos conjuntos ópticos à frente e à retaguarda, novas jantes em liga leve e novos embelezadores. E nesta variante Stepway, para além de tudo o que o modelo dito “normal” permite, é ainda possível encontrar um “look” SUV que reforça o seu lado aventureiro. Maior distância ao solo, protecções dianteira e traseira em cromado acetinado, protectores de guarda-lamas e das embaladeiras em preto, saída de escape em cromado, faróis de nevoeiro e as barras de tejadilho ajudam a permitir uma imagem global claramente mais dinâmica e moderna.

DaciaSanderoStepway02DaciaSanderoStepway03DaciaSanderoStepway04DaciaSanderoStepway05

A bordo, onde a insonorização do habitáculo não será propriamente a melhor, é possível encontrar cinco verdadeiros lugares e uma bagageira generosa, ao melhor nível da sua categoria. O banco traseiro é rebatível 1/3-2/3, sendo possível encontrar novos locais de arrumação de pequenos objectos num automóvel que se revela com facilidade como o citadino ideal da marca, pronto para os desafios do quotidiano, e sem se atemorizar se a necessidade o levar a ter que se aventurar em pisos mais irregulares ou estradões de cariz mais rural e longe dos centros urbanos.

Ainda a bordo, a Dacia quis reinventar este Sandero Stepway e conseguiu dar-lhe um dinamismo sedutor, permitindo agora estofos, novas entradas de ar, nova fachada central com uma nova decoração, um volante de quatro braços igualmente novo e acabamentos em cromado acetinado a completar um ambiente interior que sem dúvida consegue seduzir os mais cépticos. Afinal, a qualidade está lá, a capacidade dinâmica é assinalável e a resposta às principais necessidades dos nossos dias têm neste modelo da Dacia uma resposta francamente positiva.

DaciaSanderoStepway06DaciaSanderoStepway07DaciaSanderoStepway08DaciaSanderoStepway09

Um ou outro plástico continuará a não ser o melhor, o ruído a bordo não é propriamente filtrado da melhor forma quando se roda em velocidade mais elevada ou quando o piso não ajuda, e fica a ideia que um uso diário nos empedrados das nossas cidades irá despertar alguns ruídos parasitas sempre indesejáveis, mas afinal não estamos nem pouco mais ou menos perante uma proposta premium mas antes de um modelo robusto capaz de ser um companheiro do seu utilizador para muitos quilómetros de aventura em estrada... ou fora dela.

Do que pudemos testar, gostámos particularmente do design exterior conseguido por este Sandero Stepway, neste caso testado com um bloco a gasolina TCE de 90 CV disponível com um valor no mercado de 12.950 euros, um modelo dotado de uma bagageira generosa de 320 dm3 que vai até aos 1200 dm3 máximos com o banco traseiro rebatido. Em termos de consumos, a marca anuncia um valor de 5,1 litros de gasolina a cada 100 quilómetros, um valor que não conseguimos cumprir mas, diga-se, não ficou distante dos 5,6 litros de média a cada 100 kms conseguidos durante cerca meio milhar de quilómetros percorridos.

Em termos globais estamos assim perante um automóvel em que factores como o preço, a habitabilidade, a disponibilidade para diversos ambientes e a resposta dos motores são claramente favoráveis para a respectiva compra, permitindo relegar para segundo plano ou mesmo esquecer um ou outro “contra” como alguns materiais usados e a inosonorização menos conseguida no habitáculo.

texto e fotos: Jorge Reis / LusoSaber

DaciaSanderoStepway14DaciaSanderoStepway15

DaciaSanderoStepway10DaciaSanderoStepway11DaciaSanderoStepway12DaciaSanderoStepway13

 

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.