Land RoverDiscovery SVX chega no IAA de Frankfurt

Land RoverDiscovery SVX chega no IAA de Frankfurt

Apontado pelo próprio construtor como o seu “campeão de todo-o-terreno”, o novo Discovery SVX é, até hoje, o Land Rover mais radical

LR-DiscoverySVX-IAA-04No dia em que abrem as portas do Salão Automóvel de Frankfurt - IAA'Frankfurt 2017 -, ainda que apenas para a Imprensa, avançamos com a revelação do novo Discovery SVX da Land Rover , modelo que surge como uma antevisão do inovador todo-o-terreno Land Rover Discovery, equipado com um motor a gasolina V8 sobrealimentado de 5,0 litros com 525 CV. O próprio construtor não tem dúvidas em afirmar que se trata do Land Rover mais radical até à data, com capacidade para enfrentar qualquer superfície, graças à altura aumentada da parte inferior, aos elevadores da suspensão e carroçaria, à sua maior articulação com os eixos e aos seus enormes pneus todo-o-terreno.

PUB

Os sistemas Terrain Response 2 e Active Roll Control especialmente calibrados são as principais novidades do Discovery, sendo que o SVX será o primeiro Land Rover montado à mão no Centro Técnico da SVO quando a produção tiver início em 2018. Para já, os potenciais clientes e os seguidores da Land Rover podem receber mais informações sobre o novo Discovery SVX no sítio online do construtor, em www.landrover.com, avançando aqui o LusoMotores com alguns detalhes desta radical proposta automóvel, o Discovery SVX proposto para os entusiastas da condução todo-o-terreno em busca de grandes aventuras.

O Discovery SVX, agora lançado no Salão Automóvel de Frankfurt, incorpora uma capacidade todo-o-terreno extrema ao trio de veículos da Special Vehicle Operations (SVO). O SVX estará no certame de Frankfurt juntamente com o aclamado Range Rover Sport SVR e com o Range Rover SVAutobiography, símbolos do notável desempenho em estrada e exclusividade, respectivamente.

Sobre o Discovery SVX, será o primeiro Land Rover construído artesanalmente, por profissionais especializados, no Centro Técnico da SVO do Reino Unido, quando a sua produção tiver início em 2018, circunstância destacada por John Edwards, o Managing Director da Special Operations da Jaguar Land Rover: “Os projetistas da SVO estão integrados no seio da equipa Land Rover e trabalharam lado-a-lado com os nossos engenheiros para dar asas à sua paixão pela aventura, com o objetivo de criar um novo veículo verdadeiramente versátil e apelativo dentro da gama Land Rover.”

O Discovery SVX, apresentado pelo construtor, “personifica a excelência no design e a integridade da engenharia, valores chave de todos os veículos Land Rover, tendo como referência a lendária capacidade todo-o-terreno e o espírito aventureiro da Land Rover para brindar o rendimento todo-o-terreno mais inovador do modo mais cativante.”

LR-DiscoverySVX-IAA-03LR-DiscoverySVX-IAA-02

Desde o seu lançamento em 2016, o Discovery da quinta geração, dotado da tão sólida quanto segura e leve arquitectura de alumínio da Land Rover, conquistou a admiração do público devido às excelentes prestações enquanto SUV versátil de grandes dimensões. Revela-se assim como a base perfeita para desenvolver o primeiro veículo SVX da SVO, sendo por isso o novo Discovery o primeiro Land Rover moderno em ter a insígnia SVX.

A propósito desta classificação SVX, o director da SVO, Mark Stanton, destaca o facto da linha de produtos SVX permitir “uma excelente oportunidade para oferecer a capacidade todo-o-terreno Land Rover de última geração de modo dinâmico e distinto, através da criação de um SUV robusto e versátil que vai apaixonar toda a família”. Apontado como “cómodo, imparável e online em qualquer tipo de terreno”, o Discovery SVX, ainda segundo este responsável, “está desenhado para oferecer aos admiradores da condução todo-o-terreno aquela que será uma experiência de condução sem precedentes, sem sacrificar o conforto e a funcionalidade do veículo.”

Em termos práticos, o SVX coloca a versatilidade do Discovery num novo patamar graças ao aperfeiçoamento adicional da sua capacidade todo-o-terreno. O modelo estará equipado com o motor a gasolina V8 sobrealimentado de 5,0 litros da Jaguar Land Rover, calibrado para proporcionar a potência máxima de 525 CV e um binário de 625 Nm, juntamente com alterações na suspensão para reforçar a confiança do condutor em terrenos mais complicados.

O sistems de Controlo Anticapotagem Ativo Hidráulico (H-ARC) utilizado no SVX é uma novidade nos veículos Discovery, permitindo uma maior articulação dos eixos e melhorando o controlo da carroçaria, potenciando a tracção todo-o-terreno extrema enquanto diminui a balanço da carroçaria, condições que contribuem para uma condução mais suave e estável em estrada.

Contando com ângulos de aproximação, saída e passagem a vau melhorados graças à elevação da sua arquitetura monocasco de alumínio leve e devido ao sistema de suspensão pneumática em todas as rodas, o Discovery SVX surge equipado com amortecedores de longo curso e pivots renovados, aos quais se somam os maiores pneus todo-o-terreno existentes 275/55 R20 Goodyear Wrangler com 815 mm de diâmetro montados em jantes de liga de alumínio forjado. Os pneus, com uma maior superfície lateral, diminuem a pressão de contato e melhoram o rendimento em superfícies macias. A tudo isto foi acrescentado um design mais agressivo e uma melhor tracção em terrenos enlameados.

O Discovery SVX também está equipado com bloqueio de diferencial central ativo e traseiro eletrónico, que trabalham em conjunto com o sistema Terrain Response 2 especialmente calibrado para optimizar a tracção em todas as superfícies. Como complemento destas actualizações de hardware foram incluídas calibrações de software para a transmissão automática de oito velocidades com caixa de transferência de duas velocidades, bem como os sistemas dinâmicos do Discovery: Hill Descent Control, Electronic Traction Control (ETC), Adaptive Dynamics, Dynamic Stability Control (DSC), All-Terrain Progress Control (ATPC) e a direcção assistida elétrica de velocidades variáveis (EPAS).

O Discovery SVX possui também uma alavanca de mudanças em forma de punho de pistola, uma novidade no modelo, de modo a fornecer ao condutor um controlo optimizado da escolha de velocidades durante as manobras todo-o-terreno.

LR-DiscoverySVX-IAA-01LR-DiscoverySVX-IAA-05

Para refletir a solidez que carateriza o Discovery SVX e a sua capacidade para ultrapassar todas as barreiras, os projetistas da Land Rover tiveram como referência algumas caraterísticas de outros veículos para desafios todo-o-terreno icónicos do segmento Discovery, como os utilizados nos eventos Camel Trophy e G4 Challenge, para dar ao SVX um aspecto diferente, agressivo e prático, tanto por dentro como por fora.

A antevisão do futuro modelo de fabrico em série do SVX apresentado no Salão IAA de Frankfurt possui para-choques dianteiros e traseiros únicos, com placas protetoras e argolas de reboque em cor laranja (Rush Orange), cada uma com capacidade para rebocar mais de seis toneladas, bem como um acabamento antirreflexo no capot e um guincho elétrico traseiro.

O Discovery SVX destaca-se pelo seu acabamento acetinado exclusivo Tectonic Grey, uma combinação de cores e materiais em tons Lunar e Light Oyster com toques Rush Orange no interior, e perfurações com o logotipo "X" nos bancos com a marca SVX. Brânquias laterais únicas em tons Narvik Black com insígnias V8, uma grelha em tons Narvik Black Dynamic, barras do tejadilho de cor prateada e uma unidade ancorada na parte superior do veículo com duas cápsulas de luzes adicionais para melhorar a visibilidade em condições de pouca luz são alguns dos novos elementos que fazem parte da transformação deste veículo.

Restará referir que o primeiro Land Rover SVX da SVO é apresentado mundialmente no stand da Jaguar Land Rover do Salão IAA de Frankfurt, a partir de hoje, 12 de Setembro, até ao próximo dia 24, conjuntamente com uma vasta selecção de veículos Jaguar e Land Rover, onde se incluem os modelos da SVO Range Rover Sport SVR, Range Rover SVAutobiography Dynamic, Jaguar F-TYPE SVR e Jaguar XE SV Project 8.

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.