Kia reforça ofensiva ecológica em Portugal

Kia reforça ofensiva ecológica em Portugal

O construtor sul-coreano avança com dois lançamentos em simultâneo colocando a sua gama de modelos no topo em termos de baixas emissões

Kia-Plug-in-Hybryd-01A Kia Portugal acaba de lançar no mercado nacional dois modelos plug-in híbridos, o que coloca a marca na liderança da oferta de motorizações ecológicas em Portugal . Num momento em que a marca sul-coreana atravessa um dos seus melhores momentos em termos da afirmação da sua qualidade pela capacidade de resposta dos diversos modelos que comercializa de uma forma alargada aos principais segmentos, surgem agora o Kia Optima Sportswagon Plug-in Hybrid bem como o Kia Niro Plug-in Hybrid, as duas novas versões que se juntam assim a uma das mais completas gamas de baixas emissões disponíveis no mercado automóvel em Portugal e onde já pontificam o Optima Sedan Plug-in Hybrid, ainda o Niro Hybrid e o Kia Soul EV.

PUB

A propósito destes lançamentos que o LusoMotores acompanhou no Hotel Capuchos Golf & Spa, na Caparica, Almada, o director-geral da Kia Portugal, João Seabra, destacou o significado da chegada destes dois modelos Plug-in Hybrid por fazerem ambos parte de uma realidade da marca a nível mundial: “Os novos veículos amigos do ambiente contribuem para que a Kia continue no bom caminho para o seu objetivo de reduzir em 25% o consumo médio da frota até 2020, comparativamente com os valores de 2014.”

“Prevê-se que as vendas anuais de plug-in híbridos na Europa cresçam para mais de 600.000 unidades até ao final de 2023 e, em Portugal, reconhecemos igualmente um potencial muito elevado neste mercado”, frisou ainda João Seabra para quem o Optima Sportswagon Plug-in Hybrid surge como uma proposta “especialmente adequada para frotas”. Já a chegada do novo Kia Niro Plug-in Hybrid merece no entender do responsável máxima da marca uma atenção especial “por ser uma proposta única no mercado, ao combinar a racionalidade de um plug-in híbrido com a emoção e a versatilidade do estilo crossover.”

Kia Niro Plug-in Hybrid: uma proposta inédita

Olhando para a realidade destes novos modelos agora apresentados, encontramos no novo Kia Niro Plug-in Hybrid uma proposta inédita, nomeadamente se pensarmos que o mercado passa a contar com uma proposta em que o design de crossover e a versatilidade do Kia Niro são combinados com a eficiência de consumos e emissões ultra baixas. Dotado de uma nova solução híbrida plug-in, o Kia Niro Plug-in Hybrid chega ao mercado com o preço de lançamento de 37.240€ e um leque de equipamento especialmente completo em que se inclui a caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades – uma proposta única neste segmento e que se destaca das menos eficientes CVT (variação contínua) que são habituais nesta classe de veículos.

Kia-Plug-in-Hybryd-02Kia-Plug-in-Hybryd-03

O Kia Niro Plug-in conta ainda com outras dotações acima da média da oferta de série neste segmento de mercado tais como os bancos em tecido e pele, sistema de navegação com monitor de sete polegadas, bluetooth, carregador de telefone wireless, câmara traseira de auxilio ao estacionamento, sensores de chuva, chave inteligente e ajuste eléctrico e lombar do banco do condutor, entre muitos outros.

O Niro oferece ainda aos seus proprietários a garantia de 7 anos ou 150.000 quilómetros já habituais nos modelos automóveis Kia, mas também neste caso, ainda que em opção, a disponibilidade, pela primeira vez na gama Niro, o pack safety (Travagem Autónoma de Emergência + Cruise control Adaptativo + Detector de Angulo Morto + Alerta Trafego Retaguarda). Partindo da silhueta do Niro, que foi concebido de raiz como um veículo híbrido, este novo Plug-in Hybrid aposta num design moderno e atraente.

A nova plataforma do Niro foi concebida à parte da restante gama Kia, num projeto autonómo totalmente focado na especificidade das tecnologias amigas do ambiente e nos propulsores avançados. A unidade Plug-In do Niro combina um motor a gasolina 1.6 GDI, de injeção direta, com uma bateria de polímeros de iões de lítio de 8,9 kWh com alta capacidade. O membro mais recente da família de crossovers híbridos da Kia reduz substancialmente as emissões em relação ao mais convencional Niro híbrido – as emissões de CO2 baixam para apenas 29 g/km (ciclo NEDC). Em modo elétrico, com emissões zero, a autonomia é de 58 quilómetros.

Kia-Plug-in-Hybryd-04Kia-Plug-in-Hybryd-07

Optima Sportswagon Plug-in Hybrid: versátil e eficiente

O outro modelo agora apresentado foi o Kia Optima Sportswagon Plug-in Hybrid, capaz de combinar a versatilidade do Optima Sportswagon convencional com a eficiência da motorização da berlina Optima Plug-in Hybrid, introduzida em 2016. Esta nova versão é comercializada com o preço de lançamento final de 43.750€, valor que oferece um nível inédito de equipamento de série incluindo todas as dotações de segurança ativa e de conforto a bordo disponibilizadas pela marca para a gama Optima, bem assim como a garantia de 7 anos ou 150.000 quilómetros.

Oferecendo um espaço de carga de 440 litros (VDA, com os bancos traseiros não rebatidos), ou seja, mais 133 litros que a berlina Optima Plug-in Hybrid, apresenta uma autonomia de 62 km (ciclo NEDC) em modo elétrico, um valor que o coloca entre os líderes do segmento D. Oferece ainda as emissões mais baixas da sua classe – 33 g/km de CO(combinado, NEDC) –, que garantem elevada versatilidade e baixos custos, tanto para clientes particulares como para empresas.

O Optima Sportswagon Plug-in Hybrid é alimentado por uma bateria de polímero de iões de lítio de 11,26 kWh acoplada a um motor elétrico de 50 kW. O grupo motopropulsor conta igualmente com o motor "Nu" GDI de 2,0 litros e 4 cilindros, que debita 156 cv de potência e 189 Nm de binário. A forma de conjugação deste bloco com o motor elétrico permite que o veículo funcione em modo de conservação da carga quando a bateria fica descarregada. A potência total do conjunto é de 205 cv às 6000 rpm, com a utilização do motor elétrico a contribuir para a resposta imediata do motor de combustão às solicitações do acelerador.

Kia-Plug-in-Hybryd-05Kia-Plug-in-Hybryd-06

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.