Impurezas, pó e sujidade são inimigos do nosso veículo, surgindo os filtros como aliados do condutor na protecção da saúde do automóvel. O veículo informa diariamente o seu utilizador do seu estado de saúde, já que mesmo que o condutor realize as inspeções de manutenção normais pode sofrer alguma anomalia. Para evitarmos surpresas desagradáveis há que ter em conta que entre os elementos de vital importância que encontramos no nosso automóvel estão os diferentes filtros, todos com a função de impedir a entrada de partículas prejudiciais para o motor, para a saúde do automóvel e, inclusivamente, para a saúde de quem viaja a bordo.

Consideramos neste caso diferentes tipos de filtros, tanto de ar como de óleo, combustível e habitáculo, sendo que cada um tem a sua missão bem definida. Assim, o filtro de óleo é um dos elementos mais básicos e económicos de um automóvel pelo que se recomenda substitui-lo cada vez que seja necessário substituir o óleo lubrificante.

Já em relação ao filtro de ar, visa reter, na medida do possível, as impurezas que podem aceder ao circuito de admissão de qualquer motor. O filtro de ar mantem o motor a salvo do pó e da sujidade da estrada.

O filtro de combustível, que defende o motor de possíveis partículas e impurezas, podendo ainda eliminar a humidade para evitar a corrosão, mas também o filtro do habitáculo, que impede que entre pó, pólen e maus odores no habitáculo, são igualmente filtros que, como os demais, devem ser substituídos de acordo com os quilómetros percorridos, surgindo nesta fase a Imprefil como uma das entidades que oferece uma ampla gama de filtros tidos como de elevada qualidade, dos principais fabricantes, que cobrem praticamente a totalidade das marcas do mercado. 

Filtros de oleo 01

Pin It