Recordando as históricas séries 911, 928 e 959 da Porsche, e no âmbito de um "projecto de reengenharia", baseado em tecnologia moderna para a aplicação em veículos históricos, a Bosch pensou nos proprietários dos clássicos da Porsche desenvolvendo um motor de arranque de alto rendimento. O rolamento do motor de arranque e a embraiagem com pinhão foram assim redesenhados para os modelos 911, 928 e 959.

Com esta acção, os engenheiros da Bosch conseguiram adaptar o motor de arranque utilizado nos veículos modernos, garantindo que as peças de reposição, utilizadas nos motores aplicados nestes veículos, são também compatíveis com os modelos clássicos da marca alemã. O incremento de potência destes novos motores, que passam dos 1.5 kW para os 2.0 kW permite um arranque mais fiável e seguro dos modelos históricos da Porsche. Além disso, este novo modelo representa uma versão melhorada dos motores que foram descontinuados na sua produção em série.

Bosch... mais de um século de experiência!

O novo motor de arranque para os modelos históricos de Porsche foi desenvolvido por engenheiros de Bosch nas localizações de Göttingen e Schwieberdingen, sendo que estas séries, assim como outras, como é o caso do motor de arranque HEF109, para veículos comerciais, são ainda produzidos nas linhas da Bosch em Göttingen.

"A capacidade de aproveitar os mais de 100 anos de experiência da Bosch, para o programa de reengenharia de motores de arranque e alternadores, é uma grande vantagem para a Bosch Classic", afirma Frank Mantel, diretor da Bosch Classic. "Com este novo motor de arranque proporcionamos aos proprietários destes veículos clássicos a possibilidade de poderem usufruir dos mesmos durante mais tempo”.

Pin It