O projecto original nasceu há mais de meio século na Amadora, pela mão do patriarca da família com o primeiro espaço comercial. Todavia, é em 1992 que surge a Expopneu, empresa que construiu o seu nome através do comércio de pneus mas também de jantes, artigos com os quais têm “calçado” os automóveis daqueles que procuram segurança, conforto e alguma imagem mais requintada para os seus veículos.

Hoje, para além do espaço na Amadora, a Expopneu encontra-se também em Belas, e desde há dois anos igualmente em Massamá, três pontos de actividade nos quais o principal produto é o pneu e a jante, mas onde é possível também recorrer a serviços rápidos de intervenção no automóvel, num conceito afinal cada vez mais repetido e a que o consumidor já se habituou. Depois uma área particularmente importante em todo este negócio resulta da oferta permitida em jantes usadas, outro argumento na procura da melhor forma de modificar o automóvel.

Modificar e permitir alguma personalização do automóvel ao gosto do seu proprietário é, assim, algo que a Expopneu aprendeu a fazer com uma maestria que lhe garantiu ao longo dos anos inúmeros clientes que ainda hoje se mantém fiéis. Interlocutor em nome da empresa, David Vilar, um dos quatro irmãos que hoje gerem este negócio, dá-nos conta do rumo que tem vindo a ser percorrido, mas também do que se pode antever ao olharmos em frente.

“A personalização do automóvel é algo em que as pessoas apostam muito e as nossas vendas provam isso mesmo. Veja-se que vendemos muitas jantes, novas e usadas. Poderá dizer-se que é uma questão porventura supérflua, mas é uma aposta real. Aliás, existem por vezes pessoas que preferem investir numas boas jantes preferencialmente do que num bom jogo de pneus.”

01CR9585

01CR9563

01CR9593

01CR9583

Mais recentemente a empresa cresceu e aos espaços da Amadora e de Belas juntou-se a loja de Massamá, um novo pólo no qual são servidos os clientes de maior proximidade, com uma aposta acrescida nos serviços rápidos. Existem ainda muitas empresas que, até pela localização, estão a aderir aos serviços da Expopneu.

Actualmente com trinta funcionários, a empresa fechou o ano de 2016 com uma faturação acima dos três milhões de euros, um valor que resulta de uma estratégia global da empresa como destaca David Vilar: “A loja de Massamá abriu em 2015 e, de então para cá, o mercado evoluiu. A nossa capacidade de resposta também vem aumentando, a economia está melhor, e nós temos procurado crescer de forma sustentada.”

“Temos jantes de todas as medidas, entregamos no país todo, estamos também a apostar numa marca nossa que vamos lançar no próximo ano – estamos ainda a estudar o nome mas pretende ser uma marca que possa ser portuguesa e destinada à revenda, permitindo um ponto de viragem para este sector –, e tudo para ir ao encontro do mercado e das suas preferências”, acrescenta David Vilar na apresentação desta “empresa familiar”. “Somos quatro irmãos, três rapazes e uma rapariga, e felizmente que o nosso pai nos soube encaminhar a todos para este negócio onde continuamos unidos, damo-nos bem, e sempre para nosso benefício e do próprio negócio!”

texto: Jorge Reis
fotos: Carlos Rodrigues
(in Consilcar Magazine)

01CR9565

01CR9597

01CR9610

01CR9564

01CR9576

Pin It