Após vários meses de testes, e eventos de lançamento de grande repercussão mediática, a Goodyear finalizou a especificação do pneu com exclusiva banda de rolamento com rasto, a utilizar no novo e emocionante campeonato de turismos elétricos Pure ETCR, quando este arrancar no próximo ano.

Um programa de testes de inestimável valia, levado a cabo com as equipas, o Eurosport Events, promotor do campeonato, e o departamento técnico do Grupo WSC proporcionou à Goodyear um valioso feedback depois de ter sido apresentado, em Agosto, o pneu de competição Goodyear Eagle F1 SuperSport especialmente desenvolvido para o efeito. Com um piso com rasto, o pneu de especificação única será utilizado em todos os circuitos e em todas as condições climatéricas, faça chuva ou faça solo, e num calendário que inclui circuitos permanentes e urbanos.

A Goodyear, sócio fundador do Pure ETCR, completou várias sessões de testes para recolha de dados não só para o seu próprio trabalho de desenvolvimento, mas também para disponibilizar às equipas e construtores uma plataforma fiável e estável para a sua própria preparação com os turismos elétricos mais potentes do mundo.

Goodyear PureETCR 04

Os projetos Pure ETCR e WTCR - FIA World Touring Car Cup da Gooydear são dirigidos pelo líder de eventos, Sebastian Trinks: "Temos outro teste em Vallelunga esta semana, e, seguidamente, o programa de testes prosseguirá no início do próximo ano, quando tenhamos mais carros e fabricantes na pista, para nos darem mais dados e informação. O pneu, em si, está terminado. Não mudámos nada desde que a sua revelação, em agosto, porque funcionou exatamente como se esperava. Também temos recebido comentários muito positivos dos pilotos de testes das equipas”.

"Quando a equipa de I&D do Luxemburgo e da Alemanha estava a trabalhar no pneu, no início ano, teve uma noa oportunidade para realizar testes e simulações em espaços cobertos, enquanto não podíamos ir para a pista devido ao confinamento. Conseguimos completar uma grande parte do trabalho de testes durante este período, para minimizar a quantidade de tarefas que teria de ser efetuado num circuito de corridas. Foi um bom exemplo de adaptação à situação, e tirar o máximo proveito das circunstâncias enquanto não foi possível viajar, no que foi um excelente trabalho da equipa de I&D".

Goodyear PureETCR 02

Lançamentos com repercussão mediática 

Alguns detalhes adicionais relativos ao campeonato Pure ETCR foram exibidos em dois eventos realizados nos últimos meses; um lançamento em Copenhaga, em outubro, e uma estreia em circuito, no MotorLand Aragón, em novembro. A grelha de partida, única desta série, e a Estação de Energia, foram reveladas pela primeira vez nestes eventos de lançamento, criando um grande entusiasmo para a temporada de estreia no próximo ano. Esta parceria da Goodyear tem sido o centro das atenções, inclusivamente através de entrevistas com Ben Crawley, Diretor de Motorsport da Goodyear EMEA.

A Goodyear desfruta de uma estreita relação de trabalho com o o Eurosport Events, que não só promove o campeonato Pure ETCR, como outros campeonatos de primeiro nível, incluindo o WTCR, de que a Goodyear se tornou, este ano, fornecedor exclusivo de pneus. Devido a esta familiaridade, e da colaboração em diversos campeonatos, a equipa da Goodyear pode apoiar muito de perto a progressão do Pure ETCR.

Goodyear PureETCR 06

Sebastien Trinks acrescenta: "Decerto que ajuda trabalhar com a mesma equipa no Pure ETCR e no WTCR. É bom para ambas as partes - para o campeonato e para nós - ter esse mesmo ponto de contacto e construir relacionamento estreitos. Estamos encantados com os resultados da nossa primeira temporada, este ano, enquanto fornecedores de pneus do WTCR, e a reação do Eurosport, das equipas e dos pilotos tem sido esmagadoramente positiva".

Concorrente italiano revelado

Outro emocionante desenvolvimento saído do evento de lançamento no Motorland Aragón foi a revelação de outro carro ETCR, o Alfa Romeo Giulia ETCR, desenvolvido pela equipa italiana Romeo Ferraris. O Alfa Romeo é o segundo carro ETCR apresentado, depois do Hyundai Veloster N ETCR, com o qual, até agora, foi desenvolvido todo o trabalho de testes deste ano para o Pure ETCR.

Sebastien Trinks refere: "Já conhecemos a equipa Romeo Ferraris, porque corre com a Alfa Romeo no WTCR, pelo que temos trabalhado com eles este ano, e temo-nos dado muito bem. Estou contente por dar as boas vindas ao segundo carro que participará no campeonato, e anseio por uma boa colaboração. Até agora, estivemos a trabalhar de muito perto com a Hyundai ao longo de todo o período de testes, e esperamos trabalhar de forma mais estreita com a Cupra enquanto a equipa prossegue com o seu trabalho de desenvolvimento. É excelente que todas estas equipas e fabricantes estejam presentes no Pure ETCR, e estamos a gostar muito de trabalhar com cada uma delas".

Goodyear PureETCR 05

Michela Cerruti é Diretora de Operações da Romeo Ferraris e chefe de projeto do programa Alfa Romeo Giulia ETCR. Depois de uma temporada a trabalhar estreitamente com a equipa de Sebastien Trinks no WTCR, está entusiasmada por dar seguimento a esta colaboração à medida que o desenvolvimento do Pure ETCR avança.

"A Goodyear é um parceiro fiável e possui uma grande experiência no automobilismo de competição com quase todo o tipo de carris", afirma Michela Cerruti. "O seu regresso ao mundo TCR com o WTCR será uma boa base para o desenvolvimento do ETCR, e, para o desenvolvimento dos pneus de estrada, o ETCR é um magnífico banco de ensaios para os fabricantes de pneus. Indubitavelmente, tê-los nesta aventura será um desafio motivador para alcançar uma boa performance e desenvolver o veículo durante os próximos testes".

Goodyear PureETCR 01

LusoMotores
Pin It