A reclamação de destaque entre os modelos automóveis elétricos presentes na presente edição do Salão Automóvel em curso na cidade de Munique, Alemanha — 2021 International IAA Mobility Show —, é feita pela própria Pirelli segundo a qual “os principais fabricantes de carros mundiais” ali presentes “escolheram os pneus Pirelli para os seus exemplares mais sustentáveis”.

Em comunicado, a Pirelli refere que “quase um em cada três carros elétricos (29%) presentes na feira equipam pneus Pirelli P Zero ou Scorpion. Alguns desses pneus contam ainda com a tecnologia Elect, projetada para carros com emissões zero ou baixas. Os pneus Cinturato P7 da Pirelli também estão em exibição com os modelos BMW 320e híbrido e o Série 3.”

Os pneus P Zero com marcação Elect são pneus Ultra High Performance (UHP) que combinam a experiência do mundo do automobilismo da Pirelli com a tecnologia Elect. Estes foram escolhidos para equipar carros como o Porsche Taycan, Ford Mustang Mach-E GT, Polestar 1, BMW iX e o novo Mercedes-Benz EQE, na feira de Munique. Os pneus P Zero Elect estão instalados no Audi Grandsphere Concept (versão de conceito), no Mercedes-Benz Concept EQG, no novo Mercedes-Benz EQB e no Ford Mustang Mach-E 4X. 

Os pneus da família Scorpion, projetados para SUVs e crossovers, também estão presentes em exemplares como o Volkswagen ID.4 GTX e ID.5 GTX, o plug-in Volvo XC90 Hybrid, o Jaguar EV400 AWD e a linha da Mercedes-Benz EQCc 400 4matic AMG. 

Pirelli Elect 3

Elect: mais alcance, aderência e menos ruído

Os pneus Pirelli Elect caracterizam-se por possuírem um pacote de tecnologias específicas para carros elétricos e híbridos plug-in: baixa resistência ao rolamento, para aumentar o alcance; redução do ruído na estrada, para melhorar o conforto; aderência imediata, para lidar com o torque instantâneo; e uma estrutura capaz de suportar o peso de um veículo movido a bateria.

Estas características foram desenvolvidas pela Pirelli em conjunto com os principais fabricantes de automóveis a nível mundial, para responder às exigências técnicas específicas dos veículos elétricos e híbridos plug-in, de acordo com a filosofia ‘Perfect Fit’ da Pirelli, com um composto, estrutura e banda de rodagem específicos para cada carro. 

Pirelli Elect 1

Pneus com Certificação FSC em todo o Mundo

Os primeiros pneus do mundo com certificação Forest Stewardship Council (FSC) estão em exibição pela primeira vez. Os pneus Pirelli P Zero com certificação FSC, fabricados com borracha natural e rayon, surgem equipados no novo BMW iX5 Hydrogen e no BMW X5 xDrive45e Plug-In Hybrid.

A certificação FSC atesta que as plantações são geridas de modo a preservar a diversidade biológica e promovem a vida das pessoas e dos trabalhadores locais, ao mesmo tempo que garante a sustentabilidade económica. O complexo processo de verificação do FSC certifica que os materiais são identificados e separados dos não certificados, ao longo da cadeia de produção, desde as plantações até aos fabricantes de pneus.

Pin It