Goodyear avança pneu com sensores para autónomosA Goodyear apresentou, esta quarta-feira, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, a sua visão de pneus de suporte para a primeira geração de veículos autónomos : o protótipo IntelliGrip, que conta com tecnologia avançada de sensores e foi concebido para suportar os sistemas de controlo de veículos autónomos. Tendo em conta que esta nova condição de veículos depende dos dados de outros automóveis, condutores, peões e cidades inteligentes, pneus como o conceptual Goodyear IntelliGrip podem vir a desempenhar um papel crucial na troca de informações.

“A redução sustentada da interacção e intervenção do condutor nos veículos de condução automática significa que os pneus irão desempenhar um papel ainda mais importante, uma vez que são o único ponto de contacto à estrada”, afirmou Joseph Zekoski, vice-presidente e director técnico da Goodyear, acrescentando: “Os pneus conceptuais da Goodyear desempenham uma função dual no futuro, como plataformas criativas para alargar as fronteiras do pensamento convencional e como bancos de ensaios para as tecnologias de nova geração”.

Graças à sua avançada tecnologia de sensores e banda de rodagem especialmente concebida, o protótipo de pneu Goodyear IntelliGrip pode perceber inúmeras condições rodoviárias, incluindo a superfície da estrada e a meteorologia.

O IntelliGrip utiliza ainda a avançada tecnologia de desgaste activo, baseada na tecnologia de sensores do sistema de monitorização da pressão dos pneus e de desgaste activo da Goodyear, para avaliar o estado do pneu e do veículo. A Goodyear desenvolveu algoritmos especiais para considerar variáveis como a pressão de enchimento e a temperatura dos pneus no sentido de obter uma melhor estimativa do estado dos pneus e, consequentemente, optimizar o sistema de controlo autónomo do veículo.

Goodyear avança pneu com sensores para autónomos

Além de sentir as condições do pneu e da estrada, este pneu comunica ainda com o computador central da viatura, o que deve contribuir para melhorar o desempenho da condução e a segurança. Quando o pneu sente que a superfície da estrada está molhada ou escorregadia, o veículo autónomo adapta a sua velocidade. Adicionalmente, deve encurtar a distância de paragem, melhorar a reacção em curva, optimizar a estabilidade e ainda os apoiar sistemas de prevenção de colisões.

Actualmente, a Goodyear está a trabalhar com um conjunto de fabricantes de automóveis para adaptar esta tecnologia às necessidades, pretendendo melhorar a conectividade com funcionalidades como sistemas electrónicos de controlo da estabilidade, sistemas de controlo de travagem e sistemas de controlo da suspensão.

O microchip do IntelliGrip foi desenvolvido com a Huf, um dos principais fabricantes de sistemas de bloqueio mecânicos e eléctricos, sistemas de monitorização da pressão dos pneus e sistemas telemáticos para a indústria automóvel em todo o mundo.

Goodyear avança pneu com sensores para autónomosGoodyear avança pneu com sensores para autónomosGoodyear avança pneu com sensores para autónomos

Pin It