Goodyear fornece Europeu de Corridas de CamiõesA Goodyear anunciou ter sido seleccionada pela FIA como parceiro exclusivo de pneus para o Campeonato Europeu de Corridas de Camiões nos próximos três anos . Esta nova parceria vem fortalecer a longa relação da Goodyear com a competição, para a qual tem produzido pneus especialmente desenvolvidos para camiões desde 2004.

Com base nas excelentes prestações e desempenho comprovado dos seus pneus de competição para camiões, a Goodyear venceu o concurso da FIA e tornou-se o fornecedor exclusivo de pneus para o Europeu de Camiões.

A renovação da parceria para os próximos três anos significa que a Goodyear é agora parceiro da recém-formada “European Truck Racing Association” (ETRA), o novo promotor da série, que tem planos ambiciosos para melhorar e reforçar a imagem e a percepção pública do campeonato, além de aumentar o número de concorrentes e a comunicação da prova. A nova organização do Campeonato Europeu de Camiões é uma excelente ocasião para a Goodyear demonstrar a sua inovadora capacidade de liderança em pneus para veículos pesados e testar novas tecnologias para o desenvolvimento de futuros pneus para camiões de pista sob condições difíceis e competitivas.

“Estamos muito orgulhosos por termos sido escolhidos pela FIA para sermos parceiro exclusivo da ETRA nos próximos três anos. Em 2016, celebramos o 12.º aniversário como fornecedor de pneus de competição para camiões especialmente desenvolvidos para o Campeonato Europeu de Camiões. Esta parceria permite-nos evidenciar o elevado desempenho dos nossos produtos e testar novas tecnologias que em última análise beneficiam os nossos pneus de série para camião. Além disso, dá-nos novas oportunidades para um maior envolvimento no Campeonato Europeu de Camiões e para um melhor posicionamento do perfil da nossa marca, dos nossos pneus e dos nossos serviços”, afirmou Benjamin Willot, director de Pneus de Camião na Goodyear Europa, Médio Oriente e África.

Nos próximos três anos, a Goodyear irá fornecer pneus de competição para camiões especialmente desenvolvidos no tamanho 315/70R22.5 para todas as equipas concorrentes na série. Na sua construção, estes pneus de competição utilizam uma carcaça similar à dos pneus Goodyear de série para camiões. No sentido de melhorar o desempenho, aumentar a rigidez lateral e sobretudo reduzir o risco de sobreaquecimento, a carcaça foi modificada em alguns aspectos, dado que o piso desempenha um papel vital e atinge temperaturas muito elevadas quando o camião procura optimizar a aderência na corrida.

De acordo com o fabricante, o pneu de competição para camião da Goodyear apresenta um piso especialmente concebido para uma excelente aderência com a pista seca ou molhada. Em conjunto com um característico desenho assimétrico do ombro e sulcos circunferenciais, o composto do piso de competição para camiões da Goodyear oferece a todos os condutores e em todas as pistas um desempenho excelente e consistente.

Todos os pneus de competição para camião da Goodyear possuem RFID (Identificação por Radiofrequência), o que confere a cada pneu uma identidade única utilizada pelos juízes da FIA. Esta tecnologia envolve a colocação de um microchip no pneu durante a construção. O chip contém dados relativos ao pneu, incluindo um código de identificação único, que permite à FIA monitorizar cada pneu, assegurando que todas as equipas em competição cumprem os regulamentos no que respeita ao número e à utilização de pneus de competição.

Pin It