O futurista pneu fotossintético ‘Oxygene’, que simboliza a visão da Goodyear para uma mobilidade limpa nas cidades do futuro, impressionou a totalidade do júri nos Prémios Criatividade e venceu mesmo na categoria “Melhor Ideia Verde” na edição deste ano no “The Tire Cologne 2018” certame realizado na Alemanha inteiramente dedicado ao pneu, nomeadamente à tecnologia, investigação e desenvolvimentos relativos ao pneu.

“O muito cobiçado Prémio Criatividade reconhece o poder de inovação da nossa empresa, numa altura em que estamos a trabalhar nas soluções de mobilidade do amanhã”, sintetiza Jürgen Titz, presidente da Goodyear DACH. Com musgo verdadeiro nas paredes laterais, os pneus ‘Oxygene’ desencadeiam o processo de fotossíntese para fazer jus à visão do fabricante para uma melhor qualidade do ar nas cidades do futuro.

Sobre os benefícios da utilização destes pneus, Saburo Miyabe, engenheiro chefe na Goodyear Alemanha. referiu que “se cerca de 2,5 milhões de automóveis circulassem com pneus com musgo numa cidade como Paris, existiriam cerca de mais 3000 mil toneladas de oxigénio, e menos 4000 toneladas de dióxido de carbono, no ar”.

Arranque limpo para o futuro

O protótipo do ‘EfficientGrip Performance’ com tecnologia ‘Electric Drive Technology’ – um pneu especialmente concebido para satisfazer os requisitos específicos do crescente mercado de veículos elétricos – também será exibido pela primeira vez na Alemanha.

O pneu de alta tecnologia estará nas estradas europeias em 2019. Miyabe explica a tecnologia existente por detrás do mesmo: “O pneu compensa melhor o elevado binário dos veículos elétricos e é excecionalmente silencioso. O pneu é, também, capaz de fazer face ao peso adicional da bateria e destaca-se pela sua resistência ao rolamento extremamente baixa, que aumenta a autonomia dos veículos elétricos.”

Outros destaques entre os pneus para automóveis incluem o Eagle F1 Asymmetric 3, do qual o fabricante também disponibiliza uma versão para SUVs, o popular pneu para todas as estações Vector 4Seasons Gen-2, e os mais recentes pneus de alta tecnologia da Goodyear para um excelente comportamento em condições de inverno, os UltraGrip Performance Gen-1. A Dunlop irá exibir o seu lado desportivo na feira de mobilidade e triunfará, em parte, graças ao seu Sport Maxx Race 2 instalado num Porsche GT2 RS com 700 cv.

Goodyear TheTireCologne2018 03

Goodyear TheTireCologne2018 01

Goodyear na Era Digital

Para os camiões, a equipa da Goodyear Proactive Solutions irá apresentar a sua mais recente gama de soluções baseadas em dados para veículos comerciais. Sobre este tema, Dirk Menzel, responsável de Vendas da Goodyear Proactive Solutions DACH afirma: “O portfólio da Goodyear Proactive Solutions inclui, presentemente, um sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) com uma função de rastreio e acompanhamento para camiões e autocarros, que foi recentemente lançada numa versão ‘Heavy Duty’ para veículos OTR. A Goodyear oferece, também, um leitor para camiões e autocarros, um prato de medição integrado no piso do armazém que faz uso de sensores para determinar a profundidade do piso dos pneus. As funções preditivas são o argumento exclusivo deste sistema.”

“Os nossos algoritmos inteligentes e a denominada tecnologia “G-Predict” permitem-nos identificar potenciais problemas com os pneus ou a sua pressão”, acrescenta. Por último, mas não menos importante: os clientes da Goodyear beneficiam da ampla rede de assistência ‘TruckForce’, que rápida e seguramente disponibiliza a assistência necessária em caso de incidente.

“O nosso sistema não só oferece um conjunto de dados”, prossegue Menzel, “como mostra aos nossos clientes que adaptações necessitam de efetuar para evitar que um problema alguma vez ocorra. Com mais de 2000 parceiros TruckForce em toda a Europa, também podemos disponibilizar a assistência necessária sem qualquer demora”, conclui.

Como funciona a tecnologia

Com o TPMS, são instalados sensores diretamente nos aros dos pneus para medir em permanência a pressão do ar e a temperatura do pneu. Com o Drive-over-Reader, os sensores e a tecnologia de medição são instalados de forma permanente no piso do armazém, e determinam a pressão do ar, a profundidade do piso restante e o peso do veículo quando em utilização.

Esta informação é passada para os servidores da Goodyear. Algoritmos matemáticos, desenvolvidos pelo fabricante, conhecidos como tecnologia G-Predict, analisam os dados e enviam um relatório diário para o gestor de frota. Caso surja um potencial problema, o cliente recebe um aviso em tempo real via e-mail ou através de uma app. Um gráfico explica que pneu está envolvido e quão sério é o problema.

Restará referir, a propósito da Goodyear, que se trata de uma das maiores empresas produtoras de pneus a nível mundial. Tem cerca de 64.000 empregados e fabrica os seus produtos em 48 instalações localizadas em 22 países em todo o mundo. Os seus dois Centros de Inovações, em Akron, no Ohio, e em Colmar-Berg, no Luxemburgo, esforçam-se por desenvolver produtos e serviços de última geração que estabelecem o padrão da indústria em termos de tecnologia e desempenho.

Goodyear TheTireCologne2018 04

Goodyear TheTireCologne2018 05

Pin It