Em linha com a estratégia de desenvolvimento do Grupo na área de Soluções e Serviços, e aproveitando a experiência obtida com as aquisições da Sascar e da NexTraq na América, a Michelin acaba de anunciar a assinatura de um acordo para a aquisição da totalidade do capital social da Masternaut, um dos maiores fornecedores de serviços telemáticos na Europa.

A Masternaut, entidade que opera principalmente em França e no Reino Unido, disponibiliza uma plataforma técnica de última geração e oferece soluções telemáticas integradas para otimizar a gestão e o controlo de frotas de veículos. A Masternaut gere, actualmente, mais de 220.000 veículos, na sua maioria comerciais ligeiros. A transação foi realizada com base numa valorização de oito vezes o EBITDA de 2018 antes de sinergias.

Com esta aquisição, a Michelin pretende acelerar o desenvolvimento da área de negócio de Soluções e Serviços para veículos ligeiros, e apoiar um mercado de frotas em franco crescimento, visa também a Michelin permitir que a Masternaut lance a sua oferta em toda a Europa, tirando partido da cobertura geográfica da rede Michelin, e aumentar o volume de recolha de dados, o que permite oferecer aos seus clientes as melhores soluções, melhorar a performance do produto e desenvolver a implementação de serviços na área da ciência de dados, como a manutenção preditiva.

A propósito desta aquisição por parte da Michelin, o seu presidente, Florent Menegaux, afirmou: "A Michelin está a consolidar a sua experiência em telemática, o que nos permite otimizar a mobilidade dos nossos clientes e dar resposta às necessidades de um mercado em evolução. A Masternaut representa um passo mais na expansão das nossas atividades na área de Soluções e Serviços, especialmente na Europa e para frotas de veículos ligeiros.”

Pin It