SEAT-ATECA-016hA Seat apresentou esta segunda-feira em Barcelona aquele que pretender ser o primeiro SUV na história da marca, modelo apelidado de Seat Ateca que se pretende destacar pela combinação que permite entre design, dinâmica, condução divertida, versatilidade urbana e carácter útil. Conectividade de topo, sistemas de assistência de última geração e propulsores de elevada eficiência estão entre os pontos de maior destaque do Ateca, um modelo que a Seat garante apresentar acabamentos excepcionais, construção precisa e uma muito atractiva relação preço/qualidade, tudo para permitir neste Ateca o que o construtor apelida de "um puro Seat".

“O novo Ateca tem um papel fundamental na nossa nova estratégia de marca. Com este SUV, a Seat garante a continuidade na tendência de crescimento e reforça a sua imagem de marca”, afirma Luca de Meo, presidente da Seat, S.A., segundo o qual “o novo Ateca marca a maior ofensiva de sempre da Seat no lançamento de novos produtos”. Consciente de que o segmento dos SUV é o que apresenta maior crescimento, Luca de Meo garante que o Ateca “está destinado a assumir-se como terceiro pilar da marca, juntando-se às famílias Ibiza e Leon”.

O Seat Ateca ficará disponível antes do verão na Alemanha e em Espanha, chegando progressivamente aos restantes mercados. Terá motores a gasolina e Diesel com potências entre os 115 CV e os 190 CV, com tracção dianteira ou integral, e com transmissão manual ou DSG. O alargado leque de tecnologia abrange faróis Full LED, um amplo portfolio de sistemas de ajuda, como os inovadores Assistentes de Trânsito e de Emergência, passando por um pacote de última geração de componentes de infotenimento de última geração com ecrãs tácteis de oito polegadas e conectividade Full Link.

Ainda a propósito deste novo Ateca, Matthias Babe, vic-presidente da Seat, S.A., respondável pelo departamento de investigação e design, garante que este novo Ateca “é um verdadeiro SUV com o estilo inconfundível Seat, perfeito para a cidade e com excelentes capacidades todo-o-terreno. O condutor — acrescenta este responsável — desfrutará da melhor experiência possível, potenciada por um conjunto de ajudas à condução sem precedentes, incluídas nos completos leques de equipamento tecnológico”.

Matthias Rabe mostra-se ainda convicto que “o Ateca oferece a melhor funcionalidade da sua categoria graças à capacidade da bagageira, ao conforto, ao espaço interior e, tão importante, ao nível de conetividade com um novo ecrã tátil de oito polegadas repleto de funcionalidades de infotenimento e de navegação, ao que se junta o sistema Seat Full Link, criado exclusivamente para a Seat.”

SEAT-ATECA-001hSEAT-ATECA-003hSEAT-ATECA-007h

Nome cumpre a tradição

A exemplo daquilo que é já uma tradição na Seat, o nome deste SUV, Ateca, surge a partir da geografia espanhola, a propósito da localidade de Ateca, uma localidade a oeste de Saragoça, em pleno coração da Península Ibérica. Já o design vai ao encontro da emoção nascida em Barcelona. Com um design que aponta claramente para um formato de SUV, revelando ainda assim uma combinação entre dinâmica e funcionalidade, permite vários elementos como a grelha trapezoidal, os traços laterais em arco de raio mínimo e máxima definição, bem como as assinaturas triangulares das luzes são pontos marcantes de alguns ícones da marca, como o Leon. Os responsáveis da Seat garantem no entanto que todos os detalhes foram potenciados para um nível superior no Ateca.

A secção frontal do Ateca é, portanto, 100 por cento Seat mas também 100 por cento SUV, com a generosa grelha, dotada de uma moldura bem marcada e definida, a espelhar confiança e mostrar-se capaz de vincar o formato dos faróis, rematando as entradas de ar num conjunto que assume as credenciais dinâmicas do Ateca. Ao mesmo tempo, o SUV Seat marca uma posição musculada que exala solidez e fiabilidade.

Numa característica já comum na Seat, o Ateca inclui entre os opcionais os faróis Full-LED para uma excelente luminosidade. Combinados com a assinatura triangular das luzes diurnas de LED, criam um impacto visual inconfundível. No Ateca, as luzes indicadoras de mudança de direção estão também integradas neste conjunto de assinatura.

SEAT-ATECA-009hSEAT-ATECA-011hSEAT-ATECA-019h

Interior com caráter desportivo

O habitáculo está em perfeita harmonia com o design exterior, procurando combinar uma elegância refinada com caráter dinâmico, permitindo sensações de qualidade, robustez e segurança, bem ao jeito do que se espera de um SUV. Posição de condução elevada e visibilidade para o exterior com os limites da secção dianteira bem demarcados são factores importantes a ter em conta no interior deste novo Seat Ateca. No painel, com os comandos agrupados em bloco, os mostradores e o ecrã central de oito surgem à distância de um breve olhar.

Outros pormenores deste noso Seat a destacar têm a ver com o compartimento para bagagem com capacidade para 510 litros na configuração convencional e 485 litros nas versões 4Drive. Um fundo duplo no piso da mala é muito funcional para manter tudo arrumado, enquanto os bancos traseiros podem ser rebatidos a partir da bagageira, permitindo um uso fácil e versátil do espaço interior.

Nota ainda para a "recepção" ao condutor a bordo do Seat Ateca, isto porque no primeiro momento em que se senta ao volante é "atraído" por um círculo de luz à volta do botão “start”, que pulsa como um coração, mostrando que o Ateca está a postos para avançar. Com o botão Driving Experience da consola central, podem ser selecionados os modos Normal, Sport, Eco e Individual, sendo que as versões 4WD do Ateca acrescentam os programas Snow e Offroad mas também a função Hill Descent Control.

Outro mecanismo muito conveniente é a abertura da bagageira com comando elétrico, que pode ser acionado com um simples gesto do pé e, pela primeira vez, também pode ser fechado da mesma forma. Uma outra comodidade é o opcional Sistema auxiliar de aquecimento em estacionamento com pré-seleção da temperatura através do comando remoto.

SEAT-ATECA-069hSEAT-ATECA-071hSEAT-ATECA-085h

Ainda em termos de equipamento, referência para a existência de uma ampla gama de sistemas de assistência à condução, nomeadamente o Assistente de Trânsito — nas filas de trânsito, em ritmo de engarrafamento, o Ateca vira, acelera e curva automaticamente dentro de certos limites do sistema, ajudando depois em velocidades mais elevadas, até aos 60 km/h, a manter a velocidade e a trajetória na faixa de rodagem, devendo as mãos do condutor permanecer no volante. Basicamente, para que o Assistente de Trânsito funcione, o Seat Ateca recorre ao assistente de faixa de rodagem mas também ao cruise control adaptativo (ACC).

As funções de ACC e a manutenção de faixa de rodagem juntam-se para assegurar a funcionalidade do Assistente de Trânsito, que garante assistência nos movimentos laterais e longitudinais. Desta forma, o veículo vira, acelera e trava automaticamente, embora apenas enquanto o condutor mantiver as mãos no volante, estando sempre pronto para intervir. Será de salientar ainda a presença do ACC com Front Assist através do qual o sistema ACC recorre a um radar para regular a distância ao veículo da frente dentro de certos limites, podendo o sistema Front Assist efectuar travagem autónoma em condições de risco. Outros equipamentos como o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, a detecção no ângulo morto, o alerta de trânsito posterior, também o sistema de Top View, permitido por quatro câmaras que cobrem toda área à volta do Ateca, mostrando no ecrã central uma imagem aérea, tipo “bird eye” e o Park Assist 3.0 apontam para a inovação tecnológica deste Seat Ateca com vantagens claras para o utilizador.

Última nota para a presença de uma função de Assistente de Emergência, pronta a ser activada em situações, por exemplo, de emergência médica: se o condutor permanecer inactivo durante um certo tempo, o veículo, primeiro, emite um aviso visual, depois acústico, seguido, por último, por um breve toque de travagem. Se mesmo assim o condutor não mostrar qualquer reação, o Ateca começa a abrandar até à imobilização total, dentro da faixa, ativando os sinais de perigo e o travão de estacionamento elétrico.

SEAT-ATECA-025hSEAT-ATECA-030hSEAT-ATECA-033h

Os motores do Ateca e o sistema 3Drive

Para um modelo em que a Seat promete o maior nível de conectividade, através da utilização da última geração dos sistemas de infotenimento, nomeadamente o Easy Connect, Seat Full Link e o Seat ConnectApp, fica também a promessa do que o construtor garante ser uma "condução divertida" em modelos que tiram partido de blocos a gasolina TSI ou Diesel TDI de acordo com características próprias que poderá conhecer no quadro abaixo referente aos motores...

Os motores disponíveis em PORTUGAL:

 

1.0 TSI

1.4 TSI

1.6 TDI

 

2.0 TDI

2.0 TDI
DSG

2.0 TDI
4Drive
DSG

CV

115

150

115

150

150

190

Nm@rpm

200
2000-3500

250
1500-3500

250
1500–3250

340
1750–3000

340
1750–3000

400
1750­–3250

Vmax/km/h

183

201

184

202

201

212

0-100/s

11.0

8.5

11.5

8.5

8.5

7.5

CO2

119

124

111

113

115

131

Relativamente ao sistema de tracção integral 4Drive do Ateca, a Seta garante estar entre os mais modernos e eficientes do seu género, utilizando a última evolução do diferencial de embraiagem multidisco de actuação hidráulica e com comando eletrónico. A quinta geração do sistema Haldex reage de forma extremamente rápida a todas as condições de condução, com um benefício ativo e permanente na segurança e no comportamento.

Restará referir que com todo este pacote de equipamentos, motorizações e inovações tecnológicas, o novo Seat Ateca agora apresentado em Barcelona e que em breve estará também no mercado nacional terá preços para Portugal desde os 26.921 euros para os motores TSI, e a partir dos 29.260 euros para os motores Diesel, valores ainda assim para já provisórios adiantados pela Seat para o Ateca.

Jorge Reis

SEAT-ATECA-046hSEAT-ATECA-048hSEAT-ATECA-066hSEAT-ATECA-068h

Pin It