Com uma “prémiere” mundial feita exclusivamente online, indo afinal ao encontro da realidade dos tempos de pandemia que afeta todo o planeta, a Ferrari acaba de apresentar o novo Ferrari Portofino M, modelo que dá conta da busca da renovação por parte da mítica marca italiana respeitando afinal a sua herança, mas também a paixão da Ferrari e a busca constante pela perfeição. O ‘M’ que surge na assinatura do nome deste novo modelo – “Modificata” –, aponta na nomenclatura da Ferrari para automóveis que foram sujeitos a uma evolução que aumentou significativamente o seu desempenho, e este Portofino M apresenta-se claramente capaz de justificar esta ideia.

Com diversas inovações técnicas presentes neste que é a nova evolução do Ferrari Portofino, desde uma nova caixa velocidades de oito relações ao ‘Manettino’ de cinco posições que inclui um modo Race, o Portofino M pretende garantir uma combinação de desempenho GT autêntico, prazer de dirigir, agilidade e versatilidade. Com um caráter mais desportivo do que seu antecessor, ele também oferece manuseio superior, mais conforto a bordo e novos opcionais para o único coupé que mantém o espírito Ferrari com a capota rígida retráctil estando esta fechada ou aberta.

Ferrari Portofino M 2021 1600 02

Com dimensões compactas, este Ferrari Portofino M também o tornam ideal para todas as ocasiões.

Com um motor de 3855 cc V8 turbo, pode atingir 620 cv às 7.500 rpm, subindo assim mais 20 cv do que o Ferrari Portofino. Por fim, visando cumprir os mais rígidos padrões de emissões poluentes, um Filtro de Partículas de Gasolina foi incluído no sistema de escape que visa permitir que o carro cumpra os mais rígidos padrões europeus de antipoluição (Euro-6D) sem comprometer o prazer de dirigir.

Ferrari Portofino M 2021 1600 22

A caixa de 8 velocidades é uma unidade completamente nova em comparação com a versão anterior de 7 velocidades e é baseada em uma arquitetura de banho de óleo de dupla embreagem. Ele difere da transmissão de 8 velocidades do SF90 Stradale pelas suas relações de marcha mais longas e pela introdução de uma marcha atrás mecânica. O novo layout e integração de seus componentes também otimizaram o tamanho da caixa de velocidades e sua instalação no carro.

Como todos os outros carros turbo da linha e em linha com o conceito de "zero turbo lag", o Ferrari Portofino M oferece resposta instantânea do acelerador em toda a faixa de rotação. O carro possui o Variable Boost Management, um software de controle desenvolvido pela Ferrari que ajusta a entrega de torque para se adequar à marcha selecionada. O resultado é uma pick-up cada vez mais potente à medida que as rotações aumentam, ao mesmo tempo que otimiza o consumo de combustível. Conforme o carro vai subindo nas marchas (da 3ª para a 8ª), a quantidade de torque entregue pelo motor aumenta até 760 Nm na 7ª e 8ª marchas.

Ferreri Portofino 02

Por um lado, isso permitiu à Ferrari usar relações de marcha mais longas nas marchas mais altas, o que ajuda a manter o consumo de combustível e as emissões baixos, enquanto, por outro lado, adota uma curva de torque mais íngreme através da faixa de rotação nas marchas mais baixas para uma sensação de pick-up suave e poderoso.

Sem planos anunciados por parte da Ferrari para comercialização do mesmo, poder ter este novo Ferrori Portofino M no mercado nacional poderá ser determinante para conseguir mais.

Ferrari Portofino M 2021 1600 05

Jorge Reis
LusoMotores
fotos: Ferrari