A Ford confirmou esta terça-feira que a nova Ranger Raptor – a versão mais radical e de elevada performance da pick-up mais vendida na Europa – vai arrasar a Europa, registando a estreia do novo modelo no Gamescom, o conhecido evento de jogos de computador e vídeo que se realiza em Colónia, na Alemanha.

Desenvolvida pela Ford Performance para os grandes entusiastas do todo-o-terreno, a primeira Ranger Raptor de sempre estará disponível para os clientes europeus amantes da aventura em meados de 2019, animada por uma versão Bi-turbo do motor Ford EcoBlue diesel de 2,0‑litros, que desenvolver 213 CV e 500 Nm de binário, acoplado à nova caixa automática de 10 velocidades da Ford.

Com uma presença dominante imposta pelas imponentes dimensões e pelo estilo radical, esta Ranger fora de série conta com o apoio de um inédito chassis Ford Performance totalmente optimizado para a condução agressiva em fora de estrada, com capacidade para chegar a todo o lado.

Também hoje, a Ford e a Microsoft revelaram que a nova Ranger Raptor estará presente no novo jogo de vídeo Forza Horizon 4, no final do ano, proporcionando a um número ainda maior de entusiastas a possibilidade experienciar as capacidades inigualáveis da pick-up. Ao apresentar a nova Ford Ranger Raptor no Gamescom – o maior evento do seu género na Europa – a Ford tornou-se no primeiro construtor a lançar um novo veículo no evento.

2018 FordRangerRaptor 02

Robusta e requintada

Concebido para enfrentar a dureza das competições fora de estrada, o chassis exclusive da Ranger Raptor apresenta uma construção super-robusta e reforçada, recorrendo a ligas leves de aço de alta resistência para resistir aos sacrifícios impostos pelas corridas todo-o-terreno.

Inspirada na competição, a suspensão da Raptor foi especialmente concebida para enfrentar os terrenos mais duros a alta velocidade, mantendo sempre total controlo e conforto. Os amortecedores FOX com Position Sensitive Damping (Amortecimento Activo) proporcionam maiores forças de amortecimento em situações extremas de condução fora de estrada, bem como menores forças de amortecimento em condições de utilização mais moderadas, privilegiando a suavidade e o conforto na condução em estrada.

Os amortecedores de elevado desempenho, com êmbolos de 46,6 mm, são complementados por braços de suspensão (triângulos) em alumínio, com torres de suspensão (amortecedores) salientes á frente e conjuntos integrados mola-amortecedor na suspensão traseira, que inclui também ligações Watt que atenuam substancialmente as oscilações laterais do eixo no seu movimento oscilante. A travagem está a cargo de discos ventilados à frente (332 mm de diâmetro x 32 mm de espessura) com pinças de êmbolos duplos, e discos ventilados atrás (332 mm por 24 mm).

2018 FordRangerRaptor 04 

2018 FordRangerRaptor 06

Os pneus todo-o-terreno BF Goodrich 285/70 R17 foram desenvolvidos especificamente para a Ranger Raptor. Com 838 mm de diâmetro e 285 mm de largura, possuem paredes reforçadas, preparadas para os ambientes mais hostis, bem como uma banda de rodagem agressiva e tipicamente off-road que proporciona a melhor aderência em molhado, lama, areia e neve.

A Ranger Raptor possui também protecções específicas por baixo da carroçaria para anular os efeitos de quaisquer objectos e/ou obstáculos em fora de estrada. Além da protecção normal do motor e caixa de transferência, a zona inferior conta com uma chapa em aço de alta resistência, com 2,3 mm de espessura.

Impressionante nas formas e em funcionalidade

Apresentando-se em Azul Ford Performance, com contrastes em Cinzento Dyno, a concepção agressiva da nova Ranger Raptor assenta na performance e na funcionalidade.

Uma nova e expressiva grelha, inspirada na primeira pick-up de alta performance produzida em série a nível mundial – a Ford F‑150 Raptor – domina toda a secção frontal entre os faróis de xénon de alta intensidade, e acima do pára-choques integrando na carroçaria. Adaptado às condições de utilização no deserto, por exemplo, o pára-choques dianteiro integra também novas luzes de nevoeiro em LED e condutas de admissão de ar, tipo cortina e 100% funcionais, para melhorar o fluxo aerodinâmico em torno da carroçaria.

Além de vistosos, os guarda-lamas dianteiros alargados e em material compósito, foram concebidos para suportar, e minimizar, os danos causados pela utilização fora de estrada, bem como permitir mais curso da suspensão e pneus maiores. Os degraus laterais foram concebidos especificamente para evitar que a projecção de pedras atinjam a zona traseira da pick-up, e dispõe de pontos para drenar areia, lama e neve.

O AND da Ford Performance está presente em todo o interior, que exibe uma elevada qualidade de construção, cores harmoniosas e materiais robustos para cenários de condução entre a cidade e as serras. Os bancos almofadados foram especificamente desenhados para conferir apoio a alta velocidade em fora de estrada, com almofadado duplo para maior conforto e materiais tipo camurça para melhorar a aderência.

As costuras a azul e os apontamentos em cabedal rematam a decoração interior. As patilhas no volante, em magnésio e inspiradas na competição, permitem passagens de caixa rápidas e precisas, e estão correctamente posicionadas junto ao volante revestido a cabedal perfurado. O volante possui uma marca ao centro para ajudar o condutor a certificar-se da posição da direcção na condução fora de estrada, e tem estampado o logótipo Raptor.

2018 FordRangerRaptor 07

2018 FordRangerRaptor 08

Especialista em todos os terrenos

A Ranger Raptor possibilita ao condutor seleccionar um dos seis modos de condução integrados no Terrain Management System, para enfrentar um vasto leque de superfícies e cenários de condução. Os modos de condução compreendem:

  • Modo Normal: prioridade ao conforto, economia de combustível e facilidade de condução
  • Modo Sport: maior rapidez de resposta para uma condução mais dinâmica em estrada
  • Modo Relva/Cascalho/Neve (Grass/Gravel/Snow): concebido para proporcionar uma condução segura e confiante em fora de estrada e em superfícies desniveladas
  • Modo Lama/Areia (Mud/Sand): ajusta a resposta do veículo para optimizar a tracção e o impulso em superfícies altamente deformáveis, como areia e lama
  • Modo Pedra (Rock): especificamente para pisos lentos e pedregosos, onde é fundamental contar com um controlo suave
  • Modo Baja: ajusta a resposta para a performance de condução fora de estrada a alta velocidade, tal como fazem os pilotos no famoso Baja Desert Rally

Os engenheiros da Ford testaram exaustivamente o potente motor EcoBlue Bi-turbo de 2,0 litros e a transmissão automática de 10 velocidades, para comprovar a robustez e a durabilidade dos mesmo perante as condições mais desgastantes. Os testes incluíram manter em funcionamento contínuo, durante 200 horas, os turbos de baixa e alta pressão até estes atingirem o ponto de incandescência. Os dois turbos funcionam em série nos regimes mais baixos do motor para melhorar o binário e a capacidade de resposta. Nos regimes mais elevados, o turbo maior, de baixa pressão, ajuda a desenvolver a potência máxima.

2018 FordRangerRaptor 10

2018 FordRangerRaptor 09

A transmissão automática Ford de 10 velocidades é partilhada com a F-150 Raptor e é construída em aço de alta resistência, ligas de alumínio e materiais compósitos para optimizar a durabilidade e o peso. As relações mais longas resultam em melhores acelerações, melhor resposta e menores consumos.*As passagens de caixa adaptativas em tempo real são geridas por algoritmos que garantem a selecção da relação certa no momento certo. A calibragem exclusiva desta transmissão inclui também uma função Live in Drive, com patilhas no volante sempre disponíveis para passagens de caixa manuais.

As tecnologias de assistência ao condutor e de segurança, cuja missão é aumentar a confiança dos condutores que enfrentam situações desconhecidas em todo-o-terreno, ou ambientes de trabalho extremamente exigentes, incluem uma versão melhorada do Controlo de Estabilidade Ford com Função de Mitigação de Capotamento, Controlo Electrónico de estabilidade, Controlo de Deriva do Atrelado, Controlo de Arranque em Subida, Controlo em Descida (HDC) e Controlo de Carga Adaptativo.

fotos: ©Ford

2018 FordRangerRaptor 03

2018 FordRangerRaptor 05

Pin It