Com o Salão de Paris cada vez mais perto, os construtores vão dando conta dos respectivos alinhamentos de produto, nomeadamente as marcas francesas que estarão a jogar em casa. Entre estes, a Citroen, do Grupo PSA, aponta para um novo SUV o Citroen C5 Aircross, o papel de “estrela” daquilo que a própria marca define como a “maison Citroen” no Salão de Paris 2018, um modelo que deverá anunciar a ofensiva híbrida plug-in do construtor, que de 4 a 14 de Outubro, apresentará em força no Mondial de l’Automobile (Salão Automóvel de Paris), a coerência da sua nova imagem, conduzida pela sua assinatura de marca “Inspired By you”.
O Salão de Paris, e no que diz respeito à Citroen, irá assim permitir a estreia mundial do novo SUV C5 Aircross, numa gama renovada, forte e coerente, com seis modelos lançados em menos de dois anos que partilham um design distinto e um conforto de referência resultante do programa Citroën Advanced Comfort. Estaremos assim perante uma marca que se quer apresentar como generalista, a qual apresenta a primeira etapa da sua ofensiva rumo a uma gama 100% eletrificada até 2025, um caminho aberto aqui com a estreia mundial do SUV C5 Aircross Plug-In Hybrid Concept.
Estaremos assim perante uma marca icónica que será centenária em 2019, celebrando os 70 anos do 2CV e associando-se a outros ícones, como Jean-Charles de Castelbajac, a revista ELLE no campo da moda, ou a Rip Curl no domínio da evasão e aventura. Ao mesmo tempo, pretende a Citroen ser entendida como uma marca inovadora capaz de oferecer ao cliente uma experiência mais próxima e tranquila, espelhada na arquitetura do seu stand, mas também no espaço de conforto à imagem dos seus pontos de venda (“Maison Citroën), mas igualmente nos serviços disponibilizados (Citroën Advisor, óculos Seetroën, etc).
1.500 metros quadrados de uma evolução a 360º
No seu stand neste certame de Paris, com 1.500 metros quadrados, a Citroën irá apresentar uma gama moderna, totalmente rejuvenescida e coerente, espelhando a ofensiva de produtos que dá os seus frutos. No primeiro semestre de 2018, a marca teve um crescimento mundial de 9%, sendo que na Europa registou o recorde de vendas dos últimos sete anos, e conquistou quotas de mercado em VP (Veículos de Passageiros) e VCL (Veículos Comerciais Ligeiros). Estes resultados são fruto do sucesso dos seus lançamentos mais recentes — C3, novo C4 Cactus, SUV C3 Aircross na Europa e SUV C5 Aircross na China —, uma dinâmica que tem os seus alicerces na evolução a 360° da marca, sempre inspirada nos clientes e na sua forma de viver o automóvel.
Pretenderá assim a Citroen apresentar no Salão de Paris modelos fortes que partilham os novos códigos estilísticos da marca e um conforto moderno, global e homogéneo, que resulta do programa Citroën Advanced Comfort. Estaremos assim perante um polo “SUV”, com a já referida estreia mundial do novo SUV C5 Aircross, lado a lado com o SUV C3 Aircross, modelo que alcançou já mais de 100.000 unidades vendidas, permitindo para a gama da Citroen dois SUV que propiciam carácter, conforto, habitabilidade e modularidade.
Outro polo a considerar, o polo “Berlina” acolhe a nova Berlina C4 Cactus, com a sua suspensão inovadora de Batentes Hidráulicos Progressivos, ao lado do best-seller C3, com mais de 400.000 unidades vendidas, que será revelado numa Edição Limitada “JCC+” exclusiva, apresentada em estreia mundial, mas também ao lado do citadino C1 Urban Ride.
Por fim, a Citroen terá ainda presente no seu espaço em Paris um polo “Família” de modelos ultraconfortáveis que se afirmam capazes de se adaptarem a todas as necessidades, constituído pela terceira geração do veículo multifunções Berlingo, que se apresenta nas suas duas silhuetas M e XL, acompanhado dos monovolumes Grand C4 SpaceTourer e SpaceTourer.
Uma marca que se quer no coração do mercado na transição energética
A estreia mundial do novo SUV C5 Aircross Plug-In Hybrid Concept vem dar a conhecer a versão Híbrida Plug-in deste novo SUV, o primeiro modelo PHEV Citroën inserido na Core Model Strategy do Groupe PSA que, até 2023, disponibilizará modelos eletrificados em 80% da gama, passando para 100% em 2025. Estaremos assim perante um modelo que irá oferecer um conforto acrescido pela sua polivalência e pelo seu modo Zero Emissões.
Com isto, a Citroen avança para uma gama de modelos, totalmente homologada segundo o novo protocolo WLTP e que beneficia das mais eficientes tecnologias em matéria de normas de despoluição, como a SCR (Selective Catalytic Reduction, Redução Catalítica Selectiva) para os motores Diesel BlueHDi, ou o filtro de partículas para os motores a gasolina com injeção direta.
E porque o ano de 2019 permitirá para a Citroen o celebrar do seu centenário, estaremos perante uma marca que irá fazer questão de recordar as ligações à história de outros modelos. Surgirá assim no espaço da Citroen uma zona “Fashion Car” que expõe as criações de Jean-Charles de Castelbajac (E-Méhari e C3), também a ligação com outras marcas icónicas — a revista ELLE (C3) e Rip Curl (C3 Aircross e SpaceTourer) —, um espaço “Racing” com o C3 WRC e acesso ao público amador a um simulador de condução, isto sem esquecer animações em torno da boutique “Le Petit Citroën”, com um furgão Berlingo transformado, e o “Café Bulle” dinamizado pela Orangina, passando por um piscar de olho à história da marca com a exposição de um 2CV fourgonnette e um Type 5 HP.
Com tudo isto, a Citroen pretende garantir um stand à imagem de uma experiência de cliente inovadora, um stand colorido e acolhedor, encarnando o conforto Citroën, local de convívio “Inspired by You”, principalmente na sua nova “Arena”, espaço que terá animações diárias, num stand à imagem dos novos pontos de venda, adaptados às novas formas de consumo, para estar mais próximo dos clientes, como provam os novos pontos de venda urbanos “Maison Citroën”.