Depois de termos podido antecipar já o novo Lexus UX em alguns eventos da marca na galeria de arte pop up UX Art Space by Lexus, em Lisboa, eis que podemos agora dar conta da aposta deste crossover em uma aerodinâmica particularmente inovadora, num modelo que pretende posicionar-se como referência no segmento Crossover. Num carro que poderíamos definir como “o Toyota C-HR da Lexus”, dando conta do mundo novo desbravado pelo C-HR aquando da sua chegada ao mercado, este novo Lexus UX é revelado com faróis traseiros desenhados para manter a estabilidade em ventos cruzados, jantes de liga leve com nervuras específicas para melhorar a estabilidade e manobrabilidade, e ainda jantes aerodinâmicas que refrigeram os discos dos travões e diminuem a resistência ao vento.

Elogiado pelos media pela sua agilidade, os primeiros Lexus UX deverão começar a chegar aos concessionários europeus no início do próximo ano, altura em que os clientes da marca poderão conhecer este crossover particularmente dinâmico, capaz de responder à aposta que Chika Kako, engenheira chefe do Lexus UX, Chika Kako garante ter sido feita por si mesma e pela sua equipa: “Queria que o UX disponibilizasse os benefícios de um crossover convencional - posição mais alta e melhor visibilidade - com o desempenho dinâmico e a agilidade de um hatchback.”

Tendo por base a premissa de Akio Toyoda de que “todos os Lexus devem ter uma condução divertida”, Kako encarregou a sua equipa de engenharia de criar um plataforma incrivelmente rígida — a base para a elegância e superior dinâmica de condução — recorrendo a painéis de alumínio e material composito, que permitissem diminuir o peso e baixar o centro de gravidade. Em busca de um avanço significativo em termos dinâmicos, Chika Kako contou com a vasta experiência da equipa de engenheiros aerodinâmicos responsáveis por modelos de referência, como o supermodelo de alto desempenho Lexus LFA e a linha Lexus ‘F’.

Foi assim possível apostar em três inovações principais em redor da concepção do novo Lexus UX...

1. Faróis traseiros “Aero” estabilizadores
A combinação dos faróis traseiros do novo UX recorre a um design avançado que não se limita a ser atrativo, sento também aerodinamicamente eficiente. Os faróis têm abas incorporadas, de forma a reduzir as alterações de pressão do ar em cerca de 16%, contribuindo para o aumento da estabilidade traseira quer em curva, quer perante ventos laterais. Para uma aparência ainda mais sofisticada, uma única linha contínua de luz é formada por 120 LEDs que afunila suavemente em direção ao centro, medindo apenas 3mm no ponto mais estreito.

2. Guarda-lamas aerodinâmico
Os guarda-lamas nos crossovers têm como objetivo proteger a carroçaria das pedras e gravilha lançada pelos pneus. No caso do novo UX, a Lexus decidiu acrescentar uma segunda função. “Incorporámos uma pala no topo da moldura que suprime a oscilação vertical durante as curvas, aumentando assim a estabilidade e a firmeza da condução”, explica mais uma vez Chika Kako.

3. Jantes “aero” ventiladas de 17 polegadas
Em estreia mundial para a Lexus as jantes de 17 polegadas com nervuras são aerodinamicamente ventiladas. O sulco inspirou-se na "Gurney Flap", utilizada nas traseiras dos carros de Fórmula 1 para regular o fluxo de ar e aumentar a força descendente. Esta inovação confere mais confiança na condução, graças a um desempenho de travagem mais estável, um aumento da eficiência de refrigeração e redução de turbulência lateral do veículo.

Testado num dos maiores túneis de vento do mundo

“Na Lexus, temos a sorte de possuir uma das maiores e mais avançadas instalações aerodinâmicas do mundo. Inaugurado em março de 2013, o nosso túnel de vento tem 22 metros de altura e 260 metros de comprimento ”, explica Kako para quem a sua principal função é “gerar um fluxo constante de ar sobre o carro. Por exemplo, quando um veículo como o novo Lexus UX circula a 100 km/h, a resistência do vento é responsável por 70% das forças que afetam o desempenho geral.”

Para além das inovações anteriormente referidas, para reduzir a resistência do UX — e por sua vez o consumo de combustível, a turbulência e o ruído do vento — os engenheiros da Lexus aperfeiçoaram a parte inferior do modelo, com base no que já havia sido feito com o coupé LC. Depois, terminados os testes de túnel de vento e em circuito, o novo UX foi entregue a uma equipa de "pilotos mestres" da Lexus que o afinaram como se de um virtuoso instrumento musical se tratasse. Conduziram ao longo de milhares de quilómetros, e em todos os tipos de condições, e, segundo garantem agora os responsáveis da Lexus, não descansaram até terem alcançado o equilíbrio perfeito entre estrada e veículo.

“Com as primeiras encomendas, as primeiras unidades do Crossover UX chegam aos centros Lexus no início de 2019. Espero que gostem realmente deste novo Lexus pois essa é a minha verdadeira recompensa”, conclui a Engenheira-Chefe Chika Kako com um sorriso confiante.

©LusoMotores

Pin It