Depois do lançamento da nova geração do Ford Focus, que o LusoMotores já aqui apresentou oportunamente quando viajámos até Alicante para conhecer o modelo a convite da Ford Lusitana, é agora altura de dar a conhecer a variante Active deste modelo, o Ford Focus Active, modelo que, tal como na versão “convencional”, seja na variante de cinco portas hatchback ou enquanto wagon, também aqui permite mais espaço interior suportado por uma base que aumenta em mais 50 mm face ao modelo anterior com um piso plano que contribui para o espaço sem dúvida maior. Quem viaja nos bancos da frente em um espaço generoso na zona dos ombros e o próprio painel de instrumentos é agora posicionado para optimizar o espaço permitido para uma sensação efectiva de espaço acrescido.

Procurando dar conta da sua versatilidade inspirada nos SUV da marca e na experiência de condução Focus que o construtor pretende que seja inspiradora, intuitiva e recompensadora, esta nova proposta da marca da oval pretende ser mais do que um simples Ford Focus mas antes um crossover urbano e familiar, tão espaçoso quanto robusto, agora com uma posição de condução mais elevada, bem ao jeito da experiência permitida pelos SUV, assente num chassis cuja configuração personalizada visa manter a dinâmica de condução da Focus que reclama ser líder na sua classe, proporcionando maior capacidade de condução em estrada e uma posição de condução mais elevada para uma condução urbana e rodoviária mais confiante.

Os estilos de vida ativos do crescente número de clientes SUV e crossover da Europa dão aqui o mote para a presença de alguns elementos neste modelo, desde os modos Slippery e Trail, modos de accionamento selecionáveis ​​do Focus Active, as barras de tejadilho presentes que apoiam à capacidade de transporte de bicicletas ou equipamentos esportivos.

Em termos de motorizações, estão presentes neste Ford Focus Active Crossover o potente e económico EcoBoost de 1,0 litros, os motores a gasolina EcoBoost de 1,5 litros com 182 cv e os motores diesel EcoBlue de 2,0 litros e EcoBlue de 2,0 litros da Ford com 150 cv, combinados com caixas manuais de seis velocidades ou transmissões automáticas de oito relações.

Os recursos avançados de assistência ao condutor, apresentados pela primeira vez com o novo Ford Focus já aqui apresentado, incluem versões mais avançadas das tecnologias Adaptive Cruise Control, Adaptive Front Lighting System e Active Park Assist.

A justificar esta colocação do Ford Focus Active junto do conceito Crossover, Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviço da Ford Europa, lembrou que “as vendas de SUV cresceram mais de 19% em Outubro do ano passado e os SUV respondem agora por mais de um em cada cinco veículos Ford vendidos na Europa.”

“A nossa família Active de modelos crossover oferece uma opção mais atraente para os clientes da Ford”, afirmou Roelant de Waard, destacando a capacidade do chassis em permitir novas opções do Modo de Direção Selecionável para uma capacidade genuína de comportamento em estrada para as famílias que querem explorar caminhos menos comuns.”

O novo Focus Active é o terceiro da nova família de modelos Active cross da Ford, após a introdução dos novos modelos Fiesta Active e KA+ Active. Equipado de série com a sofisticada configuração de suspensão traseira independente (SLA) da Ford, o chassis Ford Focus Active apresenta molas, amortecedores, barras estabilizadoras e geometrias dianteiras e traseiras únicas, juntamente com uma altura de deslocação elevada em mais 30 mm na frente e 34 mm na parte traseira relativamente aos valores permitidos pelo Focus padrão.

O sistema SLA optimiza o conforto e a resposta ao rolamento para um equilíbrio desejável entre a conformidade frontal e traseira em relação a obstáculos maiores na estrada, para viagens mais tranquilas, permitindo um melhor isolamento face a solavancos menores, reduzindo o ruído e a vibração no habitáculo. Esta geometria SLA exclusiva para o Ford Focus Active Crossover reposiciona os amortecedores, ajudando o veículo a manter a sua agilidade, mesmo quando se viaja com a bagageira preenchida. Aliás, por falar em bagageira, também esta surge maximizada com uma área de carga mais ampla.

Para maior conforto e durabilidade, rodas de liga leve de 17 polegadas são equipadas com pneus 215/55 R17 de perfil mais alto, podendo este modelo ser equipado com rodas de 18 polegadas com pneus 215/50 R18.

Em termos de condução, e para além dos modos Normal, Sport e Eco, apresentados como padrão disponíveis através do selector respectivo, o Focus Active apresenta ainda o modo Slippery, para a melhor resposta a pisos escorregadios, capaz de ajustar as configurações ESC e de controle de tracção para aumentar a confiança em superfícies com menor aderência, como lama, neve e gelo, mas também o modo Trail, que ajuda a manter o momento em superfícies macias, como areia. Neste modo, a travagem antibloqueio é ajustada para permitir maior patinagem das rodas, sendo configurado o controle de tração para permitir maior rotação da roda que limpa a areia, a neve ou a lama dos pneus, fornecendo uma resposta de aceleração mais passiva.

Robusto, espaçoso e versátil

Detalhes de estilo exclusivos oferecem um caráter distinto, versátil e robusto para o Ford Focus Active por dentro e por fora. Uma grelha escura com padrão de malha exclusivo e extremidades escuras “escorrega” do pára-choques dianteiro, para os arcos das rodas e perfil lateral até a traseira. As cores vibrantes da pintura incluem o novo Metropolis White e o Orange Glow, podendo ainda os clientes da Ford optar por um tejadilho de cores contrastantes, dependendo da cor da carroçaria.

Dentro da cabine, um volante de couro e alavanca de velocidades com um punho de couro, elementos brilhantes no painel de instrumentos e nos painéis das portas, e placas de proteção ativas proporcionam uma sensação de alta qualidade. Os bancos apresentam tecido ponteado com costuras azuis para um aspecto claramente distintivo.

Quanto ao espaço disponível, as medidas confirmam a primeira impressão de uma boa habitabilidade, com o espaço para os joelhos nos banco traseiros a ser melhorada em mais de 50 mm em comparação com o modelo Focus da geração anterior, sendo a sensação de espaço reforçada com o design de porta traseira com as janelas que se esticam no pilar traseiro para uma sensação mais aberta.

As características de conforto e conveniência ajudam a tornar o Focus Active ainda mais versátil para famílias aventureiras, com o acesso à área de carga a revelar-se fácil, mesmo se chegarmos carregados e sem grande capacidade de movimento. Nesse caso, o simples passar do pé por baixo do pára-choques traseiro permite a abertura da porta da bagageira para uma facilidade acrescida de acesso à mesma.

A tecnologia de comunicações e entretenimento SYNC 3 da Ford permite que os condutores controlem funções de áudio, navegação e clima, além de smartphones conectados usando comandos de voz simples, e é suportada por uma tela touchscreen colorida de 8 polegadas que pode ser operada com gestos de pinça e deslizamento. O sistema é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, e está disponível junto com um sistema de áudio B&O premium que garante que todos no carro possam aproveitar a trilha sonora da sua aventura com uma experiência de sala de concertos.

A nova tecnologia de modem on-board FordPass Connect para o Focus transforma o Active em um hotspot Wi-Fi móvel com conectividade para até 10 dispositivos, e um teclado de carregamento Wireless disponível sob o painel de instrumentos permite que os ocupantes carreguem facilmente smartphones compatíveis e permaneçam conectados em movimento.

Nota final para as prestações anunciadas pelo construtor para este Ford Focus Active Crossover, no qual o multi-premiado motor a gasolina EcoBoost de 1.0 litros e 125 cv da Ford proporciona emissões de CO2 de 107 g/km e eficiência de combustível de 4.8 l/100 km. O motor EcoBoost de 1,5 litros e 150 cv da Ford oferece uma potência de 121 g/km e 5,3 l/100 km. O motor diesel EcoBlue de 1,5 litros e 120 CV da Ford oferece uma potência de 93 g/km e 3,5 l/100 km, enquanto que o motor diesel EcoBlue de 1,5 litros e 150 cv da Ford oferece uma potência de 114 g/km e 4,4 l/100 km.

texto: Jorge Reis

Pin It