Depois de terem garantido as cinco estrelas nos testes de segurança EuroNCAP referentes ao mercado europeu, os automóveis Seat foram, mais uma vez, distinguidos com as mais elevadas pontuações nos testes levados a cabo pelo LatinNCAP, testes que fazem a aferição relativa aos padrões de segurança para a América Latina. Ali, tanto o Seat Ibiza como o Arona alcançaram a mais elevada pontuação possível na série de testes de avalização de proteção aos ocupantes da organização latina, reforçando a performance em segurança dos dois veículos.

Estes resultados sublinham a capacidade da Seat no desenvolvimento de veículos que, além de preencherem as mais diversas necessidades dos consumidores, estão também entre os mais seguros do mercado. No caso concreto dos modelos Ibiza e Arona, passaram por uma série de testes que determinam o nível de segurança dos ocupantes com estatura de adulto e criança. Também se praticaram testes com os sistemas de segurança ativos, passivos e preventivos disponíveis.

O Ibiza e Arona foram sujeitos a três tipos de impacto para determinar a segurança dos ocupantes adultos e crianças: colisão frontal a 64 km/h, embate lateral a 50 km/h e impacto lateral em poste a 29 km/h. Já no que diz respeito à segurança ativa, o ESC (Controlo Eletrónico de Estabilidade), Aviso de colocação de cintos (SBR) e Sistema de Travagem Anti bloqueio (ABS) foram também testados com resultados positivos.

Nos testes, a organização LatinNCAP avalia se os ocupantes estão bem protegidos em caso de sinistro, tendo o Ibiza e o Arona obtido, respetivamente, 89% e 88% na proteção de adultos e 85% e 87% na proteção de crianças. “Estamos muito satisfeitos com os resultados excecionais de segurança obtidos pelo Ibiza e o Arona nos exigentes testes Latin NCAP, que comprovam o nosso compromisso em garantir os mais elevados padrões de segurança ativa e passiva em todos os modelos que produzimos,” afirmou Matthias Rabe, vice-presidente para a Pesquisa e Desenvolvimento na Seat.

Seat Ibiza Arona Safety 001

O Ibiza e o Arona obtiveram a avaliação máxima de segurança em todos os testes de colisão, graças ao equipamento de segurança fornecido de série. Os dois veículos dispõem de ESC (Controlo Eletrónico de Estabilidade), ABS e Aviso de Colocação do Cinto de Segurança nos bancos traseiros, para além dos seis airbags que garantem aos ocupantes proteção frontal e lateral, e ainda pré-tensores com limitadores de carga nos cintos de segurança dos bancos traseiros. Os sistemas de retenção para crianças ISOFIX cumprem os mais elevados padrões de exigência no mercado da América Latina e do Caribe.  

O LatinNCAP garante ao consumidor informação independente e transparente sobre a segurança dos veículos disponíveis na América Latina, sendo os resultados do Ibiza e Arona no LatinNCAP muito meritórios porque, ainda que ligeiramente diferentes dos testes europeus da EuroNCAP, têm-se tornado significativamente mais exigentes à medida que o mercado valoriza cada vez mais os padrões de segurança.

A Seat é actualmente a única companhia no seu sector com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona), exportando 80% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países dos cinco continentes. Em 2017, a Seat obteve 281 milhões de euros de lucros depois de impostos, vendeu perto de 470.000 veículos e alcançou um volume de negócios recorde superior a 9.500 milhões de euros.

O Grupo Seat emprega mais de 15.000 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, o Leon e o Arona. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Tarraco na Alemanha, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

Pin It