As gamas Boxster e Cayman da Porsche acabam de ganhar novos modelos com a chegada dos Porsche 718 T, argumentos da marca germânica que vêm permitir à Porsche transferir o purístico design do 911 T de 1968 para a sua gama de automóveis desportivos de dois lugares, combinando o motor boxer turbo de quatro cilindros e 220 kW (300 cv) com uma experiência de condução Porsche particularmente emocionante.

O carácter de alta performance dos modelos T é enfatizado por um extenso pacote de equipamento, o qual inclui jantes de 20”, suspensão PASM desportiva com menos 20 milímetros de altura ao solo – oferecida, pela primeira vez, em combinação com o motor sobrealimentado de 2,0 litros de capacidade – alavanca da caixa de velocidades mais curta, na qual o diagrama surge em vermelho, e Pacote Sport Chrono. Estas caraterísticas apenas podem ser desfrutadas em combinação com o motor de entrada nos 718 T.

A Porsche disponibiliza as variantes do Boxster e Cayman com caixa manual de seis velocidades e Porsche Torque Vectoring (PTV), incluindo bloqueio mecânico do diferencial traseiro. A caixa de velocidades de dupla embraiagem (PDK) da Porsche também está disponível como opção.

P18 0909

P18 0910

P18 0911 

Tradicionalmente, “T” significa “Touring” nos modelos Porsche, sendo sinónimo de prazer de condução na sua mais pura forma. O 718 T estará em casa nas estradas contorcidas, tendo o prazer de condução desportiva como o seu grande objectivo. O dois lugares acomoda esta filosofia através de um conjunto de caraterísticas, nomeadamente as pegas das portas em preto, os bancos desportivos com regulação elétrica em duas vias, os centros dos bancos em tecido Sport-Tex em preto e o logótipo “718” em relevo nos encostos de cabeça.

O módulo Porsche Communication Management (PCM) foi também substituído por um compartimento de arrumação, embora os compradores que não prescindem do sistema de entretenimento possam incluí-lo sem custo adicional. Em conjunto, estas medidas equilibram o peso acrescido trazido pela instalação do filtro de partículas de gasolina (GPF). No interior, o carácter do 718 T é destacado através de numerosos toques desportivos, entre eles os revestimentos luxuosos e coberturas em pele que dão significado ao essencial, o volante desportivo GT com 360 milímetros de diâmetro e o selector de modos a proporcionar uma pega especialmente segura.

Os logótipos “Boxster T” ou “Cayman T” adornam o painel de instrumentos com fundo em preto. Os frisos decorativos do painel de instrumentos e da consola central reluzem com um acabamento em preto brilhante, surgindo os logótipos “Boxster T” ou “Cayman T” também nas protecções das soleiras das portas, sendo o exterior dos Porsche 718 T caraterizado pela sua poderosa aparência. Com as jantes de 20” pintadas em cinzento titânio brilhante, combinadas com a suspensão PASM desportiva e rebaixada em 20 milímetros, a sua aparência em estrada é excepcional.

As capas dos espelhos retrovisores exteriores em cinzento ágata e os logótipos “718 Boxster T” ou “718 Cayman T” nas laterais apresentam a variante do modelo, a qual pode também ser identificada a partir da traseira pelo escape desportivo colocado em posição central com saída dupla em preto.

Em termos de cores exteriores, os clientes podem escolher entre preto, vermelho índico, amarelo racing e branco, assim como as cores metalizadas branco carrara, preto profundo e prata GT. A Porsche disponibiliza também como cores especiais o laranja lava e o azul miami. Refira-se que, relativamente ao equipamento, e ainda antes de darmos conta do preço final destes modelos, será importante dar conta que os clientes dos 718 T podem usufruir de um benefício de preço entre e os 5 e os 10% comparativamente a um modelo de entrada com equipamento semelhante.

P18 0912

P18 0913

P18 0914

O motor boxer sobrealimentado e com 220 kW (300 cv) acelera de forma poderosa os Porsche 718 T até às 7.500 rotações por minuto. O motor turbo de quatro cilindros e 2,0 litros de capacidade alcança o seu binário máximo de 380 Nm às 2.150 rotações por minuto, com os 718 T a marcarem um peso em vazio de 1.350 (PDK: 1.380) quilogramas. Fruto de uma relação peso/potência de 4,5 (4,6) kg/cv, pode acelerar dos zero aos 100 km/h em 5,1 (4,7) segundos. A velocidade máxima é de 275 km/h.

O Pacote Sport Chrono, incluído de série para o 718 T, oferece os modos de condução Normal, Sport, Sport Plus e Individual, os quais podem ser escolhidos por intermédio do Selector de Modos, no volante. Os modos Sport e Sport Plus activam as características mais desportivas da gestão do motor e do acelerador, com a função de caixa automática de dupla embraiagem a ajudar o condutor nas reduções com a caixa de velocidades manual.

O modo Sport Plus aprimora a dinâmica dos 718 T ao garantir uma configuração mais desportiva para o Porsche Active Stability Management (PASM), Porsche Active Drivetrain Mounts (PADM) e a opcional caixa de dupla embraiagem Porsche. Em combinação com a caixa PDK, a função Launch Control e o botão Sport Response ao centro do Selector de Modos estão também disponíveis.

Uma caraterística especial deste modelo é o apoio dinâmico na caixa de velocidades – sistema PADM, o qual minimiza as vibrações na área do motor/caixa de velocidades e reduz os movimentos que podem afetar o comportamento dinâmico como resultado da massa do conjunto de transmissão. Isto combina as vantagens dos apoios de caixa rígidos e moles: o comportamento torna-se nitidamente mais preciso e estável durante as mudanças de via em carga ou em curvas rápidas. O conforto de marcha não é afetado em piso irregular.

P18 0915

P18 0916

P18 0917

Avançando finalmente para os preços destas propostas começamos por dar conta do preço, em Portugal, para o Porsche 718 Cayman T nos 78.135 euros e para o 718 Boxster T nos 80.399 euros, incluindo os impostos em vigor, encontrando-se os novos modelos já disponíveis para encomenda.

Outra nota certamente do interesse geral tem a ver com o consumo que estes modelos Porsche permitem, pelo menos a julgar pelos valores anunciados pela marca, que aponta para o 718 Cayman T um consumo de combustível em ciclo combinado 8,1-7,9 l/100 km e emissões de CO2, também em ciclo combinado  de 186-180 g/km.

Já em relação ao 718 Boxster T, é anunciado com um consumo de combustível em ciclo combinado de 8.2-7.9 l/100 km e emissões de CO2 em ciclo combinado de 187-181 g/km. Refira-se que os valores de consumo e emissões de CO2 foram determinados de acordo com o novo ciclo Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP).

fotos: ©Porsche

P18 0918

P18 0919

P18 0920

InstagramLM Botao 

Pin It