Os modelos da Tesla são carros à parte no universo de veículos eléctricos, por isso é que este Model X custa mais de 115 mil euros e está atestado de tranquilidade devido à autonomia superior a quatrocentos quilómetros. Após o Model S que lançou a Tesla para o mercado dos veículos eléctricos, o passo lógico para a casa americana era a construção de um SUV e aqui está ele com as suas asas de falcão de abertura eléctrica e que adiciona o fator “wow” a este Tesla. Tudo o resto é típico Tesla: motores eléctricos que oferecem tracção integral com muita potência (no caso do Model X oscila entre 333 e 680 CV), chassis rígido com baixo centro de gravidade, amplo espaço interior – baseado nas dimensões generosas do carro – ampla bagageira, muito equipamento e tecnologia e uma condução simples, silenciosa e com qualidade.

Ficha Técnica

TESLA MODEL X

Potência | 333 a 772 CV
Autonomia | acima de 400 km
Preços | a partir de 95.550 euros

A autonomia superior aos quatrocentos quilómetros, que pode ser um pouco alargada com a ajuda da regeneração de energia no modo mais agressivo – que quase dispensa os travões – oferece tranquilidade, pese embora o facto de não se poder atestar a bateria em cinco minutos como se faz com um carro a gasolina ou gasóleo, ser sempre uma fonte de perturbação. Naturalmente que carregar o Model X em casa, na garagem, acaba com isso e duas mãos cheias de horas chegam para carregar a bateria.

Apesar das quase duas toneladas e meia que pesa, o Model X na versão 100D com 423 CV e 660 Nm de binário, consegue acelerar dos 0-100 km/h em 4,9 segundos. Mas se tiver um bolso mais fundo e conseguir chegar ao P100D com 680 CV, esse exercício é feito em 3,1 segundos!! Estamos a entrar no campo dos superdesportivos, com uma velocidade máxima de 249 km/h. 

Destaque ainda para o enorme ecrã 17 polegadas onde tudo é controlado e onde está o sistema de navegação e demais equipamento, com uma leitura perfeita e que se repercute no ecrã que funciona como painel de instrumentos onde surgem informações de tudo e mais alguma coisa, até a distância do Model X aos objectos!

A posição de condução elevada é típica de um SUV tal como o tejadilho panorâmico que nos envolve de uma forma muito agradável. O acesso é simples devido às portas de falcão que abrem como as portas asas de gaivota, sendo a diferença o par de dobradiças que permitem à porta dobrar mais um pouco face á parte superior da abertura no tejadilho. Desta forma, a porta pode ser aberta num espaço inferior a 30 centímetros. Palavra final para o estilo muito bem conseguido e para os muitos “gadgets” que tornam o Model X um carro desejável.

texto: José Manuel Costa
(Consilcar Magazine #03)

Tesla ModelX 02

Tesla ModelX 03

InstagramLM Botao 

Pin It