O Clube Escape Livre homenageou, no último sábado, 16 de fevereiro, os pilotos do distrito da Guarda na 21ª Gala SPAL – A Nossa Selecção de Pilotos, um evento já incontornável na abertura do calendário de actividades daquele Clube no qual o público, presente no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, elegeu Francisco Carvalho, piloto de turismos e carros históricos, como a figura de destaque entre os campeões do distrito. Entre os 44 pilotos da Guarda homenageados das nove categorias do desporto motorizado, Francisco Carvalho arrecadou, uma vez mais, o troféu La Vie Piloto do ano ao qual se acrescenta a homenagem especial em 2013, na 15ª Gala, por ocasião dos 40 anos do Programa Escape Livre.

No final, o piloto afirmou: “Vejo esta homenagem como a primeira vez. É sempre um gosto ser homenageado pela população da Guarda e pelos que visitam esta gala, reconhecendo o trabalho que se vai fazendo ao longo do ano no automobilismo”. E acrescentou: “Lembro-me da primeira vez que fizemos isto, há 21 anos. Foi no Hotel Turismo e éramos bem menos que os atuais 40. Isso é importante e o desporto automóvel vai crescendo também à custa destas homenagens”.

Em destaque também a atribuição da Menção Honrosa à ARC Sport, por todo o trabalho em prol do desporto automóvel, evolução e resultados com as viaturas de competição. O Troféu Prestígio João Lopes foi entregue pela filha, Ana Beatriz Lopes, a Álvaro Ramos, mecânico que há vários anos acompanha o Escape Livre nos seus eventos, sempre com profissionalismo e dedicação, tendo ainda sido entregue o Troféu Manuel Gião, a mais alta distinção desta gala, entregue pela filha de Manuel Gião, Sofia Gião, aos municípios de Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel pela aposta de ambos na divulgação da região através do desporto automóvel, nomeadamente o Slalom e o Drift.

Paulo Langrouva, presidente do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, destacou no final “a parceria profícua e duradoura” que tem vindo a ser estabelecida com o Clube Escape Livre, afirmando ser a mesma “de extrema importância, na medida que tem conseguido trazer a Figueira o reconhecimento não só pelo automobilismo, mas por tudo o resto que é feito em prol do território”. “É motivo de orgulho termos recebido este prémio!”.

Por seu lado, Rui Ventura, presidente do Município de Pinhel, afirmou a satisfação pessoal e da Câmara Municipal de Pinhel que dirige, frisando que “maior satisfação foi permitida com o trabalho que o Clube Escape Livre tem feito, não só em Pinhel, mas pela região”. “Fizemos um desafio ao Clube para nos apresentar algo diferente, algo que pudesse promover o nosso território, mas deram-nos muito mais do que aquilo que pretendíamos”, acrescentou o edil para quem “o Drift é uma aposta em que todos nos empenhamos, mas que ano após ano tem tido mais gente, quer a ver, quer a participar. É uma aposta ganha e vamos continuar para que seja cada vez maior”.

Quem usou da palavra também no final deste evento foi Carlos Monteiro, vice-presidente do Município da Guarda, tendo salientado a capacidade multifacetada do Clube Escape Livre, “com esta dimensão humanitária, social, desportiva, e essa capacidade de se reinventar”. “Temos que reconhecer, por um lado, a sua ação de projetar cada vez mais não só essa vertente desportiva, mas também a abrangência que as associações têm que ter cada vez mais, e isso é um trabalho que se consegue com a articulação das forças vivas. Só assim podemos desenvolver as nossas potencialidades”.

O autarca acrescentou ainda estar a Câmara da Guarda muito grata ”pela dinâmica que a equipa do Escape Livre tem desenvolvido ao longo destes anos”, tendo destacado como exemplo o Guarda Racing Days, agendado para o próximo mês de Julho de que se espera ser“mais um grande evento”.

Presente no Teatro Municipal da Guarda pelo segundo ano consecutivo esteve o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que recebeu o livro dos 30 anos de História do Clube e o troféu SPAL, tendo afirmado no discurso de encerramento: “Este clube merece, nas mais diversas modalidades, do Drift ao Slalom, aos passeios e tradicionais provas que organizam, que todos aqui hoje estejamos reconhecidos pelo trabalho que o Escape Livre, o Dr. Luís Celínio e toda a sua equipa fazem ao longo de todos estes anos. Esperamos voltar para o ano e em anos seguintes. É assim que se faz mais e melhor desporto”.

A 21ª edição da Gala Spal contou ainda com o sorteio, entre os cerca de 500 espectadores, de um relógio Roamer, parceira do Escape Livre, e tudo isto depois de uma primeira parte preenchida pelo espectáculo “Faz-te Homem”, com António Machado e João Didelet a interpretarem um texto de Luís Coelho com encenação de Paulo Sousa Costa. Ao longo de hora e meia, e com o público “transformado” numa plateia masculina de “Zés”, lá fomos sabendo o que faz o “homem que homem” durante uma “conferência sobre homens” ou como deve o homem lidar com as mulheres, um espectáculo divertido num registo de comédia para a qual contribui o texto imaginativo mas também as interpretações por vezes magistrais de António Machado e João Didelet.

Restará referir que esta 21ª Gala SPAL - A Nossa Selecção de Pilotos contou com o patrocínio de várias entidades como a Câmara Municipal da Guarda, a SPAL, o Centro Comercial La Vie, ainda a Gelgurte, o Instituto Politécnico da Guarda, bem assim como a AFN, Moderna Joalheiros, Adega de Figueira de Castelo Rodrigo, Natura IMB Hotels, Matos & Prata, First Stop e Bridgestone, Valorpneu, Litocar, Intermarché da Guarda, LOBA, Bestravel Guarda, Soviauto, Transportes Bernardo Marques, Elpídio & Horácio, BP e Ergovisão. Contou ainda com o apoio da Freguesia da Guarda, Turismo do Centro de Portugal e diversas empresas que tornaram possível esta iniciativa do Clube Escape Livre.

Pin It