A Volvo Cars volta a inovar no capítulo da segurança automóvel ao anunciar o alargar dos sistemas de segurança conectada, Hazard Light Alert e Slippery Road Alert, a todo o território europeu.

Esta tecnologia utiliza a cloud para uma partilha de informação entre veículos da Volvo, informação essa relacionada com a segurança avisando os condutores da presença de eventuais perigos na estrada. Estes sistemas, introduzidos em 2016 nos modelos da gama 90, começaram por estar disponíveis na Suécia e na Noruega, mas estarão agora ambos acessíveis a outros condutores europeus.

Estamos perante uma funcionalidade que passará a ser de série em todos os novos Volvo (a partir do “model year” 2020) mas poderão ser aplicados em alguns modelos anteriores.

"Acreditamos que uma partilha de informação de segurança – quer seja das condições da estrada ou de perigos potenciais – poderá evitar acidentes. Os proprietários Volvo irão contribuir de uma maneira direta para estradas mais seguras para os restantes condutores e irão, eles próprios, beneficiar desses avisos”, explicou Malin Ekholm, responsável da Volvo Cars Safety Centre.

É importante antecipar os perigos

As investigações de segurança feitas pela Volvo Cars demonstram que, o ajuste do nível de velocidade às situações reais de trânsito reduz, de forma muito elevada, o risco de acidentes. Ao alertar as pessoas para a presença de perigos à frente estas poderão, de forma antecipada ajustar a sua condução.

Com o lançamento destes sistemas em todo o território europeu, a Volvo Cars reforça o seu convite aos restantes construtores para que estes façam parte desta partilha de dados anónimos que poderá levar a melhores comportamentos na estrada e contribuir para uma melhoria real na segurança.

O impacto desta partilha será tanto maior quantos mais modelos estiverem conectados. Recorde-se que, na Suécia e na Noruega, a partilha de dados já ocorre entre automóveis e camiões da Volvo.

“Quanto mais veículos estiverem a partilhar dados em tempo real, mais seguras se tornarão as estradas. Esperamos estabelecer em breve novas parcerias com empresas que partilhem o nosso compromisso com a segurança”, concluiu Malin Ekholm.

© LusoMotores

Pin It