Com lançamento previsto para o final de Setembro, logo depois de ser apresentado formalmente no Salão Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, começou já a ser divulgado pela BMW o novo Série 1, modelo que avança para a sua terceira geração e que é antecipado pela BMW como um modelo automóvel pleno de carácter. Para já, o LusoMotores dá-lhe conta do resultado final desta terceira geração do BMW Série 1, um automóvel que recebe uma imagem ainda mais desportiva apesar da carroçaria de cinco portas, e em que a tracção dianteira passa a ser regra.

Ligeiramente mais curto do que na geração anterior em menos cinco milímetros, para os agora propostos 4319 mm, este novo Série 1 apresenta uma largura de 1799 mm e a altura de 1434 mm, sendo assim mais largo em 34 mm e mais alto em 13 mm. Já no que diz respeito à distância entre eixos, este BMW Série 1 de terceira geração vê essa medida reduzida em 20 mm para 2670 mm, algo que, ainda segundo o próprio construtor bávaro, não afecta em nada com o objectivo assumido de aumentar a habitabilidade deste modelo.

Em termos de imagem, este modelo que partilha agora a plataforma do BMW X1, X2 e do Mini Countryan, apresenta a tradicional grelha em rim mais ampla, adoptando um padrão em rede com efeito tridimensional para o M135i xDrive. No habitáculo o sistema Live Cockpit Professional opcional com tecnologia BMW Operating System surge em destaque, estando ainda disponível em opção a possibilidade do condutor ter acesso às informações mais relevantes para a condução no head-up display de 9.2 polegadas.

No que diz respeito às motorizações, o novo BMW Série 1 contará com três blocos a gasóleo e dois motores a gasolina, com potências que irão desde os 116 CV do 116d (consumo médio entre 3,8-4,3 l/100 km e emissões de 100-110 g/km de CO2) aos 306 CV do M135i xDrive, que será, neste caso, a proposta mais potente no que diz respeito aos blocos de quatro cilindros da BMW, devendo ser capaz de chegar dos zero aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 250 km/h.

Estarão ainda disponíveis os motores 118d, 120d xDrive e 118i, sendo que os blocos 116d e 118i poderão ser equipados com caixa automática Steptronic de dupla embraiagem e sete relações, enquanto os 118d e 120d xDrive podem ter caixa automática opcional Steptronic de oito velocidades.

© LusoMotores

InstagramLM Botao

Pin It