A Jaguar Land Rover desenvolveu uma tecnologia aplicável aos volantes dos seus veículos que permite ajudar os condutores a manter o olhar na estrada, utilizando mudanças de temperatura para os avisar de quando devem virar à esquerda ou à direita.

Neste estudo tecnológico, realizado em conjunto com a Universidade de Glasgow, foi criado um “volante sensorial” com zonas que aquecem ou arrefecem rapidamente para avisar o condutor da aproximação de um cruzamento ou da necessidade de mudar de faixa. Esta função pode ser especialmente útil quando a visibilidade é reduzida devido às condições meteorológicas ou ao traçado da estrada. A tecnologia também foi aplicada nas manetes das mudanças para indicar as mudanças de velocidade nos veículos do futuro, equipados com o sistema de condução autónoma. 

As distrações do condutor provocam um elevado número de acidentes de trânsito em todo o mundo, estimando-se que 10% dos acidentes mortais, nos Estados Unidos da América, tenham como origem esta causa. A investigação levada a cabo pela Jaguar Land Rover sugere que as indicações térmicas podem ser úteis para que os condutores concentrem toda a sua atenção na estrada.

Foto05

Em termos práticos, nos dois lados do volante há zonas específicas que aquecem ou arrefecem rapidamente, com uma diferença de 6ºC, para indicar a direção de viragem. O condutor poderá ainda ajustar a mudança de temperatura para fixar a oscilação mais adequada.

Os estudos realizados demonstraram que as instruções com base na temperatura também podem ser utilizadas para notificações que não sejam urgentes, onde a vibração pode ser uma distração desnecessária, como o aviso de depósito vazio, ou para indicar lugares de estacionamento próximos. Além disso, as indicações térmicas poderiam ser utilizadas para substituir os alertas sonoros sempre que estes interrompam a reprodução dos conteúdos multimédia ou as conversas no interior do veículo.

Pin It