Reconhecida a nível global pelas suas preocupações de segurança, a Volvo Cars acaba de anunciar o estabelecimento de uma nova parceria neste capítulo, concretizada desta feita com a POC, empresa sueca de desporto, para o desenvolvimento de um projeto de investigação capaz de melhorar a segurança dos ciclistas nas estradas.

Neste projeto serão realizados crash tests inovadores utilizando capacetes de ciclistas, testes em estreia mundial que surgem como o mais recente exemplo do posicionamento da Volvo Cars na área da segurança, transmitindo a sua ambição de melhorar a segurança rodoviária como um todo através da colaboração e da partilha de conhecimento.

Consciente de que os acidentes entre automóveis e ciclistas podem ser bastante graves, a Volvo Cars apresenta agora uma estratégia clara para os tentar eliminar com o recurso a tecnologias de segurança ativa. O sistema da Volvo para a detecção de ciclistas com travagem automática utiliza câmaras e radares para detetar os ciclistas, avisa o condutor da colisão eminente e aplica a travagem caso seja necessário.

Foto10

O projeto de investigação Volvo-POC consiste num conjunto de crash tests especialmente elaborados nas instalações de segurança da Volvo Cars, em Gotemburgo, de acordo com um projeto que faz parte de um programa de investigação mais abrangente e que procura detectar os vários tipos de lesões a longo prazo que os ciclistas poderão sofrer neste tipo de acidentes.

Durante a realização dos testes, os crash test dummies irão utilizar capacetes da POC e serão lançados em vários ângulos e a várias velocidades em direção a um automóvel Volvo que estará estático. Os testes são baseados nas leis atualmente existentes para a proteção de peões, sendo os procedimentos para a realização de testes para capacetes de ciclistas ainda bastante rudimentares, não levando em linha de conta os acidentes com automóveis.

A aprendizagem obtida através desta parceria ajudará a POC a tornar os seus capacetes mais seguros no caso de acidentes envolvendo automóveis. Por outro lado, este testes também irão fornecerão preciosos dados para a Volvo Cars sobre estes tipo de acidentes.

© LusoMotores

Pin It