A Renault revelou esta quarta-feira o Renault Triber, modelo automóvel apresentado em Nova Deli, Índia, o primeiro automóvel projetado especificamente para o mercado indiano que, ainda assim, possui outras ambições internacionais, isto apesar de ser para já desenhado e produzido na Índia e comercializado na sua totalidade naquele país. Ultra-modular, moderno e com uma relação preço/qualidade que o construtor classifica de “referencial”, o novo modelo expande a gama local do Grupo Renault, já composta pelos modelos Kwid, Duster e Captur. 

Atraente, robusto, compacto, espaçoso e modular, o Triber apresenta-se como um modelo versátil que pode acomodar até sete adultos, e tudo em menos de 4 metros de comprimento. Pretende ainda este modelo contribuir para a expansão do Grupo Renault nos mercados Internacionais tal como projetado no plano estratégico “Drive the Future”. Este modelo será fabricado na unidade de Chennai e será comercializado no segundo semestre de 2019.

Sem concorrentes diretos, o Renault Triber surge como uma alternativa face às tradicionais ofertas do segmento B, sendo a resposta da Renault às principais expectativas dos clientes indianos: um automóvel moderno, espaçoso, embora compacto, ultra-modular e com baixo consumo de combustível, para toda a família. Compacto (menos de 4 metros de comprimento), com uma versatilidade imbatível que pode transportar até sete pessoas, o Triber na configuração de cinco lugares possui ainda a capacidade de apresentar a maior capacidade de mala do segmento. Além disso, oferece ainda um design moderno, dinâmico e vincadamente robusto, num automóvel dotado de um habitáculo espaçoso, versátil e atraente, pródigo em soluções modernas e práticas.

IMG 5438

IMG 5439

IMG 5444

Triber quer acelerar expansão global do Grupo Renault

Como parte de seu plano estratégico de “Drive the Future”, o Grupo Renault pretende aumentar as vendas globais em mais de 40%, com uma meta de mais de 5 milhões de veículos até 2022. Para conseguir este objectivo, a Índia surge como um dos principais mercados determinantes para o desenvolvimento desta estratégia, sendo crucial para atingir a meta delineada. O objetivo a médio prazo, para o mercado Indiano, é o de duplicar o volume de vendas para 200.000 unidades por ano nos próximos três anos.

Em termos de design exterior, o Triber presenta um estilo expressivo e sedutor, resultando de um projeto conjunto entre as equipas da Renault na Índia e na Europa. Temos assim um modelo dotado de um design original, moderno e atraente, o qual combina dinamismo e robustez em menos de quatro metros de comprimento, ao mesmo tempo que oferece uma evidente habitabilidade.

O para-choques dianteiro expressa a robustez do automóvel e sugere uma capacidade acrescida para lidar com as estradas mais difíceis. Já a altura ao solo de 182 mm reforça esta impressão, assim como os “ski” de proteção dianteiros e traseiros, as barras de tejadilho e as proteções em plástico negro das cavas das rodas e das zonas laterais inferiores, dando ao Triber um carácter aventureiro apto a enfrentar todos os tipos de estradas.

Por dentro, o Renault Triber propõe um apelo ao convívio, partilha e modernidade, com um design interior moderno, dotado de tecnologias de ponta para incrementar o conforto dos ocupantes e a facilidade de utilização. A configuração do habitáculo afigura-se capaz de promover o convívio e a partilha entre os passageiros para reforçar o prazer de viajar a bordo do Triber.

Ainda no habitáculo, encontramos um sistema multimédia conectado. O ecrã sensível ao toque de 20,3 cm (8 polegadas) do Triber conta com um sistema conectado Media Nav Evolution, onde é possível replicar as funções dos smartphones, isto porque estamos perante um sistema compatível com o Android Auto e o Apple CarPlay, bem como com inúmeras aplicações de navegação e entretenimento. O sistema também permite reprodução de vídeos através de uma ligação USB.

Já o painel de bordo integra o ecrã táctil, mas mantém comandos manuais para o ar condicionado. O painel de instrumentos integralmente digital LCD (uma novidade no segmento) tem um mostrador de 8,9 cm (3,5 polegadas), emoldurado por três indicadores virtuais para o conta-rotações, o nível de combustível e a temperatura do óleo.

O sistema de acesso “sem chave” através de cartão inteligente permite que as portas possam ser abertas ou fechadas e o motor possa ser iniciado sem chave. Os sensores no cartão permitem que as portas possam ser trancadas e destrancadas sem ter de remover o cartão do bolso ou da carteira e, mediante um simples toque num botão, possam ligar ou desligar o motor sem ter de inserir o dispositivo. O sistema mãos-livres inclui ainda uma função de fecho automático das portas quando o condutor se afasta do automóvel.

IMG 5442

IMG 5443

IMG 5446

Espaço e modularidade únicos no segmento

Em menos de quatro metros de comprimento, o Triber pode acomodar, confortavelmente, até sete ocupantes, com uma modularidade invulgar e uma flexibilidade ímpar. Esta capacidade resulta da capacidade do Triber em oferecer a melhor habitabilidade do segmento, proporcionando conforto a todos os passageiros, independentemente de onde eles estejam sentados. Recordista no espaço entre os assentos dianteiros (710 mm), com o melhor comprimento para as pernas na segunda fila do segmento (até 200 mm) e um invulgar espaço livre nos dois últimos lugares (91 mm), o Triber assegura que todas filas de bancos são igualmente confortáveis, contando ainda com tomadas de carga e ar condicionado para todos os passageiros.

Os dois bancos independentes da terceira fila proporcionam a melhor altura livre da classe (834 mm), acomodando confortavelmente até adultos mais altos e incluindo apoios de braço laterais, bem como uma tomada de 12V para carregar dispositivos portáteis. Será importante dar conta de que este Triber surge equipado com bancos deslizantes, reclináveis e dobráveis na segunda fila. Os generosos ângulos de abertura das portas (74° atrás) facilitam muito o acesso ao habitáculo. Enquanto o sistema Easy Fix simplifica o manuseio e a remoção dos dois bancos independentes da terceira fila.

Estamos assim, em face de tudo isto, perante um modelo automóvel que o construtor destaca como “recordista da modularidade, capaz de oferecer mais de 100 configurações diferentes para o habitáculo.”

Na configuração de cinco lugares, o Triber oferece a maior bagageira do segmento (625 litros). Mesmo com seis lugares, a mala ainda oferece uns generosos 320 litros de capacidade e, com a lotação esgotada (sete lugares), chega aos 84 litros. Em complemento, o Triber vem com umas úteis barras de tejadilho com uma capacidade de carga de 50 kg.

Os passageiros dos bancos dianteiros e traseiros do Triber são igualmente “mimados”. A segunda fila está equipada com saídas de ar nos pilares B, com possibilidade de regular o fluxo de ar pretendido, e mesmo a terceira fila é contemplada com saídas de ar específicas localizadas no teto.

IMG 5450

IMG 5451

IMG 5447

O melhor motor e uma plataforma inédita

O Renault Triber vem equipado com um motor Energy que melhor se adapta às especificidades do mercado indiano, tendo sempre em conta a relação entre o desempenho e a economia de combustível. A plataforma modular de última geração também foi desenvolvida em exclusivo pela Aliança Renault Nissan, apresentando-se assim um motor que visou ser capaz de atender às necessidades dos utilizadores indianos.

O Triber vem equipado com um motor a gasolina da geração Energy, com 3 cilindros e 1,0 litro de capacidade, que é capaz de gerar 72 cv de potência e 96 Nm de binário. Esta motorização pode ser associada a uma caixa manual de cinco velocidades ou a uma caixa robotizada com igual número de relações. É uma unidade motriz já utilizada nos automóveis do segmento B do Grupo Renault tanto na Europa como na América do Sul.

Especificações técnicas

Comprimento: 3990 mm
Largura (sem espelhos retrovisores): 1739 mm
Altura: 1643 mm (sem barras de tejadilho)
Distância entre eixos: 2636 mm
Peso: 947 kg
Volume da mala: 84 L (com 7 lugares) / 320 L (com 6 lugares) / 625 L (com 5 lugares)
Jantes/pneus: 14 '' (165/80 R14) / 15 ’’ (185/65 R15)

Motor
Três cilindros, 1.0, a gasolina
Potência: 72 cv
Binário: 96 Nm
Caixa de velocidades: Manual ou robotizada de cinco velocidades

Além do equilíbrio entre desempenho e economia de combustível, este motor prima ainda pelos baixos custos de manutenção. Estamos assim perante um modelo montado sobre uma plataforma que proporciona modularidade, espaço e conforto, para além do prazer de condução reivindicado pela Renault como “únicos”. A plataforma modular do Triber é nova e vai responder às necessidades da Renault no segmento B na índia oferecendo mais valias decisivas neste mercado: Espaço a bordo é referencial, foi permitida uma optimização do compartimento do motor, o construtor dotou este modelo da melhor relação entre espaço habitável e modularidade do segmento, e tudo num automóvel que pretende permitir um conforto e prazer de condução imbatíveis, com níveis de segurança de topo.

A propósito da segurança, aliás, o Renault Triber cumpre todos os requisitos de segurança para o mercado indiano, mas vai mais além para assegurar a proteção quer dos seus ocupantes, quer de peões. A nova plataforma oferece grande solidez estrutural e altos níveis de segurança passiva, sendo a segurança activa garantida pelos cintos de 3 apoios em todos os bancos, com pré-tensores para condutor e acompanhante e nos dois assentos laterais da segunda fila. O Triber é igualmente equipado com 4 airbags: frontais e laterais para condutor e acompanhante.

Em resumo, estamos aqui perante um modelo apontado em primeira instância ao mercado automóvel indiano, sendo produzido e comercializado na Índia, mas apresentando todas as condições para podr vir a ter uma carreira promissora em termos comerciais em mercados emergentes e alguns países da Europa e da América do Sul. Será bom recordar, aliás, que outros modelos do Grupo Renault, sendo exemplo máximo desta realidade o Duster que é comercializado como Dacia ou Renault de acordo com os mercados, começou por ser apontado apenas a mercados emergentes sndo actualment um modelo global com assinalável sucesso.

©LusoMotores

IMG 5448

IMG 5466

IMG 5463

Pin It