Linhas esguias inspiradas num coupé e uma postura atlética, associadas a um maior espaço habitável e a um interior moderno, definem o novo estilo do Nissan Juke, modelo que a Nissan Portugal apresentou em pleno coração da actual Lisboa cosmopolita e turística, no ainda assim sempre típico bairro de Alfama. Se quando surgiu revelou-se capaz de abrir espaço para um novo segmento, que foi o dos Crossover compacto, esta evolução do modelo da Nissan terá tudo para permitir a reinvenção desse mesmo segmento, surgindo desde já como uma aposta ganha ao nível do design que apresenta particularmente sedutor.

Dotado de um amplo leque de tecnologia que inclui o Nissan ProPilot e o sistema de infotenimento NissanConnect, com In-Car Wi-Fi, a integração do smartphone e as actualizações Over The Air (OTA), este Nissan Juke começa por impressionar pela sua imagem, correndo a Nissan com esta proposta o risco de estar a lançar um adversário de peso ao sempre popular Qashqai, mesmo sabendo que este Juke transporta um único motor, o bloco 1.0 litros de 3 cilindros com turbocompressor, acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades ou automática de dupla embraiagem com sete velocidades.

Certo é que, quase uma década depois de estabelecer o conceito de "Crossover compacto", a segunda geração do Nissan Juke promete ter capacidade de reinventar o segmento. Com um milhão de unidades nas estradas europeias, das quais 14 mil rodam nas estradas de Portugal, a primeira geração do Nissan Juke conheceu um enorme sucesso junto dos consumidores graças ao seu estilo distinto. Agora, com a tecnologia Nissan ProPilot e elevando os patamares da conectividade, o Juke promete levar a Mobilidade Inteligente da Nissan – a visão da empresa sobre como os automóveis são alimentados, conduzidos e integrados na sociedade – um passo mais longe.

NissanJuke2019 A01

NissanJuke2019 A01

NissanJuke2019 A01

Dimensões maiores e uma postura atlética, jantes de liga leve de 19 polegadas e um característico "tejadilho flutuante" estilo coupé são alguns dos pormenores que marcam a imagem deste novo Juke, o qual surge equipado com tecnologia LED completa de série para uma assinatura visual particularmente sedutora. Com um comprimento total que é agora de 4.210mm (+7,5cm), uma distância entre eixos de 2.636mm (+10,5cm), uma altura de 1.595mm (+3cm) e uma largura de 1.800mm (+3,5cm), o espaço interior foi melhorado, permitindo maior espaço para as pernas nos bancos traseiros (+5,8 cm) e uma capacidade da bagageira de 422 litros, +20%. No entanto, graças à nova plataforma mais rígida e leve, o peso total reduz-se em 23kg.

Motor 1.0 DIG-T de 117cv

O Juke é alimentado por um motor 1.0 litros de injeção direta de gasolina turbo-comprimido, DIG-T, com três cilindros, capaz de debitar 117 cavalos de potência e cujo desempenho otimizado pretenderá elevar a fasquia da economia de combustível e requinte. Disponível com uma transmissão manual de 6 velocidades ou uma desportiva caixa de dupla embraiagem (DCT) de 7 velocidades e com um seletor para três modos de condução — Eco, Standard e Sport —, o novo Juke promete consumos combinados de 5,9 a 6,4 l/100km (WLTP) e uma aceleração de 0-100kmh em apenas 10,4s.

E se ao nível do bloco adoptado o novo Juke parece ter tudo para convencer, as boas impressões não se ficam por aí, isto porque a Nissan propõe este crossover recheado de tecnologia de infotenimento e de apoio ao condutor, com a aposta na tecnologia ProPilot que oferece assistência à direção, aceleração e travagem através de controlo electrónico, disponível no Juke pela primeira vez.

A Nissan não se fica por aqui neste modelo que transporta ainda um pacote completo de tecnologias de segurança, incluindo sistema inteligente anti colisão com identificador de peões e ciclistas, identificador de sinais de trânsito, sistema inteligente de manutenção de faixa, alerta de trânsito traseiro e intervenção de ângulo morto, uma estreia da Nissan apontada pelo construtor como única no segmento.

NissanJuke2019 A01

NissanJuke2019 A01

NissanJuke2019 A01

Refira-se ainda que o novo sistema de infotenimento NissanConnect permite a utilização do Apple CarPlay ou o Android Auto para espelhar as suas aplicações para smartphone favoritas no ecrã tátil de 8 polegadas. Os condutores também podem aceder aos mapas e às informações de trânsito em direto da TomTom ou ativar o seu Wi-Fi de bordo (novidade neste segmento) para permitir que os passageiros liguem os seus computadores portáteis e tablets.

A aplicação NissanConnect Services é assim apontado pela Nissan como o companheiro móvel perfeito, capaz de oferecer controlo sobre vários aspetos do automóvel, permitindo a verificação remota do estado do fecho das portas do automóvel bem como fechar ou abrir o Nissan diretamente a partir do smartphone. Para maior segurança, os condutores podem também verificar a pressão dos pneus e o nível do óleo antes de fazer uma viagem.

Para tornar as vidas dos condutores do Juke ainda mais fáceis, a compatibilidade com o Google Assistant dá-lhes controlo de várias funções como sejam as luzes do automóvel e o envio de destinos para o sistema de navegação do automóvel. Ao mesmo tempo, os condutores e os passageiros também podem apreciar melhor a sua música favorita graças ao sistema de som Bose Personal Plus que, integrando oito colunas potentes – incluindo dois conjuntos UltraNearfield integrados nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros – permite aos passageiros a bordo deste novo Nissan Juke que desfrutem de música envolvente com uma definição cristalina.

Com preços recomendados de venda a público a partir de 19.900 euros, o novo Juke está já disponível para encomenda em toda a rede de concessionários oficiais da Nissan em Portugal, e as primeiras entregas a cliente estão previstas para Novembro.

Jorge Reis

NissanJuke2019 A01

NissanJuke2019 A01

NissanJuke2019 A01

NissanJuke2019 A01

NissanJuke2019 005

Pin It