Pedro Almeida, membro da administração da SIVA antes da aquisição da empresa pela Porsche Holding Salzburg (PHS), conjuntamente com Viktoria Kaufman, até aqui responsável na PHS como Managing Director na Colômbia, foram apresentados à Imprensa esta segunda-feira como os novos Managing Directors da Sociedade de Importação de Veículos Automóveis (SIVA), adquirida no passado dia 15 de Outubro pela Porsche Holding Salzburg, que passa assim a ter a seu cargo a responsabilidade pelas marcas de automóveis ligeiros Volkswagen, Volkswagen Veículos Comerciais, Audi, Škoda, Bentley e Lamborghini para o mercado português.

Em simultâneo, também a SOAUTO, a empresa de retalho automóvel do importador, com 11 instalações em Lisboa e Porto, passa a fazer parte da PHS que, nos próximos anos, deverá investir mais de 20 milhões de euros no desenvolvimento e modernização do retalho da SOAUTO, ficando desde já o compromisso dos responsáveis da PHS de manter todos os 650 trabalhadores da estrutura em Portugal.

Em conferência de imprensa realizada nas instalações da SIVA, na Azambuja, Hans Peter Schützinger, porta-voz da administração da Porsche Holding Salzburg, fez referência às raízes desta entidade, que começou há 70 anos como empresa familiar na Áustria, com a importação da Volkswagen. Com a abertura ao leste europeu, no início dos anos 90, abriram-se novas oportunidades para a PHS e a sua implantação gradual na Europa Central iniciou o seu crescimento internacional.

191021 PHS SIVA 03

191021 PHS SIVA 05

Desde 2011, a PHS é uma subsidiária da Volkswagen AG e, desde então, trouxe décadas de experiência na distribuição automóvel para as vendas mundiais do Grupo Volkswagen. A este propósito, Hans Peter Schützinger realçou: “Mantivemo-nos sempre muito práticos, com forte concentração nos nossos clientes. Neste aspeto, nada mudou ao longo de muitos anos de atividade.”

Hans Peter Schützinger enalteceu ainda a operação da SIVA como importador até ao presente, afirmando-se “satisfeito” com esta nova missão em Portugal. “Aqui, deparamo-nos com uma equipa sólida e competente, com a qual partilhamos o nosso know-how em distribuição internacional e unimos esforços para que a SIVA alcance novamente os êxitos de anos anteriores.”

Recorde-se que a PHS adquiriu a SIVA à SAG Gest, detida quase na totalidade pelo empresário João Pereira Coutinho, pela quantia simbólica de um euro, depois de um perdão de dívida por parte da banca, sendo ainda necessário apurar valores finais em dívida da anterior operação da SIVA, uma quantia que só será conhecida depois de apurado o PER (Plano Especial de Revitalização), que depende “das contas finais do mês de Setembro”.

Actualmente, a SIVA e a SOAUTO empregam 650 pessoas, tendo sido as duas empresas integradas pela PHS, que pretenderá beneficiar da experiência da equipa de gestão existente. Por via disso, Pedro de Almeida junta-se a Viktoria Kaufmann na condução da empresa como Managing Directors. Viktoria Kaufmann adquiriu experiência internacional em gestão da distribuição automóvel na PHS e, mais recentemente, trabalhou como Managing Director na Colômbia.

Aos jornalistas, Pedro de Almeida garantiu ser este “um momento muito importante para o futuro da SIVA”. “Proporciona-nos agora a oportunidade de colocar a nossa organização comercial novamente na senda do progresso, com as melhores marcas, as melhores equipas e também com a melhor empresa de distribuição do setor automóvel.”

Por seu turno, Viktoria Kaufmann destacou a importância da força financeira da PHS, pela oportunidade que dá de “iniciar um novo capítulo para a SIVA em Portugal”. “Queremos investir no futuro, no modelo de negócios atual, nos nossos parceiros de negócios, bem como em novas soluções de mobilidade. Para nós, o foco está na estratégia de crescimento económico, sustentável e de longo prazo para toda a organização.”

191021 PHS SIVA 04

191021 PHS SIVA 03

Para que não restem dúvidas quanto ao empenho da Porsche Holding Salzburg nesta operação, Rainer Schroll, administrador executivo responsável pelo retalho da PHS, deu ênfase à importância do setor de retalho e anunciou o investimento, nos próximos anos, de mais de 20 milhões de euros no desenvolvimento e modernização do retalho, assim como na área de IT da SOAUTO e revelou: “Vamos construir novas e modernas instalações em Lisboa, que demonstram a seriedade com que encaramos este novo compromisso em Portugal.”

A responsabilidade como Managing Director pelo retalho da SOAUTO continuará a ser assumida por José Duarte, em conjunto com Mario De Martino, cuja experiência comercial também começou na PHS, tendo sido, mais recentemente, Diretor Financeiro no Chile.

Sobre a SIVA, foi fundada em 1987 como importadora das marcas Volkswagen e Audi, a que se juntou em 1992 a Škoda e, mais tarde, a Bentley e a Lamborghini. No passado, vendeu mais de 30.000 veículos novos por ano, dos quais 5.000 através de concessionários da SOAUTO.

Já em relação à Porsche Holding Salzburg, sediada em Salzburgo, é uma subsidiária da Volkswagen AG desde 1 de Março de 2011, exercendo atividade na distribuição e no retalho automóvel, fornecendo serviços financeiros e desenvolvendo sistemas de IT. Foi fundada em 1949 e atualmente opera em 29 países, na Áustria, Europa Ocidental e Central, bem como na Colômbia, Chile, China, Malásia, Singapura, Brunei e Japão. Em 2018, vendeu 743.000 automóveis novos, empregando atualmente 30.900 colaboradores.

©LusoMotores

Pin It