O aeronauta francês e presidente da Fundação Impulso Solar, Bertrand Piccard, bateu o recorde mundial da maior distância percorrida num veículo movido a hidrogénio com apenas um depósito ao volante de um Hyundai Nexo. Neste veículo, Piccard saiu da estação de hidrogénio FaHyence, em Sarreguemines, na passada segunda- feira 25 de Novembro, um local escolhido pelo compromisso da região para com a mobilidade responsável, e chegou no dia seguinte ao Museu do Ar e do Espaço em Le Bourget, percorrendo uma distância de 778 km.

Nunca antes um veículo de produção movido a hidrogénio havia percorrido uma distância tão longa com apenas um depósito. Habituado a desafios extraordinários, incluindo a primeira volta ao mundo em balão de ar quente no Breitling Orbiter, bem como a primeira volta ao mundo num avião movido a energia solar, o Solar Impulse, Bertrand Piccard pôde desta vez fazer-se acompanhar durante a sua aventura, naquela que foi uma excelente oportunidade para o aventureiro e os seus passageiros descobrirem uma nova geração do automóvel, partilhar as suas experiências no que diz respeito à preocupação ambiental e comparar os respetivos pontos de vista relativos ao desenvolvimento sustentável e mobilidade.

Bertrand Piccard foi assim acompanhado por Jean Rottner, presidente da Região Este (Francês), ainda pelo Grã Duque Henri do Luxemburgo, também por Michel Delpon, MP para o Dordogne e Presidente do Grupo de Estudo de Hidrogénio na Assembleia Nacional (Francês), mas também por Benoît Potier, CEO da Air Liquide (Francês), bem como por Bruno Le Maire, Ministro da Economia e Finanças (Francês), Elisabeth Borne, Ministra da Transição Ecológica e Solidária (Francesa) e pelo Príncipe Alberto II do Mónaco.

BertrandPiccard HyundaiNexo 01

BertrandPiccard HyundaiNexo 02

A conquista do recorde foi celebrada no Museu do Ar e do Espaço em Le Bourget, uma referência para as explicações aéreas de Bertrand Piccard. Enquanto detentor do novo recorde do mundo com um veículo movido a hidrogénio, Bertrand Piccard, e Lionel French-Keogh, Diretor Geral da Hyundai Motor France, fizeram algumas declarações.

“Com esta aventura, provámos que com as tecnologias limpas, já não precisamos de protótipos revolucionários para bater recordes. Agora qualquer um o pode fazer com um veículo normal de zero emissões,” afirmou Piccard. “Está a começar uma nova era da performance, para o benefício da proteção ambiental”.

Por seu turno, Lionel French-Keogh, Diretor Geral da Hyundai Motor France, continuou: “Enquanto alguns poderão duvidar da importância do hidrogénio nos automóveis de amanhã, na Hyundai acreditamos nesta tecnologia desde 1998, quando demos início ao seu desenvolvimento. Graças a este recorde, estabelecido por Bertrand Piccard, já não resta qualquer dúvida. Para além de ter voz em todo o mundo, Bertrand é um individuo carismático que melhor do que ninguém sabe como chamar à atenção para as questões climatéricas. Partilhamos a sua opinião de que é possível mudar o consumo de forma sustentável e o hidrogénio é a resposta para esta questão. Vemos o respeito pelo meio ambiente como um vetor de crescimento e não um obstáculo à inovação.”

BertrandPiccard HyundaiNexo 03

BertrandPiccard HyundaiNexo 04

Enquanto o primeiro construtor automóvel a produzir veículos a hidrogénio em massa, a Hyundai está a preparar-se ativamente para a mobilidade a zero emissões do futuro. Evitando posições dogmáticas no que diz respeito a energias alternativas, a marca já está a responder às mudanças no sector automóvel ao oferecer a mais ampla oferta de motorizações eletrificadas no mercado.

Bertrand Piccard tem um compromisso para com o planeta através do desafio das 1000 Soluções Eficientes e Lucrativas de Proteger o Ambiente, que iniciou com a Fundação do Impulso Solar. A Hyundai Motor França partilha a mesma visão de crescimento sustentável e tem-no como seu embaixador desde 2017.

A Hyundai Motor França e Bertrand Piccard organizaram uma grande conferência de imprensa em Paris, em setembro de 2018, que, pela primeira vez juntou todos os operadores no setor do hidrogénio em França.

Sobre o recorde agora estabelecido, regista como número de quilómetros percorridos 778km, com o Hyundai Nexo a concluir esta aventura com a autonomia remanescente no final da viagem de 49km. Em termos de ar purificado foi de 404.6 kL, o volume de ar que 23 adultos respiram por dia, tendo sido possível uma redução de CO2 de 111.2 kg, a quantidade de emissões que um veículo da mesma categoria emite em 778km.

Pin It