A Seat escolheu Portugal para etapa do seu projeto internacional Seat & Cupra On Tour, depois de bem sucedidas passagens por Oslo e Liverpool, um evento que reuniu agora em Cascais os mais recentes modelos, veículos históricos e algumas das próximas novidades das marcas. Esta série de eventos, que leva a Seat e o símbolo de elevada performance, a Cupra, a alguns dos mais importantes mercados, ajuda a difundir o espírito “Created in Barcelona” por toda a Europa.
Tendo já passado por Oslo e Liverpool, este evento deu a oportunidade aos jornalistas de conduzirem a mais recente família de veículos da Seat, incluindo o maior dos SUV, o Tarraco, o seu primeiro SUV, o Ateca, e o mais pequeno, o Arona, com a mais recente versão GNC que alarga a família de veículos a gás natural da marca.
“O projeto ‘Seat & Cupra On Tour’ aproxima as nossas marcas e modelos dos mercados principais, enaltecendo os valores de acessibilidade da marca em toda a sua envolvente,” afirma a propósito o Presidente da Seat Luca de Meo. “Levar a comitiva a Portugal reforça a nossa determinação em evidenciar a gama, a sua abrangência, história e futuro tanto da Seat como da Cupra à medida que caminhamos para uma nova era de mobilidade individual e de desenvolvimento tecnológico.”
Uma história rica
De acordo com o entendimento dos próprios responsáveis da Seat, este evento não tem pretensões de alcançar apenas o presente, mas deu também a oportunidade aos participantes de sentirem um pouco da riqueza da história da Seat através de veículos como o Seat 1200 Sport ou o Seat 600D, disponíveis para serem conduzidos.
A introdução do Seat 600 em 1957 é um ponto incontornável na democratização da mobilidade individual. O modelo citadino de tração traseira custava naquela época umas acessíveis 63.000 pesetas e, quando a produção cessou, em 1973, tinham saído da linha de produção perto de 800.000 veículos.
O Seat 1200 Sport não é menos importante ao marcar definitivamente a história da marca por ter sido o primeiro veículo integralmente desenvolvido pelo Centro Técnico da Seat em Martorell. O coupé de tração dianteira, com duas portas e quatro lugares, ficou conhecido por Bocanegra, com vendas próximas das 20.000 unidades até ao final da produção em 1979.
Aquele que é, eventualmente, o mais importante modelo na história da Seat, completa este ano o seu 35º aniversário. Oferecendo o espaço e o conforto de um modelo de gama superior no segmento dos compactos, o Ibiza vendeu mais de 1.3 milhões de unidades. Para assinalar este fantástico sucesso, também esteve presente um Seat Ibiza 1.5 GLX da primeira geração.
Com um motor de quatro cilindros a gasolina com 1,461cc, debitando 85CV às 5,600rpm e alcançando os 169km/h de velocidade máxima, o Ibiza é a prova do que a Seat é capaz quando junta a sua filosofia de design com tecnologias apelativas a uma grande base de consumidores.
Com um olhar no futuro
Em conjunto com os modelos disponíveis para condução, esteve em exibição neste evento uma gama de veículos incumbida de sublinhar a visão futura de mobilidade da Seat e Cupra.
O Tarraco FR PHEV desvenda o início do caminho da Seat rumo à eletrificação da gama, combinando os benefícios do motor convencional de combustão interna com um poderoso motor elétrico e pack de baterias de forma a garantir uma experiência de condução dinâmica, eficiente e envolvente.
Num degrau ainda mais elevado de eletrificação está o Seat el-Born, o primeiro Seat 100% elétrico assente sobre a plataforma MEB do Grupo Volkswagen. Um veículo que, depois do Mii electric, sublinha a dedicação da Seat aos veículos elétricos com bateria. O el-Born integra as mais sofisticadas funcionalidades de condução autónoma e a tecnologia de conectividade que realça a experiência de condução. A elevada densidade da bateria garante a este modelo uma autonomia de até 420 km, podendo ser recarregada em apenas 47 minutos.
Cupra junta-se à festa
Por esta altura, quando se cumpre apenas um ano desde o nascimento da Cupra como marca independente, continuando a conquistar os entusiastas, isto é comprovado pelas vendas que os responsáveis da marca apelidam de “excecionais”, tendo nos primeiros quatro meses de 2019 batido o período homólogo do ano anterior com um crescimento de 82,3% e a entrega de 7.900 unidades.
Em Portugal, a Cupra mostrou como abraça as possibilidades de eletrificação e as perspetivas que antecipa com o concept 100% elétrico de elevada performance, o Tavascan. O grande SUV coupé junta a dinâmica exterior, a sofisticação interior e a mais recente tecnologia de propulsão num veículo que encerra a essência da marca Cupra, reinventada para uma nova era.
O concept Tavascan é propulsionado por dois motores elétricos – um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro – garantindo uma potência total de 225kW e a capacidade de alcançar os 100km/h em apenas 6.5 segundos. Mas o Tavascan não se destaca apenas na performance em linha reta, já que tem um alcance de 450km graças ao pack de baterias de 77kWh.
Seat... de Espanha para o Mundo
A propósito da Seat será importante dar conta que surge como a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona), exportando 80% dos seus veículos, estando presente em 80 países dos cinco continentes. Em 2018, a Seat vendeu 517.600 automóveis, o maior registo nos seus 68 anos de história da marca, resultando num lucro de 294 milhões depois de impostos e uma faturação de recordista de 10 mil milhões de euros.
O Grupo Seat emprega mais de 15.000 profissionais nos seus três centros de produção — Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell —, onde fabrica os modelos Ibiza, Arona e Leon. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca na República Checa, o Tarraco na Alemanha, o Alhambra em Portugal e proximamente terá início a produção do Mii electric na Eslováquia.
A multinacional espanhola tem um Centro Técnico que se configura um “núcleo de conhecimento” que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo impulsionar a inovação do maior investidor em I&D de Espanha. A Seat disponibiliza a mais recente tecnologia de conectividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.
©LusoMotores