Presente desde já no mercado nacional, o novo Opel Astra, de que o LusoMotores já aqui falou aquando da sua apresentação em Lisboa no início de Dezembro, é apontado pelo construtor como o Astra mais eficiente de sempre, com uma redução de 21 por cento nas emissões face ao modelo anterior, fruto da introdução de novos motores, nomeadamente de dois blocos capazes de emissões abaixo de 100 g/km de CO2 (NEDC). Um coeficiente aerodinâmico referencial de 0.26 no Astra e na ‘station wagon’ Astra Sports Tourer, tecnologias inovadoras e chassis com novas evoluções são ainda características deste modelo que teve estreia mundial no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, em Setembro do ano de 2019 que agora chega ao fim.

Em Portugal, o novo Opel Astra surge com níveis de equipamento Business Edition, GS Line e Ultimate, para os motores 1.2 Turbo (130 cv) e 1.4 Turbo (145 cv) a gasolina, e 1.5 Turbo D de 122 cv a gasóleo. Quanto a preços, esta nova proposta da Opel surge com valores a partir de 24.690 euros, para o Astra, e 25.640 euros, para a variante Astra Sports Tourer.

Sem mudanças significativas na imagem, é na introdução de novos motores que surgem as principais inovações neste novo Opel Astra, com uma linha completamente nova de motores, com bloco e cabeça em alumínio, motores evoluídos de três cilindros num leque de potências de 122 cv a 145 cv (consumos NEDC: urbano 6,3-4,1 l/100 km, extraurbano 4,2-3,1 l/100 km, misto 5,0-3,5 l/100 km, 114-92 g/km CO2; consumos WLTP: misto 6,1-4,4 l/100 km, 139-115 g/km CO2).

OpelAstra 01

OpelAstra 02

OpelAstra 03

Refira-se que os motores do novo Opel Astra surgem equipados com a mais recente tecnologia de redução de emissões, como por exemplo o filtro de partículas de gasolina (GPF) e o catalisador de redução seletiva SCR nos Diesel. Aliás, sobre o motor turbodiesel 1.5, de três cilindros, surge acoplado a uma caixa manual para emissões de CO2 de apenas 92 g/km. Já o motor 1.2 Turbo a gasolina, de 130 cv, promete emissões de 99 g/km CO2, sendo os valores de consumo de combustível e emissões de CO2 mencionados determinados sob a nova norma WLTP (World Harmonised Light Vehicle Test Procedure).

Do que pudemos verificar no primeiro contacto com o novo Opel Astra estamos perante a continuidade de um modelo de qualidade que tem convencido ao longo dos últimos anos e que tem tudo para continuar a cativar o seu público. Com um rolar agradável, o motor a gasolina testado pelo LusoMotores deu nota de um funcionamento eficiente, embora pontualmente menos insonorizado para o habitáculo no momento das acelerações mais intensas.

OpelAstra Det 01

OpelAstra Det 02

OpelAstra Det 03

Ainda a propósito dos motores a gasolina do novo Opel Astra, são de construção leve, pesam menos seis quilogramas do que as unidades de três cilindros anteriores e o seu funcionamento revela-se particularmente suave graças ao veio de equilíbrio instalado no bloco, que funciona em contra rotação relativamente à cambota. O bom comportamento dinâmico resulta de novas afinações de chassis, novos amortecedores e eixo traseiro com paralelogramo de Watt.

A bordo, sistemas de assistência, infoentretenimento, conectividade e conforto são permitidos por diversos elementos como uma nova câmara dianteira que deteta veículos e peões, também uma nova câmara traseira com imagem mais clara e nítida, a opção entre faróis de LED ou faróis adaptativos de matriz de LED IntelliLux, e também uma nova gama de aparelhos de informação e entretenimento onde se destacam os sistemas de rádio e navegação permitidos por um ecrã tátil policromático de oito polegadas.

Os serviços de navegação permitem informações em tempo real, com actualizações ‘online’ de mapas e navegação por antecipação, estando disponíveis soluções hoje em dia cada vez mais comuns como o carregamento de ‘smartphones’ por indução, na consola central e o sistema de som de alta-fidelidade Bose, com sete altifalantes e subwoofer. O pára-brisas surge aquecido e encontramos ainda programador de velocidade adaptativo, alerta de colisão dianteira iminente e travagem automática de emergência, bem como bancos dianteiros ergonómicos com certificação AGR, com ventilação e massagem, e abertura e fecho da tampa da bagageira da Sports Tourer com sensor de pé.

Jorge Reis/LusoMotores

OpelAstra ST 01

OpelAstra ST 02

OpelAstra ST 04

OpelAstra 05

OpelAstra Det 04

OpelAstra ST 05

Pin It