Quando todos nos preparamos para nos despedir do ano de 2019 e dar as boas vindas a 2020, também os construtores automóveis fazem o balanço do que foi o ano que agora termina, um ano que, para a Seat será recordado como o ano do início da ofensiva elétrica com a apresentação do concept el-Born e da conquista de recorde de vendas. Por esta altura, a Cupra, marca agora no “universo” Seat, apresenta os concepts Formentor e Tavascan, os dois primeiros veículos desenvolvidos especificamente para a marca, e ao mesmo tempo a liderança em micromobilidade no Grupo Volkswagen e concepts como o Seat Minimó e a eScooter abrem o caminho para a mobilidade urbana da Seat.

Afinal, se 2018 foi um ano excepcional para a Seat, 2019 não ficou muito atrás, isto porque nestes 12 meses, a Seat superou os resultados record do ano anterior, iniciou a sua ofensiva elétrica com a apresentação do novo concept el-Born e o lançamento do Seat Mii, bem como a apresentação da versão híbrida plug-in do Seat Tarraco, o modelo emblemático da empresa. Olhando em frente, surge a indicação por parte do construtor de que mais cinco modelos serão adicionados a esta primeira fase de eletrificação até ao início de 2021. 

Adicionalmente, em 2019, a Cupra pisou o acelerador com a apresentação dos protótipos Cupra Formentor e Cupra Tavascan, dois veículos especificamente desenvolvidos para a marca. Foi também um ano que será lembrado pelo compromisso com a micromobilidade, que foi traduzido com a apresentação do concept Seat Minimó, o novo concept eScooter e um novo concept e-Kickscooter.

Seat 2019 Frankfurt 01

Seat 2019 Frankfurt 02

Um ano recorde e novos pilotos ao volante 

A Seat iniciou 2019 numa base financeira sólida. Em 2018 alcançou os melhores resultados da sua história, com um lucro após impostos de 294 milhões de euros e um volume de negócios de mais de 9.991 milhões de euros em 2018 e, tal como no ano anterior, em 2019 a Seat bateu o seu próprio recorde de vendas em Novembro com 542.800 carros, superando o volume de todo o ano de 2018 (517.600 carros vendidos) um mês antes do final do ano.

AInda durante o ano de 2019 que agora termina, novos vice-presidentes juntaram-se à equipa de direcção da Seat. Em Março, Axel Andorff foi nomeado Vice-Presidente de Investigação e Desenvolvimento, substituindo Matthias Rabe, e em Junho foi a vez de Carsten Isensee assumir o cargo de Vice-Presidente de Finanças, substituindo Holger Kintscher. Em Setembro, Alfonso Sancha foi nomeado Vice-Presidente de Compras da SEAT, substituindo Klaus Ziegler.

Seat líder em micro mobilidade do Grupo Volkswagen 

Tendo ainda em conta o ano de 2019, a Seat foi escolhida ao longo do ano como marca líder dentro do Grupo Volkswagen para definir a estratégia e oferecer produtos para a micromobilidade urbana. Neste sentido, o fabricante de automóveis aumentou a fasquia no Congresso Mundial da Smart City Expo com a apresentação da Seat Urban Mobility, uma unidade de negócio que se foca no desenvolvimento de soluções de mobilidade urbana.

Entretanto, no Mobile World Congress de Barcelona, a empresa deu um grande passo na sua estratégia de micromobilidade urbana com a apresentação do Seat Minimó, um concept 100% elétrico especialmente concebido para se adaptar às novas plataformas de mobilidade e para se tornar o grande aliado das cidades.

Seat 2019 Scooter 01

Seat 2019 Barcelona 01

Ainda a propósito da mobilidade, a Seat deu mais um passo no seu compromisso com o carsharing, ampliando o serviço na cidade de L'Hospitalet de Llobregat (Barcelona), tornando-a na segunda cidade da Espanha onde opera com a sua empresa de carsharing Respiro. Em 2019, a Seat também lançou um serviço de partilha de viaturas em que empresas como a Cuatrecasas têm veículos Seat GNC, através da Respiro, para que os funcionários possam fazer viagens urbanas durante o seu dia de trabalho, sem custos.

No Smart City Expo World Congress, a Seat anunciou que, pela primeira vez na história da empresa, terá no seu portefólio de produtos uma eScooter 100% elétrica, a ser lançada em 2020. O veículo foi desenvolvido em colaboração com a Silence de Barcelona, atinge uma velocidade máxima de 100 km/h e tem um alcance de 115 quilómetros de acordo com o teste WMTC.

Seat dá início à ofensiva elétrica

Na edição de 2019 do Salão Automóvel de Genebra, a Seat apresentou o seu concept el-Born, o primeiro Seat concebido como um veículo elétrico. Com o el-Born, a Seat será a segunda marca do Grupo Volkswagen a produzir um modelo na plataforma MEB na Alemanha. Além disso, a Seat começou a comercializar o Mii electric, o primeiro modelo 100% elétrico da empresa, e anunciou a introdução do Tarraco PHEV em 2020, com um motor híbrido plug-in e acabamento desportivo FR.

Visando por seu turno a sua transformação digital, a Seat anunciou no Congresso Mundial de Mobile 2019 a criação do centro de desenvolvimento de software Seat: CODE (Centro de Excelência Digital) para impulsionar a transformação digital e aumentar a eficiência através da digitalização de processos, e para fortalecer modelos de negócio em torno dos novos conceitos de mobilidade, conectividade e digitalização automotiva.

Esta nova estrutura é liderada por Sebastian Grams, CIO da marca e Carlos Buenosvinos, CTO do novo Seat: CODE, e em breve terá a sua própria sede na cidade de Barcelona.

Ao mesmo tempo, a fábrica da Seat em Martorell, no seu compromisso de criar uma fábrica inteligente, digital e conectada, fez importantes avanços para continuar uma referência na indústria 4.0. Este ano, a fábrica tornou-se a primeira fábrica espanhola a ter um serviço pioneiro de abastecimento de peças através de drones. O projeto piloto fornece volantes e airbags às linhas de montagem para o rápido fornecimento de peças just in time, em apenas 15 minutos.

Por outro lado, este ano a empresa aderiu a medidas que visam produzir menos resíduos e tratá-los de forma mais eficiente. Neste sentido, desde 2010, a Seat melhorou a sua pegada de produção ambiental em 34% com medidas para emitir menos CO2, compostos voláteis e resíduos, utilizar menos água e energia; e estabeleceu uma meta de reduzir o seu impacto ambiental em 50% até 2025.

A fim de reduzir o número de veículos que circulam na fábrica de Martorell, a Seat lançou, em 2019, os projetos Mobike e ByBus. Através da colaboração com o Mobike, o popular serviço de partilha de bicicletas, a fábrica de Martorell forneceu 100 bicicletas para que os funcionários pudessem circular pela fábrica de uma forma sustentável. Além disso, o projeto ByBus, desenvolvido pela equipa do Seat Metropolis: Lab Barcelona, oferece a possibilidade de viajar entre os diferentes pontos da Seat Martorell sob pedido.

SEAT badge

Seat Gama2019 03

Saúde no centro das atenções

Em 2019, Seat, IrsiCaixa, Hospital Clínic, Itae Empresas e cientistas da Harvard Th Chan School of Public Health apresentaram os resultados do MedCars, um estudo pioneiro mundial sobre a intervenção multifatorial em hábitos de vida saudáveis.

A investigação mostrou que a incorporação de hábitos saudáveis, como a dieta mediterrânica e o exercício físico, melhora em apenas seis meses indicadores de saúde tão relevantes como fatores de risco cardiovascular, qualidade do sono e saúde mental e emocional. O estudo oferece resultados que podem ser extrapolados para a sociedade.

Wayne Griffiths, o novo piloto da Tribo CUPRA

Continuando a olhar para o que se passou em 2019, o Vice-Presidente Executivo de Vendas da Seat, Wayne Griffiths, assumiu o cargo de CEO da Cupra em Janeiro e, desde essa data, tem vindo a trabalhar para levar a identidade da marca a um público que procura modelos especiais para pessoas únicas.

No Salão Automóvel de Genebra foi apresentado o concept Cupra Formentor, o primeiro modelo desenvolvido especialmente para a marca, alimentado pelo motor híbrido plug-in de alta performance da Cupra e revelando-se capaz de oferecer a experiência de condução mais exclusiva com os últimos avanços tecnológicos. O novo Cupra CUV apresenta um exterior deslumbrante e cativante, um interior amigo do condutor e do passageiro e um desempenho de alta precisão. O novo veículo será produzido em Martorell e lançado em 2020.

Já em Setembro de 2019, a Cupra mostrou o seu potencial com um grande concept car, de design desportivo, interior sofisticado e um motor de tecnologia avançada. Surgia assim o Tavascan, novo concept que combina a presença de um SUV com a elegância de um coupé desportivo. Possui dois motores elétricos, um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro, que produzem uma potência total de 306 HP (225 kW), sendo este veículo baseado na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, com uma uma capacidade de bateria de 77 kWh, o que lhe dá um alcance de até 450 km.

Seat 2019 Cupra 01

Seat 2019 Cupra 02

Cupra reforça as suas alianças globais

Ainda no mesmo mês de Setembro, a Cupra anunciou uma aliança global com o FC Barcelona para se tornar o seu parceiro exclusivo de automóvel e mobilidade numa aliança para os próximos cinco anos. O acordo servirá para criar experiências únicas para a comunidade de fãs de ambas as entidades, além de desenvolver projetos de mobilidade urbana. Neste sentido, o acordo transcende as colaborações tradicionais e ambos trabalharão para impulsionar a imagem da cidade em todo o mundo e promover a inovação e os jovens talentos.

O espírito desportivo e competitivo transmitido pela Cupra foi transferido para os campos de padel em Junho, a fim de promover a expansão internacional do desporto das quatro paredes. Para isso, a Cupra tornou-se patrocinadora internacional oficial do circuito de padel durante 2019. E em 2020 e 2021 a marca tornar-se-á o patrocinador premium do circuito, estando presente em todos os torneios nacionais e internacionais. Em Novembro, a Cupra tornou-se também patrocinadora da Federação Internacional de Padel (FIP).

Já depois de consolidar a estrutura organizacional com a nomeação da equipa de direção e o aumento dos efectivos em 50%, em 2019 a Cupra concluiu também a construção da sua nova sede, localizada junto à sede da Seat em Martorell. A instalação será inaugurada em 2020 e terá um espaço multiusos de 2.400 metros quadrados em plano aberto com motorização como conceito. O seu design evoca um paddock de corrida e será rodeado pela natureza num terreno de 10.500 metros quadrados.

Seat 2019 Cupra 03

Seat 2019 CupraHQ 01

México recebe a primeira Garagem Cupra

Como parte da sua estratégia de expansão, a nova marca Cupra fez a sua estreia no país asteca no passado mês de Novembro com a abertura da primeira Garagem Cupra a nível mundial e o lançamento do Cupra Ateca naquele mercado.

A primeira Garagem Cupra está localizada numa das áreas mais exclusivas da Cidade do México, com um espaço que apresenta uma área de experiência digital com um ecrã de 85 polegadas e tablets para os clientes configurarem o seu próximo carro, bem como algumas amostras de estofos. Além disso, a Garagem da Cupra tem uma área de corrida, onde será exibido o carro de corrida Cupra TCR, bem como produtos e acessórios de corrida.

Será importante recordar que em Agosto a Cupra apresentou Mattias Ekström como novo embaixador da marca. O premiado piloto sueco juntou-se à tribo Cupra para conduzir a estratégia de corrida elétrica da marca, tornando-se o piloto oficial da Cupra e-Racer. A parceria com Ekström confirma o desejo da Cupra em ser uma referência nas novas corridas de motores elétricos.

Por sua vez, a Cupra esteve presente na segunda temporada da World Touring Car Cup com quatro pilotos da Cupra ao volante do Cupra TCR, a arma mais rápida do ano para as duas equipas da Cupra: PWR Racing e Comtoyou DHL Racing.

Seat 2019 Cupra Mexico01

Seat 2019 Cupra Racing

©LusoMotores

Pin It