A Peugeot mantém, desde 2014, uma estreita colaboração com a prestigiada marca francesa Focal para a conceção dos sistemas de alta-fidelidade integrados nos seus diferentes modelos. Esta associação adquiriu uma maior importância com o lançamento dos novos 3008 & 5008. Os dois fabricantes franceses partilham os mesmos valores de marca, ponto de partida essencial para se alcançar uma colaboração perfeita.

A Focal é reconhecida como líder mundial na produção de soluções de hi-fi. Com sede em Saint-Étienne (Loire), esta empresa francesa fabrica altifalantes para utilização doméstica, sistemas multimédia, sistemas de áudio para automóvel, altifalantes de monitorização para estúdios de gravação e auscultadores para audiófilos. Todos os produtos Focal são concebidos e desenvolvidos em França, beneficiando de quase 40 anos de inovações em tecnologias acústicas exclusivas.

Os engenheiros da Focal participam, desde muito cedo, em cada novo projeto da Peugeot. Aquando dos primeiros esboços, vários critérios tornam-se decisivos para alcançar a melhor projeção sonora, respeitando parâmetros como a viabilidade, implementação, desempenho, etc.

Emoções sob todas as formas

Desde 2014 que a Peugeot e a Focal unem esforços para que a sonoridade a bordo dos concept cars e dos veículos de série sejam uma fonte de prazer para o condutor e os passageiros. São projetos desenvolvidos com base nos fortes valores que ambas as casas assumem e defendem: exigência na conceção, savoir-faire francês e alta tecnologia.

Peugeot 508 09

PEUGEOT 508 2018 338 EN

A criação do sistema de alta-fidelidade premium Focal contou com a conjugação de conhecimentos e savoir-faire dos designers, engenheiros e especialistas em acústica de ambas as marcas. Estes profissionais projetam uma integração estética acústica feita sob medida, cujo resultado se adapta às diferentes características de cada veículo e tem em conta as especificidades do próprio sistema de áudio escolhido.

O design interior de cada modelo Peugeot, dotado de uma instalação Focal, beneficia, assim, de um desenvolvimento específico relacionado com a opção hi-fi escolhida. Este trabalho meticuloso e partilhado de integração dos altifalantes, vai além do seu simples posicionamento no interior do veículo. É o resultado de vários anos de criações e de estudos cruzados de componentes estratégicos, capazes de garantir a qualidade acústica final. Cada área do veículo é profundamente estudada, do tabliê às superfícies vidradas, passando pelas portas, etc. Tudo se desenvolve em torno do desenvolvimento de materiais para alcançar a melhor rigidez, eliminar vibrações e otimizar a integração do sistema.

A cada nova colaboração, todo o interior tem um desenvolvimento específico. Uma opção HI-Fi Focal consiste num conjunto de melhorias acústicas, como pesos adicionais nas portas, escolha da densidade das camadas de isolamento, vidros laminados, simulações e estudos de volumes de carga no tabliê, orientação do som emanado pelos tweeters, dimensões das aberturas e espessuras das grelhas de proteção, entre outros. Nada é deixado ao acaso. Já o sistema Hi-Fi premium Focal para modelos Peugeot é objeto do mesmo grau de atenção e esforço de desenvolvimento da mais recente gama de altifalantes Sopra ou Chora.

A fase seguinte é a da escolha dos altifalantes, peças únicas que a Focal projeta e fabrica, como especialista, há mais de 40 anos. A utilização de tecnologias exclusivas e patenteadas garante a reprodução do espaço sonoro e a reprodução de todos os detalhes e atmosfera das criações musicais ouvidas pelo utilizador.

Posteriormente, são necessárias longas horas de afinação, realizadas ao longo de milhares de quilómetros, cumpridos por engenheiros de acústica. Tudo isto para se obter o melhor resultado final possível da instalação e, assim, garantir uma audição ideal e única. A qualidade das etapas anteriores é crucial para ajustar eletronicamente o ambiente sonoro e criar uma qualidade de conforto e audição, exclusivas do automóvel que está a ser trabalhado.

Concept-cars – Bistrot du Lion

No ano de 2014 ocorreu a primeira colaboração entre a Peugeot e a Focal em torno de um concept-car, receita que visou entender, ouvir e degustar a culinária de forma diferente. Este foodtruck representa desde então uma experiência inovadora, onde se combinam o espaço dedicado a misturas musicais e uma zona de restauração ambulante. Pensado e concebido pelo Peugeot Design Lab, este foodtruck está equipado com 50 altifalantes Focal, sendo nada menos do que oito os de média frequência, colocados nas portas laterais, a que se somam 32 tweeters de cone invertido.

A tecnologia Flax (fibra de linho), patenteada pela Focal, foi escolhida para os altifalantes de forma a garantir um som sensacional. Oito caixas de baixas frequências, repartidas por ambos os lados do foodtruck, reforçam substancialmente os sons graves. Por fim, o DJ desfruta de um som de retorno através de altifalantes profissionais Focal Alpha 65, com 17.400 W de potência de amplificação.

Peugeot Fractal

No ano seguinte, em 2015, foi desvendado o concept-car Fractal, coupé elétrico urbano que traduz um estudo preliminar do sistema Peugeot i-Cockpit desenhado em função do som e para o som. Removendo todas as barreiras à difusão sonora, consegue-se alcançar uma pureza acústica sublimada em viagem.

Verdadeiro concept sonoro, o Fractal oferece uma instalação 9.1.2 concebida como um sistema multicanal de bordo. Uma inovação que é caracterizada por um som muito natural e incolor, com uma riqueza de reprodução nas frequências médias e mais potência nas frequências baixas.

Realizado à medida, este conjunto é constituído por sete altifalantes em Flax (fibra de linho) e quatro tweeters de cone invertido. Além disso, as caixas ‘SubPac’, de infrabaixos, estão integradas nas costas de cada banco. O sistema é totalmente gerido por quatro amplificadores Focal altamente compactos, para um total de 1.600 W disponíveis.

O resultado consiste num sistema que torna a condução mais instintiva, transmitindo informações enriquecidas pela espacialização e dinamização do som por todo o habitáculo. Adapta-se, de forma autónoma, a todas configurações e diferentes utilizações do veículo (coupé ou descapotável). 

Peugeot Instinct

Em 2017 chega esta shooting brake que apresenta a visão do automóvel autónomo segundo a Peugeot. O condutor pode escolher entre quatro modos de condução, autónomos ou manuais, e favorece uma condução dinâmica ou tranquila.

O automóvel torna-se na sua extensão graças à plataforma ‘Artik Cloud’, que antecipa as suas intensões e ajusta a atmosfera a bordo. Esta plataforma estabelece a ligação do automóvel à cloud do seu utilizador e aos seus objetos conectados.

O sistema Focal de alta fidelidade, também conectado, faz parte desta atmosfera a bordo, em simbiose com a luminosidade ou a posição dos bancos. O ambiente do condutor adapta-se aos seus desejos, de acordo com o modo de condução escolhido.

Em condução autónoma, o volante afasta-se do condutor. A condução autónoma constitui uma das próximas revoluções na mobilidade, com o automóvel a tornar-se num local natural e privilegiado para ouvir música. Nesse sentido, a Focal concebeu para a Peugeot uma instalação com 11 altifalantes de membrana em Flax, tweeters de cones invertidos em alumínio/magnésio, bem como um processamento digital do sinal, tudo combinado num sistema realizado à medida.

Dois auscultadores autónomos Focal Listen estão, também, permanentemente acessíveis dentro do veículo, disponíveis nos bancos traseiros, para uma audição individualizada. Cada passageiro pode desfrutar da música à sua maneira.

PEUGEOT 2008 2019 509 EN

PEUGEOT 3008 2016 101 UK

PEUGEOT 5008 2016 101 UK

Peugeot E-Legend

Há dois anos, em 2018, no concept e-Legend, a Peugeot e a Focal imaginaram uma experiência de condução autónoma, elétrica e conectada do futuro. Propondo quatro modos de condução, dois dos quais autónomos, este concept-car convida o passageiro a aproveitar o tempo para se divertir. Num interior elegante e acolhedor, em veludo de seda e madeira Paldao, a música assume uma dimensão totalmente nova graças a um sistema hi-fi topo de gama, que combina qualidade e inovação com duas novas funções de som:

  • mapping, por exemplo, permite que mensagens de navegação sejam enviadas apenas ao condutor, enquanto os restantes ocupantes ouvem música;
  • zoning, por sua vez, permite a individualização total dos conteúdos, colocando cada passageiro na sua bolha sonora, sem incómodos para os restantes. Seja qual for a fonte de emissão, o tabliê acústico garante uma distribuição excecional do som, prefigurando o futuro da utilização da sua difusão no interior do automóvel.

Refira-se que esta parceria entre a Peugeot e a Focal estende-se também à realidade dos modelos de produção. Assim, em 2016, os Peugeot 3008 e 5008 oferecem o primeiro sistema acústico premium Focal do mundo como opção de fábrica. Mais tarde, em 2018, a Peugeot e a Focal unem novamente forças em torno das berlinas 508 & 508 SW, tomando como ponto de partida o sucesso do sistema Hi-fi premium com 10 altifalantes alojados nos modelos 3008 e 5008, garantindo um resultado em que foram redefinidos os padrões da audição no automóvel.

Já em 2019, e com o recurso aos dez altifalantes do sistema Hi-Fi premium Focal, a Peugeot passou a permitir que a circulação em cidade e nos grandes espaços pudesse ser feita a bordo do novo Peugeot 2008.

Muito mais que uma parceria

Embora a Peugeot e a Focal estejam unidas na criação de níveis excecionais de audição num automóvel, a ligação entre as duas marcas não se limita à conceção de um sistema Hi-Fi adaptado à medida de um veículo. Ambas exploram todos os detalhes a montante e a jusante da tecnologia do som. Assim, para descobrir e sentir plenamente o virtuosismo do sistema Hi-Fi premium Focal a bordo dos veículos Peugeot, as equipas recorreram ao compositor francês Benjamin Shielden para compor a faixa musical “Golden Lion”. Esta peça exclusiva pretende revelar a qualidade de um sistema de áudio e de um ambiente de audição durante as sessões de demonstração.

Restará referir, a propósito da Focal, que é um fabricante francês de altifalantes e colunas hi-fi cujo know-how se estende a altifalantes de monitorização, para automóveis, equipamentos de integração e auscultadores. A Naim é uma reconhecida empresa britânica de engenharia eletrónica, especializada na área de Hi-Fi de dois canais, sistemas completos de streaming para utilização doméstica e amplificadores e servidores de música. Juntas, estas empresas são uma referência no mundo da Alta Fidelidade.

image001

LusoMotores

Pin It